Saiba tudo sobre o famoso Peixe Xaréu

Compartilhar:


xaréu

O Peixe Xaréu vive nos oceanos e tem uma enorme capacidade para tolerar uma variação muito grande de salinidade Por conta disso, ele é abundante no Oceano Atlântico e no Pacífico oriental. Um peixe dessa espécie pode atingir 124 cm de comprimento e 32 kg de peso. 

Contudo, é importante citar que o Xaréu não é um peixe comercialmente importante. Mesmo que alguns pescadores vendem sua carne, ela não é considerada uma das melhores. Por conta dessa característica, em vez de comê-la, o mais comum é que as pessoas usem a carne desse animal para fabricar óleo e farinha de peixe, entre outros produtos.

Apesar de não ter valor comercial, o Peixe Xaréu é muito valorizado, pois ele é muito importante na prática de pesca esportiva. Neste artigo você irá aprender tudo o que precisa saber sobre esse peixe muito querido pelos pescadores. 

Principais características do Xaréu

É comum que as pessoas se perguntem: apesar de haver tantos peixes no oceano, por que o Peixe Xaréu tem tanto valor para os praticantes da pesca esportiva? Isso acontece porque, nessa modalidade, não é o valor comercial do peixe que importa, mas sim outros aspectos, como tamanho, aparência e a dificuldade que o pescador enfrenta para conseguir esse peixe. 

O Xaréu é um peixe robusto, e tem a largura do corpo com cerca de 1/3 do comprimento! Além disso, esse animal tem olhos grandes e quase não tem escamas. Na verdade, elas aparecem apenas em um pequeno pedaço na frente das nadadeiras.

Além disso, uma característica muito importante do Xaréu é que essas escamas só ficam visíveis quando o peixe chega ao comprimento de 25 cm. Aliás, essa é outra particularidade da espécie, já que ele é um dos poucos peixes do Oceano Atlântico que possui esse conjunto de escamas.

xareu

Outras informações sobre esse peixe

O Peixe Xaréu gigante pode ter duas cores principais: esverdeado-azulado ou preto-azulado na parte superior, e branco-prateado ou amarelado embaixo. 

Essa diferença de cores é o que permite que o Xaréu se camufle com a água para se proteger dos predadores que o atacam tanto por baixo quanto por cima. Esse peixe também tem uma mancha negra oval nas barbatanas peitorais. 

Já os filhotes de Xaréu têm cinco manchas escuras no corpo, que ficam aparentes até o peixe passar das 6 polegadas. Além disso, também existe uma mancha escura no opérculo – aquela parte que protege as guelras –, mas ela só surge quando quando o peixe ultrapassa passa de uma polegada. Além disso, ela fica muito escura quando o peixe chega às 4 polegadas de comprimento.

Onde o Xaréu vive? 

Você pode encontrar o Peixe Xaréu em diversos tipos de habitats. É possível encontrá-lo em estuários, baías, recifes, tapetes de ervas marinhas, planícies arenosas e outros lugares.

As espécies adultas ocupam as águas marinhas mais profundas. Mas os seus lugares preferidos são os recifes de corais, seu habitat natural mais frequente.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário