Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Planta Tiririca: uma das ervas daninhas mais agressivas do mundo

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
planta tiririca

Já ouviu falar da planta tiririca? Esta erva daninha é conhecida por suas raízes invasivas e de difícil controle, que podem se espalhar rapidamente e prejudicar outras espécies ao redor. Saiba tudo sobre as suas características e métodos eficazes para controlá-la.

O que é a planta tiririca?

Originária da África e da Ásia, a planta tiririca  (Cyperus rotundus) – conhecida também como capim-pé-de-galinha – é uma espécie perene que pertence à família Cyperaceae.

Em meio às flores de algum jardim ou gramado, a tiririca é uma erva daninha encontrada em regiões tropicais, subtropicais e temperadas, sendo comum em muitas partes do mundo.

A Cyperus rotundus é considerada uma das mais nocivas plantas invasoras, devido a sua agressividade, alta disseminação e dificuldade de controle, exercendo seu efeito inibidor (alelopatia) sobre outras plantas.

Planta Tiririca – Características

Quer saber como identificar a tiririca? Confira mais informações importantes sobre as principais características da espécie. 

Folhas 

São estreitas e longas, com uma coloração verde-claro a médio.

Flores

A tiririca é composta por pequenas flores – geralmente de cor marrom ou amarelada – agrupadas em inflorescências globosas.

Rizomas

As raízes subterrâneas são o principal meio de propagação da planta e podem formar densas redes no solo, tornando-a difícil de ser erradicada.

Crescimento

A tiririca pode crescer em diversos tipos e condições de solo, sendo resistente desde em ambientes mais úmidos até áreas secas e arenosas.

Ficha técnica – Tiririca

Nome PopularTiririca
Nome CientíficoCyperus rotundus
Outros NomesCapim-dandá, Junça, Tiririca-do-brejo, Hamassuguê, Cebolinha, Erva-coco, Junça-aromática, Tiririca-comum, Amanhã-tô-aqui
FamíliaCyperaceae
OrigemÁsia, Índia
ClimaEquatorial, Subtropical, Tropical
Ciclo de VidaPerene
Altura10 e 60cm
LuminosidadeMeia-sombra, Sol pleno

Pode consumir tiririca?

Embora seja considerada uma erva daninha e cause problemas de controle em muitas áreas, a tiririca é uma PANC (planta alimentícia não convencional) e possui alguns benefícios potenciais.

Por exemplo, as raízes profundas da tiririca podem ajudar a melhorar a estrutura do solo e prevenir a erosão nas áreas onde crescem. 

Além disso, os bulbos da tiririca tem propriedades medicinais, que podem ser consumidos e utilizados para tratar distúrbios gastrointestinais, inflamações e outras condições. 

Embora a Tiririca possa ser considerada uma planta problemática em muitos ambientes, a planta pode proporcionar benefícios, se claro, sejam considerados as melhores estratégias para seu controle.

Como controlar a planta tiririca?

Cyperus rotundus
Planta Tiririca (Cyperus rotundus)

Controlar ou eliminar a tiririca pode ser um desafio devido à sua capacidade de se reproduzir rapidamente. No entanto, existem várias estratégias e dicas para controlar a erva daninha que podem ser adotadas, como:

Métodos manuais

Retirar as plantas manualmente do solo é uma das soluções para controlar populações pequenas da espécie tiririca. Principalmente, quando realizada antes que ela produza sementes.

Mas, atenção: se você cortar apenas o talinho da erva daninha tiririca, sem fazer a remoção completa, provavelmente em menos de 10 dias, seu jardim já vai estar cheio de folhinhas novamente. 

Cobertura do solo

Cobrir o solo com mulch (tecnologia de cobertura do solo com um filme plástico de espessura fina) pode ajudar a sufocar o crescimento da planta daninha tiririca, impedindo que ela receba luz solar e se desenvolva. 

Herbicidas

O uso de herbicidas específicos também é indicado para controle de tiririca, especialmente quando aplicados durante a estação de crescimento ativo da planta. Para isso, siga as recomendações do fabricante.

planta daninha tiririca

Esses são alguns métodos eficazes no controle da planta daninha. São passos essenciais para proteger seu jardim ou área cultivada dos efeitos indesejados da erva daninha. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário