Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Pastor do Cáucaso: conheça o cachorro de porte gigante

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro da raça pastor do caucaso

Hoje você vai conhecer uma das maiores raças de cachorro do mundo, o Pastor do Cáucaso! Conhecido por ser de porte gigante, o pet pode chegar a alcançar 75 centímetros e até 100 kg, sendo que as fêmeas são menores que os machos.

Conheça mais sobre a raça, suas principais características e qual a melhor rotina para o bichinho. 

Pastor do Cáucaso: “ovcharka”, o cão de ovelha

A raça é de origem russa e tem um forte instinto de cão de guarda, tanto é que até hoje é usado no campo para proteção de rebanhos de ovelhas. Outra curiosidade sobre o Pastor do Cáucaso é que eles foram responsáveis por guardar o Muro de Berlim.

Hoje a raça ainda não é tão popular, mas os fãs de cachorros de grande porte consideram ter um exemplar por conta da personalidade e beleza do pet.

Qual o temperamento da raça?

O Pastor do Cáucaso é um cão determinado e não é indicado para “pais de primeira viagem”, pois precisa de tutores confiantes e líderes natos. Por ter um instinto de caça aguçado, eles precisam ser adestrados desde pequenos. Uma recomendação é seguir com o reforço positivo para educar o cão.

Ademais, a raça tem alguns cuidados na rotina que podem definir seu temperamento e humor. Este não é um cachorro recomendado para espaços pequenos ou sem quintal. No mais, são cães que não se dão bem com passeios na rua por conta da possessão em relação aos tutores e família.

É normal que o Pastor tente defender aqueles que ama a qualquer custo. Desta forma, o ideal é que ele tenha um ambiente amplo para se exercitar e gastar energia.

Saúde do Pastor do Cáucaso

Um problema que acaba acompanhando praticamente qualquer cão de porte grande são as disfunções articulares. A displasia traseira é bem comum para essa raça, assim como doenças cardíacas.

No mais, é um pet que consome muita ração diariamente por conta do seu tamanho, então o ideal é oferecer uma ração de alta qualidade para fortificar seus músculos e sistema imunológico.

O Pastor do Cáucaso não é fã do calor, então se você mora em uma região muito quente, pense duas vezes antes de ter um cão da raça.

Dicas de cuidados com o pet

O bem-estar e qualidade de vida do animal são decisivos. Um pet bem cuidado, vive de 10 a 12 anos ao lado dos tutores. Por isso, vamos falar um pouco sobre como oferecer o melhor para seu amigo!

Existem dois tipos de pelagem da raça, a primeira curta e a segunda densa, sendo que ambas possuem outras características, como juba e franjas. No caso dos animais com muito pelo, a recomendação é usar uma rasqueadeira para desembaraçar os fios e evitar nós, sendo a frequência diária. Os cães de pelo curto ficam bem com uma escovação semanal.

As unhas não ficam de fora dos cuidados. Se não souber como fazer o manuseio correto do cortador de unhas, procure um veterinário para realizar o procedimento. Assim, você se previne de possíveis arranhões.

Por fim, em relação ao calor, invista em tapetes refrescantes e potes com água fresca para estimular a hidratação do cão. Gostou das dicas? O Pastor do Cáucaso é uma raça única e um companheiro de primeira para aqueles que têm espaço para oferecer a vida que ele merece ter!

Vamos aprender mais sobre outras raças? Veja no blog Cobasi:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário