Peixe sente dor? Descubra tudo sobre isso.

Compartilhar:


Cardume em alto mar
Será que peixe tem o sistema nervoso para sentir dor?

Será que peixe sente dor? Ou eles não possuem as terminações nervosas necessárias para essa senti-la? Essa é uma pergunta constantemente feita e um estudo muito realizados por biólogos em todo o mundo.

Alguns estudiosos, afirmam que sim, os peixes podem sentir dor e ainda apresentar alguns comportamentos diferentes quando estão tendo uma sensação dolorosa. Saiba quando isso acontece e como pode ser percebido.

O que acontece quando sentimos dor

Antes de entender se os peixes sentem ou não dores, é importante saber como isso funciona nos humanos. A dor é um dos mecanismos de defesa do cérebro que tem o objetivo de alertar um alerta em situações perigosas.

Sabe quando encostamos em uma panela quente? Pois é, nesses casos as nossas células captam aqueles estímulos e mandam sinais para o cérebro por meio dos nervos. Ele, por sua vez, nos transmite uma sensação dolorosa, para podermos sair daquele momento quanto antes.  

Ou seja, o sistema nervoso é o grande responsável por transmitir essas informações de forma rápida e eficaz. Quando a situação é comparada aos peixes, portanto, alguns estudiosos chegaram a afirmar que por eles não possuírem nervos, eles não sentiriam dores. Mas isso acaba mudando com o passar do tempo, graças a novos estudos. 

Algumas espécies de peixe sente dor

De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade de Edimburgo, algumas espécies de peixes são mais sucintas a sentirem dor em momentos específicos, como é o caso da truta. 

Segundo esse estudo, elas apresentam alumas mudanças físicas e também no seu comportamento quando são expostas a substâncias prejudiciais. Por que isso acontece? Na pesquisa foi identificado que essa espécie possui cerca de 60 receptores na sua cabeça, que respondem a diferentes estímulos, por exemplo:

  • Térmico;
  • Mecânico;
  • Químico. 

Como identificar que o peixe está sentindo dor?

Muito melhor que qualquer outra pessoa, nós conhecemos muito os nossos animais de estimação. Por isso, a melhor maneira de saber se o peixe está sentindo dor é o observando de maneira frequente

Isso porque, qualquer sinal de diferença constante no comportamento dos peixes pode justificar uma sensação de dor ou incômodo. Por isso, a indicação é estar atendo aos sinais, como:

  • Perda de apetite;
  • Nado irregular;
  • Permanência na superfície do aquário;
  • Prostração;
  • Esfregamento do corpo nas pedras do aquário.

Vale considerar ainda que assim como a mudança no comportamento, a mudança de aparência também é um sinal importante de que algo pode estar errado com o seu peixinho. 

Analise o aparecimento de manchas ou feridas no animal e ainda se ele está com as nadadeiras em perfeitas condições.

Como assegurar o bem estar aos peixes?

Peixinho nadando no aquário
Peixes tem sistema nervoso?

A moradia dos peixes é o aquário. E lá onde ele passa 100% do seu tempo. Por isso, a principal maneira de garantir o bem-estar desses animais é cuidando da sua morada.

Verifique se o aquário tem o tamanho ideal para o peixe. Além disso, assegure a higienização frequente do local, a qualidade da água, da bomba do oxigênio, da alimentação e claro, dos demais acessórios que compõe o aquário.

Gostou desse post? Leia mais sobre o tema em nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário