Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

O peixe dorme? Saiba tudo sobre esse processo

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Uma dúvida que cerca o universo marítimo é o fato de os peixes dormirem ou não. Pois é, diferente do que muitos pensam, o peixe dorme, sim! É bem verdade que quando falamos de descanso, pensamos em algo próximo ao processo que a maioria dos seres vivos realizam: corpo em repouso e olhos fechados.

No caso dos peixes, isso não acontece e tem um motivo! Como qualquer um, eles precisam daquele momento de descanso, não é mesmo? A diferença é que os peixes não fecham os olhos para isso, já que os mesmos não possuem pálpebras. Vale destacar, também, que essa espécie animal se difere dos seres humanos por não precisar de um longo tempo para recuperarem as energias.

Interessante, né? Que tal saber mais sobre todo o processo de descanso dos peixes? Então continue lendo e tenha um dos temas que tem causado muita curiosidade.

O peixe dorme ou apenas descansa?

A verdade é que os peixes dormem de maneira muito diferente se comparado com qualquer outra espécie animal  Essa dúvida existe porque, ao contrário de nós, humanos, eles não fecham os olhos para realizar essa função. Mas, porque os peixes não fecham os olhos se estão dormindo?

Podemos afirmar que isso não acontece por dois motivos: o primeiro, e talvez o mais simples, é pelo fato de não contarem com pálpebras. já o segundo motivo, tem relação com o fato de peixes não possuem neocórtex, parte fundamental do cérebro que, quando desligada, nos possibilita o descanso de olhos fechados.

De fato, a anatomia dos peixes é muito diferente de qualquer outro ser vivo. Mas isso não significa que eles não precisam daquela hora de dormir. Eles só executam esse processo de forma diferente se comparada com a tradicional. 

Quando paramos para analisar o sono de um peixe, podemos notar algumas mudanças de comportamento como a diminuição, considerável, do movimento, além do batimento cardíaco bem mais lento. Essas mudanças indicam que os peixes estão conservando energia, ou seja, descansando.

Como os peixes dormem, afinal?

Identificar qualquer criatura mamífera dormindo é mais fácil do que imaginamos, não é mesmo? Mas o mesmo não podemos afirmar sobre os peixes. Como citado acima, o peixe dorme de uma maneira diferente de qualquer outro animal. 

Ao invés de deitar e fechar os olhos, os peixes simplesmente se tornam inativos pelo período de descanso. A forma que mostram essa inatividade muda conforme a espécie de peixe, porém, é correto afirmar que a maioria fica parado com as guelras quase sem movimento. 

O interessante dos peixes é que, mesmo dormindo, eles se mantêm em alerta para caso de ataques. Assim, eles conseguem fugir antes de virarem presas. Se eles estivessem em um aquário, por exemplo, poderiam ser notados perfeitamente no processo de descanso, em um estado de flutuação quase estático. 

Saiba que a maioria dos peixes costuma ser ativos durante o dia e descansam durante a noite, assim como os seres humanos. Mas vale destacar que eles seguem essa rotina pelo fato de não contarem com uma visão muito apurada. Assim, de dia é possível enxergar os alimentos com mais facilidade.

Então, se te perguntarem alguma vez se peixe dorme, a resposta deve ser sim! Como qualquer ser vivo, eles precisam do período de descanso para recuperar as energias e ter forças para o decorrer do dia.

Confira outros textos realizados pela equipe da Cobasi:

 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Alberto Manuel kazamuno disse:

    Estou muito agradecido pelo conhecimento adquirido

Deixe o seu comentário