Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Para que serve o peróxido de benzoíla?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
para que serve o peroxido de bezoila

Você sabe para que serve o peróxido de benzoíla? Ele é uma substância química indicada para o tratamento de uma série de distúrbios e doenças de pele em gatos, cachorros e cavalos. Disponível em shampoos, sabonetes e em textura de gel, é indicado para casos em que foi feito o diagnóstico de sarna, além de outras doenças de pele nos animais.

Ainda que existam medicamentos de uso humano à base de peróxido de benzoíla, e que eles sejam até bastante comuns e fáceis de serem encontrados, é fundamental que a substância aplicada nos animais seja de uso veterinário para garantir tanto que sejam atingidos os resultados esperados, quanto a saúde do pet que está em tratamento.

Para que serve o peróxido de benzoíla

Uma das principais indicações de uso do peróxido de benzoíla é a presença de sarna nos animais, especialmente pelas características antipruriginosa da substância, ou seja, pela sua capacidade de acalmar a coceira.

Outros diagnósticos para os quais os médicos veterinários costumam recomendar o peróxido de benzoíla são os seguintes: seborreia, piodermite, dermatite, foliculite e impetigo. Esses distúrbios de saúde têm causas diferentes e, portanto, a dosagem e a duração do tratamento com peróxido de benzoíla também vai variar.

Como utilizar o peróxido de benzoíla

Como sempre dizemos aqui, nenhum tipo de medicamento deve ser oferecido aos pets sem expressa orientação do médico veterinário. O peróxido de benzoíla é muito eficaz, e é fundamental que tenha suas recomendações de uso seguidas à risca para evitar intoxicação nos animais.

No caso dos gatos, não é recomendado o uso do peróxido de benzoíla em concentrações superiores a 2,5%. Já nos cachorros, essa concentração máxima não deve passar de 5%.

A avaliação do estado de saúde geral dos gatos e cachorros antes da utilização do peróxido de benzoíla é fundamental. Em alguns casos, em que a pele do pet está com muitas lesões, pode ser necessário utilizar outros medicamentos para prevenir ainda mais danos, já que as propriedades do peróxido de benzoíla têm características secativas e promovem a descamação da pele.

Cuidados na medicação de pets

Qual anti-inflamatório pode dar para gato

Assim como existem riscos da automedicação em seres humanos, oferecer peróxido de benzoíla e outros medicamentos de qualquer tipo para o seu pet sem o conhecimento e a orientação do médico veterinário pode trazer muitos perigos.

A escolha do medicamento para tratar o pet não leva em consideração apenas os sintomas apresentados pelo animal, mas também sua idade, seu peso e sua fase da vida. Além disso, ainda existem as interações medicamentosas, que ocorrem quando o animal toma mais de um remédio ao mesmo tempo, e os efeitos colaterais adversos, que podem acontecer em qualquer caso.

Seguir as orientações do médico veterinário também previne riscos de intoxicação por dosagens excessivas, bem como a impressão de que o tratamento está funcionando quando na verdade os sintomas estão apenas sendo mascarados por doses insuficientes dos medicamentos.

Antes de utilizar peróxido de benzoíla no seu pet, converse com o médico veterinário que faz o acompanhamento regular dele. Tire suas dúvidas, verifique se entendeu corretamente as orientações do profissional, e não esqueça de relatar todos os sintomas que observar no pet, antes, durante e depois do tratamento. Seja cauteloso com a saúde do seu amigo peludo, ele agradece!

Continue sua leitura com outros artigos selecionados para você:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário