Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Peixe Betta doente, saiba como identificar e tratar o problema

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
peixe betta doente

Ver um peixe betta doente é raro, mas saiba que este problema pode acontecer. Na maioria dos casos, as doenças podem ocorrer devido a falta de cuidados específicos com o aquário

O peixe betta é um dos peixes mais conhecidos e apreciados, especialmente pelos iniciantes no aquarismo. Mas ver que ele está doente, pode ser um pesadelo para os aquaristas, além de desequilibrar todo o sistema do aquário. 

Por isso, vamos te ajudar a manter o aquário saudável e falar um pouco mais sobre as doenças que podem acometer o peixe betta. 

Peixe betta doente: como identificar?

Identificar um peixe beta doente pode não ser tão simples, afinal, diferente de nós, eles não conseguem se comunicar para dizer o que sentem.

Portanto, é necessário estar sempre atento ao peixinho para conseguir identificar determinados problemas. 

A melhor forma de identificar que algo não vai bem com seu amiguinho nadador, é através da aparência. Mas dependendo do problema, ele também pode apresentar algumas mudanças comportamentais. 


Conheça uma lista de sinais que podem indicar uma doença no seu peixe:

  • Barbatanas desgastadas
  • Mudanças de coloração ou desbotamento
  • Manchas pelo corpo
  • Feridas
  • Inchaço
  • Perda de cor
  • Olhos saltados
  • Ventre retraído
  • Mudanças comportamentais
  • Falta de apetite
  • Alteração no padrão do nado

Alguns sinais de infeção fúngica podem apresentar:

  • Manchas brancas no corpo
  • Perda de cor ao redor dos olhos e da boca
  • Coceira (quando ele fica se arrastando nas borda do aquário)

4 doenças que podem acometer o peixe betta

Manter o aquário sempre limpo e higienizado garante maior qualidade de vida aos peixes, uma vez que todo o ecossistema do aquário estará funcionando corretamente. No entanto, em algum momento é possível que o peixe fique doente, por isso, é importante conhecer as doenças que podem atingir esse bichinho.  

Fungos:

Essa doença pode apresentar sinais esbranquiçados nas regiões da boca e brânquias dos peixes. Seu tratamento é simples, sendo a base de antibiótico para peixes. 

Hidropsia:

Causa inchaço, problemas respiratórios, falta de apetite e eriçamento das escamas. Essa doença indica que há retenção de líquido no abdômen do peixe. 

Ela pode ser causada por obstrução intestinal ou insuficiência renal ou cardíaca. 

Doença dos pontos brancos:

Como o próprio nome diz, é uma doença caracterizada pelo surgimento de pequenos pontos brancos pelo corpo do pet. Essa doença é causada por um tipo de parasita, que provoca coceira. 

Normalmente essa doença surge com a mudança nos parâmetros da água. Por isso é fundamental ter cuidado com a água sempre. 

Doença do Veludo:

A doença do veludo causa pontos brilhantes no corpo do peixe, formando uma espécie de véu. Além disso, ela é causada por um protozoário, que também pode provocar falta de apetite, letargia e problemas respiratórios. 

peixe betta em aquário

Como tratar um betta doente?

Após ser diagnosticado com alguma doença,  o veterinário irá passar os cuidados ideais para tratar de acordo com os sintomas. 

No primeiro momento, é importante promover a higienização do aquário, realizando a troca da água com todos os cuidados necessários, sempre atento ao pH da água e evitando o uso de água tratada, caso o animal seja de água doce. 

Em casos de doença, o peixe deve ficar isolado de outros peixes durante o processo de cura. Para alguns tratamentos é possível que seja necessário a aplicação de medicamentos na água e outros peixes não tem a necessidade de receber o tratamento.

Como evitar que o peixe fique doente?

A melhor forma de evitar o surgimento de doenças é garantindo o bom sistema de funcionamento do aquário, para isso, é importante ter alguns cuidados com limpeza, iluminação e filtragem. 

O aquário é um ecossistema bem frágil, por isso a filtragem é importante. Dessa forma o ciclo de nitrogênio funciona adequadamente. 

Todos os componentes do aquário, como restos de comida, fezes e urina, plantas mortas, entram em processo de decomposição, gerando algumas toxinas, entre elas a amônia, que pode ser altamente tóxica, por isso a importância da filtragem frequente.

A amônia também pode se transformar em nitrito e nitrato, dois componentes que são verdadeiros vilões para o aquário. 

Curtiu esse texto? Acesse nosso blog e leia mais sobre peixes:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário