Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Para que serve o remédio Cefadroxila para cães?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro-tomando-remedio-blog-cobasi

A Cefadroxila é um composto ativo usado em medicamentos que combatem infecções bacterianas em cães e gatos. Se perceber que seu animal tem apresentado algum comportamento diferente, como rosnar ou gemer, se esconder ou perder o apetite, é hora de procurar ajuda de um veterinário.

Tem dúvidas sobre o uso desse medicamento nos pets? Podemos ajudar. Continue lendo esse artigo para aprender mais sobre a Cefadroxila.

Para que serve a Cefadroxila

O composto Cefadroxila é um aliado no tratamento de alguns tipos de infecções, entre elas: 

  • Infecções do aparelho gastrintestinal – as  enterites;
  • Pneumonias, broncopneumonias;
  • Infecções do aparelho geniturinário;
  • Infecções da pele – as piodermites.

Qual a diferença de Cefalexina para Cefadroxila?

Outra dúvida comum entre os tutores é sobre a diferença entre a Cefalexina e a Cefadroxila. Os nomes parecidos já deixam uma pista de que são medicamentos que pertencem ao mesmo subgrupo, os das Cefalosporinas

A indicação de tratamento com uma medicação ou outra varia, em geral, de acordo com a indicação do tratamento para cada doença, na dosagem e nos possíveis efeitos colaterais. Mas, lembre-se que o remédio ideal para o seu cachorro ou gato sempre será o recomendado pelo veterinário.

Quantos dias meu pet precisa tomar o medicamento?

O tratamento com Cefadroxila para infecções brandas dura, em média, de cinco a sete dias. Já para as infecções mais severas, o tratamento pode durar até 30 dias.  O uso do medicamento, em geral, segue por pelo menos 48 horas após o desaparecimento dos sinais clínicos. 

Fica a critério de cada médico veterinário possíveis alterações na forma de uso e na dosagem do medicamento. Lembrando sempre que soluções caseiras ou tratamentos que não foram prescritos por um profissional podem colocar a saúde do seu bichinho em risco.

Como administrar a Cefadroxila?

A Cefadroxila é administrada por via oral em cães e gatos. O comprimido poderá ser mastigado ou engolido inteiro. Mas lembre-se: é importante você ficar atento se o animal engoliu todo o remédio, para garantir a eficácia do tratamento. A dose diária de Cefadroxila é de 22 mg/kg peso corporal.

A administração da medicação deve ser feita conforme tabela do fabricante, que varia de acordo com o peso do seu animal. No entanto, realizar uma consulta prévia com veterinário é fundamental para entender qual o melhor tratamento para o seu pet.

Posso dar antibiótico de humano para meu cachorro?

Os antibióticos são uma classe de medicamentos que tratam e previnem infecções bacterianas, inclusive em animais. Mas, atenção, você só deve administrar uma medicação de humanos no seu pet, se o veterinário recomendar. O principal cuidado é devido à dosagem e aos componentes do remédio, já que o organismo do pet pode não reconhecê-los ou absorvê-los. Não arrisque, você pode colocar a vida do seu animal em perigo.

Veja outros conteúdos sobre saúde canina, bem-estar e comportamento no blog da Cobasi:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário