Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Pássaros brasileiros: conheça as principais espécies

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

pássaros brasileiros

O Brasil é o país que se destaca pelo alto número de espécies registradas. O território possui uma diversidade de aves, são quase duas mil espécies de pássaros brasileiros, sendo que alguns deles são endêmicos (apenas encontradas em uma região) e outras estão ameaçadas de extinção.

Além disso, as aves brasileiras possuem uma singularidade única, cada qual com uma tonalidade nas penas, forma, canto e habitat próprio. Um exemplo delas é o canarinho, que até virou sinônimo da seleção brasileira de futebol.

Conheça os principais pássaros brasileiros

Beija-flor

Trata-se de uma ave de bico alongado, plumagem iridescente (reflete as cores do arco-íris) e possui língua extensível e bifurcada para se alimentar do néctar das flores.

Por ser de pequeno porte, sua constituição muscular permite um voo rápido e ágil, sendo inclusive, a única ave capaz de voar de ré e permanecer imóvel no ar.

Por fim, o beija-flor é da família Trochilidae, composta por 108 gêneros e 322 espécies. 

Piciformes

São animais de dimensões médias que habitam o meio arbóreo. Esse grupo contém por volta de 400 espécies e é dividido em nove famílias, incluindo os tucanos e os pica-paus. 

De forma geral, são animais que se alimentam de insetos, embora os tucanos e os araçaris se alimentem de frutas. Geralmente, os Piciformes possuem dois dedos para a frente e dois dedos para trás nos pés, que é uma característica normal aos animais que habitam em árvores, porém algumas espécies de pica-paus não têm esse privilégio.

Psittaciformes

São as aves das famílias Psittacidae, Strigopidae e Cacatuidae. Possui mais de 360 espécies e 80 gêneros e se caracterizam por terem dois dedos voltados para a frente e dois para trás. Exemplos dessas aves são as araras, os papagaios, as jandaias, os periquitos, as calopsitas, entre outras.

Outras espécies brasileiras

Accipitriformes, Falconiformes, Cathartiformes e Strigiformes

Essas aves são as aves de rapina, que são carnívoras e semelhantes em alguns aspectos, como no bico recurvado e pontiagudo, garras fortes e a visão de longo alcance.

Sobretudo, são aves ágeis para capturar seus alimentos, como peixes, anfíbios, pequenos mamíferos e aves pequenas. Exemplos dessas aves brasileiras são os falcões, urubus, gaviões, corujas, entre outras.

Aves brasileiras em extinção

Por fim,  vale dizer que algumas espécies estão entre os animais em extinção no Brasil. Isso principalmente por conta do tráfico de animais e a caça ilegal.

Entre os animais que sofrem com esse problema estão as araras azuis, a ararajuba – típica da região Amazônica; o pica-pau amarelo que ainda pode ser encontrado nos estados do Alagoas e Rio de Janeiro; além da ararinha azul, presente na Região Nordeste, mas criada em cativeiro.

Por fim, se você tem um pássaro em casa, lembre-se de alimentá-lo com uma ração ideal e oferecer uma gaiola confortável. 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário