Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Papeira em cachorro: a famosa parotidite

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro com parotidite

Um cachorro com pescoço inchado pode ser sinal de parotidite, ou papeira em cachorro, doença que se assemelha com a caxumba, patologia comum nos seres humanos. Porém, como a transmissão é bem diferente, incluindo os transmissores, é importante aprender mais sobre o problema de saúde nos pets.

Conheça as principais causas da enfermidade e como você deve agir se o bichinho apresentar os sinais.

O que é parotidite?

A doença se caracteriza por ser uma disfunção nas glândulas parótidas, conhecidas por serem as responsáveis pela salivação do animal e estão situadas perto do conduto auditivo em cada lado da face.

Esta inflamação também é popularmente conhecida como “papeira” e causa grande incômodo no animal, pois a região fica dolorida e impacta na mastigação dele. O causador da doença nos cães é o Paramyxovírus, o mesmo vírus da Cinomose.

nos gatos, o agente é uma bactéria chamada Mycoplasma e a parotidite é associada com a doença da arranhadura do gato, porque muitas vezes a patologia é transmitida em brigas de felinos na rua. Desta forma, é importante não deixar seu amigo sair de casa, protegendo-o de possíveis contágios.

Quais os principais sintomas desse problema de saúde?

Por ser uma doença que atua diretamente nas glândulas parótidas, os sintomas da parotidite incluem febre, falta de apetite por conta da dificuldade em mastigar, dor na região, inchado abaixo das orelhas. O quadro pode acontecer em apenas um lado da face ou nos dois.

Como o vírus da parotidite é o mesmo que o da cinomose, uma doença grave, é fundamental procurar um veterinário assim que observar qualquer sintoma.

Como funciona o tratamento para papeira em cachorro?

sintomas da parotidite

A primeira atitude do tutor deve ser procurar um médico veterinário para entender o que está acontecendo com o bichinho. Por mais que a parotidite seja sinônimo de um cachorro com o pescoço inchado, existem outras patologias que se assemelham, ou seja, é preciso investigar através de exames clínicos.

Uma das outras possibilidades é a mucocele salivar, que obstrui os canais de saída das secreções, o que acarreta no acúmulo de saliva e inchaço. Em casos avançados, pode acontecer até a ruptura dos canais gerando problemas no tecido subcutâneo.

O tratamento será indicado pelo especialista e pode contemplar desde medicação para controle da febre como outros remédios que auxiliam na diminuição do inchaço.

Prevenção: como manter seu pet seguro da papeira em cachorro?

Uma das maneiras de prevenir situações como essa é manter seu bichinho de estimação dentro de casa, ainda mais no caso dos gatos. As brigas de ruas envolvem outros animais que podem estar infectados, e assim, passar a bactéria ou vírus para o pet.

A atenção em relação às vacinas também faz parte dos cuidados, visto que a proteção impede que o bichinho fique suscetível à cinomose, por exemplo. Esta doença costuma atingir com frequência filhotes, pois estes ainda não foram vacinados por completo. Desta forma, mantenha seu amigo dentro de casa até que ele esteja 100% protegido.

Agora você está em dia com as informações sobre parotidite e pode proteger seu amigo desse problema de saúde! Em qualquer situação que impacte a vida do animal, procure um médico veterinário, é este profissional que cuida com afinco da saúde e bem-estar do seu bichinho.

Veja mais conteúdos no blog Cobasi sobre vida animal! Qual gostaria de ler agora?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Maria laudirene disse:

    Muito interessante esse assunto

Deixe o seu comentário