Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Pato-mandarim: conheça suas características!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
pato mandarim

Se você procurar por “pato mais bonito do mundo” no Google, com certeza encontrará o pato-mandarim. Essa ave aquática é encantadora, exótica e cheia de cores lindas, atraindo olhares por onde passa. Além disso, carrega uma fisionomia esbelta e cheia de características especiais. Continue acompanhando este conteúdo para conhecer mais sobre o pato-mandarim!

O que é pato-mandarim? 

De origem asiática, o pato-mandarim ou marreco-mandarim, como também é conhecido, é uma ave aquática diferente de tudo aquilo que já vimos. Ele acompanha múltiplas cores, sendo considerado uma espécie majestosa, a qual encanta os nossos olhos. Podemos dizer que é praticamente impossível olhar para esse animal e não ficar surpreso com a sua beleza.

De porte pequeno e médio, os patos-mandarim atingem até 49 centímetros e vivem em países como Japão, China e Rússia. 

Apesar de não estar ameaçado de extinção, o pato-mandarim é uma espécie bastante querida e atrai a atenção do governo chinês, que cuida carinhosamente para que essa espécie não desapareça. Conheça abaixo as principais características dos patos-mandarim: 

Características do pato-mandarim

O pato-mandarim é mundialmente conhecido por sua plumagem multicolorida. Essa característica, entretanto, é predominante dos machos, que usam essa beleza e coloração para atrais as fêmeas durante o período de acasalamento.  

Plumagem multicolorida

Uma curiosidade bem interessante sobre esse animal é que existe um padrão de desenho e cores que diferem o macho da fêmea. No caso dos machos, eles costumam ter o peito roxo, asas marrons, pescoço laranja, além de bico vermelho e pernas amarelas. Já as fêmeas possuem cores mais discretas e escuras, além de possuírem bico preto.

Ademais, há o marreco-mandarim branco, uma ave inteiramente branca, com o bico laranja e o peito em cor marrom-claro.

pato mandarim

Símbolo de amor

Sabia que o pato-mandarim se tornou um símbolo de amor e fidelidade? Isso aconteceu porque as aves são, muitas vezes, encontradas em casais. Muitos chineses acreditam que os patos-mandarim criam laços eternos e não abandonam os seus parceiros. O mais engraçado dessa lenda carinhosa é que é verdadeira! Os machos não abandonam as fêmeas e sempre vigiam o ninho quando elas estão chocando e/ou cuidado de seus filhotes.

Alimentação

A alimentação de um pato-mandarim é composta por sementes, grãos, insetos, plantas aquáticas, pequenos peixes e outros tipos de alimentos. Entretanto, a dieta dessa espécie varia de acordo com as estações. No outono e no inverno, por exemplo, adoram comer bolotas e grãos. Já na primavera, eles comem caracóis, peixes, insetos e plantas aquáticas. Mas, no verão, optam por se alimentar de pequenos peixes, moluscos, vermes e rãs. Preferem realizar as suas refeições próximo ao amanhecer ou no período da noite.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Daniel Ferreira Marques disse:

    A minha curiosidade é saber se existe essa espécie no Brasil

Deixe o seu comentário