Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Planta chapéu de couro: você sabe qual é?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Planta chapéu de couro: você sabe qual é?

Você já ouviu falar na planta chapéu de couro? Seu nome científico é Echinodorus grandiflorus, mas existem vários outros nomes pelos quais ela é conhecida também.

Alguns deles são erva do brejo, erva do pântano, aguapé, chá de campanha, chá do brejo e chá mineiro. Por aí já dá para perceber que um dos usos mais comuns da planta chapéu de couro é para o preparo de chás, não é mesmo?

Essa plantinha tem propriedades medicinais muito reconhecidas por ajudar a reduzir o ácido úrico, atuando como um poderoso diurético. Também é anti-inflamatória, ajuda a combater problemas na garganta, contribui para regular a pressão e atua como laxante.

As mil e uma possibilidades da planta chapéu de couro são provenientes das suas folhas, que podem chegar a ter 30 centímetros de comprimento.

O nome mais popular, inclusive, foi escolhido porque essas folhas se parecem muito com os chapéus de couro utilizados no nordeste do Brasil quando estão dobradas de uma ponta a outra.

Além da semelhança no formato, as folhas da planta chapéu de couro também são muito duras e resistentes.

Características da planta chapéu de couro

Características da planta chapéu de couro

Essa plantinha é uma erva da família das alismatáceas, que engloba mais ou menos cem espécies de plantas que são encontradas em locais com bastante água. Pode ser vista em brejos, pântanos, várzeas, beiras de rio e outras regiões alagáveis.

Não é uma planta muito grande: seu caule fica entre os 70 centímetros e um metro de altura.

A planta chapéu de couro pode ser encontrada desde o sul do México até o Brasil e é muito utilizada para o preparo de chás, como já dissemos, e também para águas de banho e preparo de pomadas, loções e emplastros para a pele.

Aqui no Brasil ela é o principal ingrediente de algumas marcas de refrigerante bastante conhecidas e apreciadas pelo sabor doce e agradável.

A planta chapéu de couro tem pequenas flores brancas de miolo amarelo que são muito bonitas e interessantes para uso ornamental, como em jardins onde há tanques de peixes, por exemplo. Você pode até cultivá-las em casa com a ajuda de algumas ferramentas de jardinagem comuns.

Como fazer chá da planta chapéu de couro

Como fazer chá da planta chapéu de couro

Além dos refrigerantes, que são industrializados, a planta chapéu de couro também pode ser transformada em um doce muito saboroso. É possível extrair uma espécie de massa do caule da planta, que fica embaixo da terra, e fazer o preparo como se fosse um doce de abóbora.

Já o preparo do chá é feito diretamente com as folhas. Para isso, deve-se colocar água filtrada para ferver em uma panela bem grande.

Quando as bolinhas que indicam o início da fervura começarem a aparecer, coloque as folhas já higienizadas. Aguarde alguns segundos, desligue o fogo e deixe descansar por pelo menos dez minutos. Não esqueça de tampar a panela. 

Quando estiver frio, coe o chá e beba duas ou três vezes por dia, sem colocar açúcar.

Lembre-se de que o uso de chás caseiros pode ser benéfico para a saúde, mas que é sempre muito importante consultar um médico de confiança para avaliar o seu consumo. 

Pessoas que estejam em tratamento para problemas cardíacos ou renais, bem como crianças menores de 12 anos e mulheres grávidas não devem consumir o chá da planta chapéu de couro sem orientação médica.

Confira outros artigos selecionados para você em nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Nelson Carvalho disse:

    Falaram sobre o chá chapéu de couro, mas não disseram onde encontrar em Bauru

Deixe o seu comentário