Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Peixe barracuda: saiba tudo sobre esse animal incrível

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Peixe barracuda: saiba tudo sobre esse animal incrível

O peixe barracuda é um dos mais conhecidos por ser um predador marinho impiedoso, agressivo e determinado. 

O corpo do peixe comprido e fino é muito musculoso, e sua mandíbula grande, forte e repleta de dentes pontiagudos fazem parte das características desse perigoso habitante dos mares

Se você sempre quis saber o que é barracuda, está no lugar certo: fique com a gente até o final da leitura para saber mais sobre esse peixe que pode ser encontrado nos mares do mundo todo, mas que de comum não tem nada.

Características do peixe barracuda

Características do peixe barracuda

O peixe barracuda, cujo nome científico é Sphyraenidae, é um animal carnívoro que pode ser encontrado em qualquer parte do oceano, especialmente nas áreas litorâneas. 

A barracuda jovem costuma ficar mais próxima da costa, onde as águas são mais quentes e a comida é abundante, enquanto as barracudas adultas ficam quase o tempo todo em águas profundas.

O tamanho da barracuda é muito variável: pode ir de 50 a 180 centímetros. O peso costuma ficar em torno dos 10 quilos, mas existem registros de barracuda gigante com peso corporal de 25 quilos.

Além do formato do corpo, que faz com que a barracuda seja conhecida como um peixe comprido e fino, sua mandíbula se destaca bastante.

Os dentes pontiagudos estão distribuídos em duas fileiras: a primeira tem como função rasgar a carne das presas, enquanto a segunda, no interior da boca, para mantê-las bem firmes e impedir que escapem.

E, por falar em comida, a alimentação do peixe barracuda consiste principalmente em peixes, crustáceos e camarões. Os peixinhos menores são engolidos inteiros, mas os grandes serão cortados em vários pedaços com bastante facilidade por essa mandíbula poderosa.

Comportamento da barracuda 

Comportamento da barracuda

A barracuda é um peixe feroz, mas que não ataca sem motivos. Se você gosta de mergulhar, e pretende fazer isso em áreas conhecidas por terem barracudas, uma dica importante é não entrar com nada que reflita debaixo d’água, como acessórios metalizados, por exemplo.

A barracuda caça com base, principalmente, nas suas habilidades visuais, e pode confundir você ou o seu equipamento com uma presa. Geralmente o peixe barracuda vai embora se perceber, depois da primeira mordida, que não se trata de um alimento próprio para ele.

Mas com dentes tão poderosos assim, pode ser que você precise levar alguns pontos no braço ou na perna. Melhor não arriscar, não é?

Se, por outro lado, você gosta de pescar, a barracuda pode ser uma boa opção para prática de pesca esportiva, ou seja, aquela em que o peixe é devolvido para a água com vida depois de ser pescado.

Como é um peixe muito rápido e forte, costuma desafiar até mesmo os pescadores mais experientes, que costumam gostar da briga que é trazer uma barracuda até a superfície para tirar uma foto triunfal.

Com relação ao seu consumo, a carne da barracuda jovem é até bastante apreciada por algumas pessoas, mas comer carne de barracuda gigante pode fazer mal, já que ela tende a acumular toxinas dos peixes e outros animais que consumiu ao longo da vida.

Quer continuar sua leitura com a gente? Confira alguns artigos que separamos para você:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário