Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom BLOGCOBASI10

*Limitado a um uso por CPF

Pilea: Conheça a flor da amizade

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Pilea Peperomioides folhas
Pilea – a famosa planta de dinheiro

A Pilea é uma planta que tem caído no gosto popular, principalmente pelos apaixonados por paisagismo e decoração. Também conhecida como planta chinesa do dinheiro e planta da amizade, essa espécie oriental carrega uma série de características próprias. Confira!

O que é a Pilea?

A Pilea é uma planta originária das florestas úmidas do interior da China, sendo descoberta por volta de 1912. Porém, ela só se tornou popular como item de decoração a partir da década de 1940, quando chegou à Europa.

Qual o significado da Pilea?

O tipo mais famoso dessa planta é a Pilea Peperomioides, que tem como principal característica as folhas arredondadas. De acordo com a crença chinesa, essa planta representa a continuidade da vida e a permanência das relações entre as pessoas.

Além disso, ela também é conhecida como a planta do dinheiro. Pois, acredita-se que enterrar uma moeda no vaso da Pilea é capaz de atrair dinheiro, prosperidade e riqueza para todos os habitantes da casa onde ela está. Que tal tentar?

Conheça os tipos de Pilea para ter em casa

Para os amantes de jardinagem, decoração ou quem desejar dar aquela forcinha para a sorte, existem 5 tipos de Pilea que podem ser encontradas no Brasil. Saiba quais são as principais características de cada uma delas.

1. Pilea Peperomioides

vaso com plantas
A Pilea Peperomioides também é chamada de planta panqueca

A Pilea Peperomioides é a mais famosa da família das Urticaceae. Ela tem como destaque o formato de suas folhas, que é muito semelhante ao de uma moeda ou das tradicionais panquecas, o que também lhe rendeu o apelido de planta panqueca.

Esse tipo de Pilea tem como característica gostar de ambientes úmidos e quentes, devendo ser cultivada em regiões onde a temperatura fique entre 18 e 30°C. É uma ótima opção para a decoração da sala de estar ou varandas de casas e apartamentos.

2. Pilea Nummulariifolia

detalhe da folha de Pilea nummulariifolia
Pilea Nummulariifolia tem o apelido de planta dinheiro em penca.

A Pilea Nummulariifolia é um tipo que carrega um apelido curioso. A famosa “dinheiro em penca” recebe esse nome por ser uma espécie de planta pendente com folhas com aspecto enrugado. Originária do continente americano, a melhor maneira de cultivar essa planta é em vasos suspensos para que seus ramos e folhas tenham espaço para se desenvolver.

3. Pilea Microphylla

imagem aérea da Pilea microphylla
A Pilea Microphylla é boa para criação de canteiros.

Para quem está procurando uma planta compacta e delicada para criação em canteiros ou jardineiras, a Pilea Microphylla é a melhor sugestão. Ela se destaca pela coloração verde brilhante de suas folhas e por gostar de ambientes com meia-sombra. Durante o seu ciclo completo, ela pode medir até 30 cm de altura.

4. Pilea Involucrata

Folhagem da Pilea microphylla
Pilea Involucrata é conhecida como a planta da amizade.

Esse tipo de Pilea é conhecida como a planta da amizade. O principal destaque da Pilea Involucrata é um aspecto chamativo de suas folhas, marcadas pelo tamanho compacto, nervuras de coloração mista entre verde e roxo e a borda em formato de dentes de serra. O seu cultivo deve ser feito sempre com meia-sombra. 

5. Pilea Cadierei

vaso com Pilea Cadierei
A planta alumínio é uma espécie rara no Brasil

O último tipo da nossa lista é a Pilea Cadierei, que é uma espécie rara e difícil de encontrar no Brasil. Conhecida como planta alumínio devido à coloração verde-azulada de suas folhas, ela pode medir até 25 cm de altura e gerar lindas flores brancas, sendo ótima para vasos e jardineiras.

Como cultivar uma planta Pilea?

Embora seja uma espécie de planta com diversos tipos de subdivisões, o cultivo de todas é o mesmo. Elas gostam de um solo bastante úmido e fértil e precisam ficar em locais com meia-sombra, onde possam receber o máximo de luz solar, mas não diretamente para não queimar as folhas. Confira o passo a passo.

1. Escolha o lugar ideal

Antes de começar a cultivar e cuidar dela em casa, o amante de jardinagem precisa ficar atento ao local onde vai deixar a planta. Além de ambientes com meia-sombra, o ideal é evitar espaços abertos. Ela é uma planta que precisa de um lugar ventilado para se desenvolver, porém ventos muito fortes podem prejudicar suas folhas.

2. Qual o melhor vaso para Pilea?

Essa planta necessita de um solo úmido para se desenvolver. Por isso, o ideal são vasos de cerâmica com furos em sua base. Assim, você evita que o acúmulo de água deixe a terra encharcada e danifique as raízes da planta.

3. Cuidados com o solo

O melhor tipo de substrato ou solo para o cultivo da Pilea é aquele que combina terra vegetal e pinus triturados para facilitar a drenagem. Além disso, é necessário fazer a adubação do terreno com adubo orgânico composto com húmus de minhoca.

4. Atenção com a rega

Para que a planta cresça saudável, é necessário que a rega seja feita duas vezes por semana. Mas, é bom sempre observar aquela regra. Coloque o dedo no solo, se ele já estiver úmido, a rega pode esperar mais alguns dias. Nunca deixe a terra encharcada.

5. Use estacas e apoios

Alguns tipos dessa planta podem chegar a medir até 30 cm de altura, o que causa uma espécie de caimento dos ramos e das folhas. Para que ela fique sempre ereta, você pode criar apoios com estacas e fixá-las no caule da planta. Assim, sua planta crescerá sempre bonita.

6. Podas das folhas

As Pileas são plantas que normalmente não precisam de podas. Mas, o indicado é podar folhas amareladas, pois elas acabam roubando nutrientes que podem fazer falta no desenvolvimento das folhas saudáveis. Fazendo isso, você garante o desenvolvimento completo de sua planta.

Gostou de conhecer mais sobre a Pilea, a planta do dinheiro? Conte para gente qual delas você levaria para casa.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário