Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

7 problemas que deixam a pata do cachorro vermelha entre os dedos

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro deitado mostrando coxins das patas

Notou a pata do cachorro vermelha entre os dedos? Esse é um sinal de que algo não vai bem! A patinha dos pets é uma das regiões mais expostas do corpo canino. Isso porque elas entram em contato com diferentes superfícies diariamente. Logo, é comum que apresentem irritações vez ou outra.

Além disso, o local é úmido e tem pouca circulação de ar, características perfeitas para a entrada e proliferação de micro-organismos. Por isso, é preciso ter atenção à saúde física do pet, para evitar problemas graves.

Se notar alterações nos coxins, unhas ou dedos, vá ao veterinário o mais rápido possível para receber o diagnóstico correto. Mas, para te ajudar de antemão, listamos sete motivos pelos quais a pata do cachorro pode estar vermelha entre os dedinhos.

1. Pododermatite

A pododermatite é uma inflamação que atinge a pele das patas. Nesse caso, além da vermelhidão entre os dedos, os cães sentem dores, apresentam inchaço, prurido, perda de peso e manqueira.

A enfermidade pode ser causada por traumas ou problemas imunológicos, infecciosos ou parasitários. Portanto, ao verificar inchaço e a pata do cachorro vermelha entre os dedos, o ideal é levar seu bichinho ao médico-veterinário, para identificar possíveis causas.

2. Granuloma de lambedura

Além da pata do cachorro vermelha entre os dedos, o granuloma de lambedura faz o pet lamber a região obsessivamente, a ponto de causar feridas. A principal causa está relacionada a estresse ou problemas emocionais.

Mas o granuloma também pode ser derivado de queimaduras, dores ou corpos estranhos, como farpas. Verifique a região para descobrir o que está acontecendo.

3. Infecção de levedura

Quando o sistema imunológico dos cães está debilitado, o pet pode sofrer infecções nas patas causadas pela levedura Malassezia pachydermatis. Embora faça parte da pele canina, um pequeno desequilíbrio na imunidade dos cachorros desencadeia o problema.

A infecção causa coceira, vermelhidão e inflamação na região. Nesse caso, os pets também lambem as patinhas com frequência, para tentar aliviar o desconforto.

4. Alergias inalantes

Se o seu bichinho de estimação é alérgico a pólen, fungos, mofo ou ácaros, é possível que ele sofra com alergias inalantes alguma vez na vida. Então, as patas coçam e ficam vermelhas entre os dedinhos, fazendo com que o pet se lamba com frequência.

5. Alergias causadas por parasitas

Pulgas e carrapatos são verdadeiros vilões contra a saúde e o bem-estar dos cachorros. Esses parasitas encontram nas patas um local seguro para se desenvolver, sobretudo entre os dedos.

Em contato com essa região, eles causam vermelhidão, queda da pelagem e coceira. Todos esses fatores fazem o pet se lamber cada vez mais, o que só piora a situação.

6. Dermatite de contato irritante

A dermatite de contato irritante acontece quando o cachorro entra em contato com substâncias que comumente causam irritação em todos os pets, como hera venenosa. Por isso, é preciso atenção redobrada aos ambientes por onde o cão anda.

7. Dermatite alérgica de contato

Já as causas da dermatite de contato variam de pet para pet, pois nem todos têm reações aos mesmos possíveis alérgenos. Produtos de limpeza, tapetes e borracha são exemplos de materiais que podem desencadear a vermelhidão entre os dedos do cão.

Como evitar problemas nas patas do cachorro?

cachorro triste deitado

Os tutores podem evitar vermelhidão, dores e outros problemas nas patinhas dos bichinhos de estimação com algumas ações no dia a dia, como:

  • limpar as patas do pet após os passeios e aproveitar para verificar se há alguma alteração na região;
  • manter o cantinho do cachorro sempre limpo, livre de micro-organismos e parasitas – para isso, lembre-se de usar produtos de limpeza pet-friendly;
  • incluir passeios e brincadeiras na rotina do animal, para evitar estresse ou ansiedade;
  • em cães peludos, realizar a tosa com frequência, para evitar o desenvolvimento de parasitas entre os vãos dos dedos.

Pata do cachorro vermelha entre os dedos: remédio ideal

pata de cachorro em evidencia

Nunca medique seu animal de estimação por conta própria! O remédio ideal para vermelhidão entre os dedos será indicado pelo veterinário, de acordo com os sintomas apresentados.

O profissional vai realizar exames para descobrir, de fato, o que está acontecendo com o seu bichinho. Assim, poderá recomendar o melhor tratamento, de modo a garantir a melhora rápida e eficaz da enfermidade.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

4 Comentários

  1. Fernanda disse:

    Tenho um chiuchua e tem muita coceira nas orelhas e os ouvidos estão limpos apesar que as cartilagens ficam avermelhadas. O que aplicar para aliviar

  2. Neuza disse:

    Eu tenho uma yorkshire as patas dela vive inchada e vermelha.e ninguém sabe o que é eu não sei o que fazer tenho do já uso muita coisa mas nada resolveu

Deixe o seu comentário