Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Picada de formiga em cachorro: o que fazer?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
picada de formiga em cachorro

Cachorros são animais extremamente brincalhões e que gostam de explorar, e às vezes podem se colocar em situações complicadas por causa dessa curiosidade. É possível que eles venham a ser picados por alguns insetos ao tentar cutucá-los. E apesar de uma picada parecer algo pequeno e inofensivo, ela pode, na verdade, trazer riscos à saúde do pet. Então, vamos te dizer o que fazer em casos de picada de formiga em cachorro.

A picada de formiga pode trazer riscos ao meu pet?

Normalmente, a picada vai simplesmente coçar bastante, apresentar inchaço, vermelhidão e uma dor localizada. De resto, não haverá outros sintomas mais alarmantes, e tudo isso irá se curar em poucos dias. 

Porém, nem tudo são flores. Infelizmente, alguns cães podem ser extremamente sensíveis à toxina liberada pela formiga, sofrendo, assim, de uma crise alérgica. E se essas reações alérgicas não forem tratadas rapidamente, logo podem se agravar para um quadro de anafilaxia.

Quais são os sintomas de picada de formiga?

O cachorro picado por formiga passa praticamente pelos mesmos sintomas que nós. Ou seja, não é uma sensação muito boa, não é? Sendo assim, é provável que o seu pet sinta bastante dor localizada por conta da toxina liberada na mordida da formiga. Apesar disso, raramente este problema evolui para uma fatalidade.

Apesar de nem todos os cães apresentarem sensibilidade a picadas de inseto, é preciso que você preste muita atenção em qualquer sintoma do seu pet. Em caso de qualquer sinal alarmante, vá imediatamente para o veterinário. O profissional irá avaliar a situação do seu cão e indicará a medicação adequada para o tratamento da picada de formiga em cachorro, caso seja necessário.  

Os sintomas nos quais você deve ficar de olho, e que são os mais comuns da anafilaxia, são: náuseas, vômitos, tremores e dificuldade para respirar por conta de um inchaço na garganta. Essa reação pode se manifestar muito rapidamente e é capaz de tomar proporções perigosas à saúde do cachorro. 

Como posso tratar a picada de formiga no pet?

picada de formiga no cachorro

Antes de mais nada, tente tranquilizar o seu pet. Às vezes, por causa da dor, o cachorro pode ficar muito assustado e arisco, tentando se esconder em algum canto da casa ou debaixo de algum móvel. Se este for o caso, é preciso que você o conforte. Ao deixar o cão se isolar, será mais difícil ficar atento aos sintomas que podem começar a aparecer – e, novamente, é de suma importância observá-lo atentamente após perceber que ele foi picado por um inseto. 

Se o cão não demonstrar nenhum sintoma alarmante, você pode apenas ajudá-lo com o alívio da dor. Sendo assim, faça o uso de uma compressa fria no local onde ele foi picado, algumas vezes ao dia. Aos poucos, a dor e o inchaço vão começar a diminuir.

E lembre-se: qualquer sinal de que o seu cãozinho possa estar sofrendo de uma reação alérgica intensa, é de extrema importância levá-lo ao veterinário. Jamais faça uso de receitas caseiras ou medicamentos para humanos. Apenas um profissional será capaz de prescrever os medicamentos ideais para o diagnóstico específico do seu pet, para que ele fique bem o mais rápido possível.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Maria.helena pereira disse:

    Fico grata ,por ter os veterinarios na plataforma
    tira.todas.as minhas duvidas

Deixe o seu comentário