Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Qual o animal mais raro do mundo? Descubra!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Animal mais raro do mundo Leopardo-de-amur

A natureza é simplesmente impressionante, principalmente se formos considerar o número de animais que existem. Porém, a realidade é que, infelizmente, diversas espécies já foram extintas e outras estão em perigo por causa do desmatamento, intervenção humana, alterações em seu habitat, entre outros. Nesses cenários, uma dúvida comum é: qual é o animal mais raro do mundo?

Para responder a essa pergunta, listamos quais espécies estão em sério risco de extinção e que, hoje em dia, contam com poucos animais vivos. Confira!

Qual é o animal mais raro do mundo?

Veja quais são as espécies que existem em menor quantidade na natureza e podem desaparecer do planeta caso medidas de preservação não sejam tomadas. Confira uma lista dos 10 animais mais raros do mundo.

1. Axolote ou axolote mexicano (Ambystoma mexicanum)

animais mais raros do mundo
Animais mais raros do mundo: Axolote (Ambystoma mexicanum)

O axolote, também conhecido como a salamandra mexicana, é uma espécie fofa e exótica muito importante para a cultura do México, sendo considerado um Patrimônio Mundial pela Unesco. Mas, infelizmente, está classificada como . O tráfico e a perda de seu habitat são as principais causas do perigo de extinção do animal.

2. Peixe-boi-da-amazônia (Trichechus inunguis)

os animais mais raros do mundo
Animais mais raros do mundo: Peixe-boi-da-amazônia (Trichechus inunguis)

A degradação do habitat, caça, desmatamentos, poluição dos rios e a construções hidrelétricas são os principais fatores para colocar o peixe-boi-da-amazônia na lista das espécies brasileiras ameaçadas. Herbívoro, o cardápio do mamífero são plantas aquáticas e semiaquáticas. Até por isso, a sua extinção poderá causar um grande desequilíbrio no ecossistema aquático, pois aumentará a biomassa de plantas na água. 

3. Tartaruga de casco mole de Swinhoe (Rafetus swinhoei)

Infelizmente, uma das maiores tartarugas de água doce do mundo está a um passo da extinção. Após a morte de uma fêmea, restam poucos exemplares da tartaruga no planeta. Agora só restam dois machos. 

4. Orangotango-de-sumatra (Pongo abelii)

animal mais raro do mundo
Animais mais raros do mundo: Orangotango-de-sumatra (Pongo abelii)

Os orangotangos-de-sumatra estão na lista de espécies gravemente ameaçadas de extinção. Estima-se que existem menos de 8 mil deles vivendo na natureza, o que é classificado como situação extremamente delicada, visto que houve uma queda populacional do animal em cerca de 80% nos últimos 75 anos. A ameaça da caça e da destruição de seu habitat são os principais fatores de risco.

5. Íbis-eremita (Geronticus eremita)

imagens dos animais mais raros do mundo
Animais mais raros do mundo: Íbis-eremita (Geronticus eremita)

O íbis-eremita é uma ave migratória encontrada em lugares semidesérticos ou rochosos, que já foi considerado extinto por muitos anos. Até que, em 2002, foi redescoberto no deserto sírio perto de Palmyra. Estima-se que existam cerca de 500 aves no mundo.

Uma curiosidade interessante sobre o íbis-eremita é que, segundo uma lenda turca, ele foi uma das primeiras aves que Noé soltou da arca, como um símbolo de fertilidade. Desde então, as pessoas acreditam que a espécie carregue essa boa sorte. 

6. Macaco-Sem-Nariz-De-Mianmar (Strykeri Rhinopithecus)

Encontrado no nordeste de Mianmar (antiga Birmânia), na Ásia, o Macaco-Sem-Nariz-De-Mianmar é uma espécie de macacos de nariz arrebitado, que está na lista de animais seriamente ameaçados de extinção. Acredita-se que existem apenas de 260 a 300 indivíduos no local.

7. Aie-Aie (Daubentonia madagascariensis)

fotos dos animais mais raros do mundo
Animais mais raros do mundo: Aie-Aie (Daubentonia madagascariensis)

Ameaçado de extinção, o primata aie-aie é uma espécie nativa de Madagascar, que teve mais da metade de sua população selvagem desaparecida nas últimas três décadas Inclusive, o número de animais que ainda vivem nas florestas pelo mundo é desconhecido. A falta de habitat e caças ilegais são os responsáveis pelo risco de extinção do animal. 

8. Musaranho-Elefante (Elephantulus revoilii)

Animal mais raro do mundo
Animais mais raros do mundo: Musaranho-Elefante (Elephantulus revoilii)

Também conhecido como sengui somali, o musaranho-elefante é uma espécie que não era vista desde 1968, sendo considerada extinta. Porém, quase 52 anos depois, em 2019, o bichinho foi fotografado em uma expedição científica no Djibouti, país africano, onde foram avistados 12 indivíduos. 

9. Leopardo-de-amur (Panthera pardus orientalis)

Leopardo-de-amur
Animais mais raros do mundo: Leopardo-de-amur (Panthera pardus orientalis)

O Leopardo-de-amur é uma das subespécies mais raras de leopardo. Desde 1996, o animal está classificado como Criticamente Em Perigo de Extinção pela Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). Estima-se que a última população selvagem restante seja de 100 indivíduos. Perda do habitat, caça ilegal e alterações climáticas são as principais causas. 

10. Vaquita (Phocoena sinus)

A “vaquinha do mar” está listado como em perigo crítico de extinção desde 1996. Por essa razão e pelo escasso número de indivíduos vivos atualmente, esse mamífero dos mares é considerado um dos animais mais raros do mundo.

Gostou do conteúdo “Animal mais raro do mundo”? Aqui no Blog da Cobasi você encontra muitas curiosidades do mundo animal. Aproveite a visita para e visite o nosso pet shop online para encontra tudo o que é essencial para cães, gatos, répteis, roedores e muito mais. Até a próxima! 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário