Pode dar Nimesulida para cachorro? É eficaz? Entenda!

| Atualizada em

Por Redator Joe Oliveira

Com colaboração: Viviane Cozzolino   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Segundo a médica-veterinária Viviane Cozzolino (CRMV/SP – 13772): “Sim, pode dar nimesulida para cachorro. De uso comum em humanos, o medicamento também é bastante seguro para cães, desde que respeitados a dose, tempo de tratamento e indicação profissional”. 

A seguir, continuamos a conversa com a veterinária Viviane, que nos ajudou a entender tudo sobre nimesulida para cachorro. Continue a leitura!

Para que serve o Nimesulida?

Nimesulida é um anti-inflamatório com ação analgésica e antitérmica. O medicamento serve para controlar dores mais leves, combater a inflamação e diminuir a febre.

Trata-se de uma medicação não-esteroidal, sendo assim, sua atuação é moderada. Portanto, não serve para a cura da inflamação, mas sim para a redução de dores causadas por diversas patologias.

pode dar nimesulida para cachorro

Nimesulida é um medicamento eficaz para cachorro? 

Em um estudo realizado pela Journal of Veterinary Pharmacology and Therapeutics (JVPT), os efeitos antipiréticos e anti-inflamatórios foram positivos em cães com problemas de artrite. A conclusão foi que a nimesulida é um AINE potente, apresentando uma eficácia clinicamente relevante. 

Além disso, a veterinária Viviane disse: “A nimesulida é indicada para ajudar no controle da dor e febre, sendo eficaz para processos inflamatórios (tais como osteoartrite e artrose), traumatismos (contusões e torções, por exemplo) e para controle da dor após cirurgias”.

Contraindicação 

Nimesulida deve ser usado com cautela em animais com disfunção hepática e renal. Também não é indicado para animais hipotensos. Consulte um veterinário.

A importância do acompanhamento veterinário

Nunca dê nimesulida ou qualquer outro anti-inflamatório ao seu pet, sem antes consultar um médico-veterinário. 

Com frequência, os tutores acreditam que sintomas parecidos com os deles, como dor ou febre, podem ser tratados com os mesmos remédios que usariam. Um erro grave!

“O uso errado de medicamentos humanos em animais é perigoso, pois o metabolismo deles é diferente do nosso e a dosagem precisa ser específica”.

Apesar do nimesulida ser indicado para humanos e cães, com a orientação veterinária.  Esse não é um padrão. 

Por exemplo, o paracetamol é um medicamento eficaz para os humanos. Mas, para os cães é extremamente nocivo, mesmo em doses relativamente baixas. 

A indicação deve ser feita exclusivamente por um especialista, pois a dosagem, frequência e outras etapas do tratamento precisam ser adequadas ao animal, idade, condições clínicas e metabolismo do pet.

Riscos em dar medicamentos para cães sem orientação veterinária

A administração sem prescrição de medicamentos é hoje a principal causa de intoxicação em pets, acima de raticidas, inseticidas, entre outros. 

Segundo dados da pesquisa realizada pela Radar Pet, 19% dos tutores medicam pets sem orientação veterinária. Essa decisão do tutor de administrar medicamentos por conta própria coloca em risco a saúde do animal, podendo causar:

  • aumento do risco de reações adversas ao uso do remédio;
  • mascarar sintomas de uma doença mais grave;
  • atrapalha o diagnóstico correto;
  • reduzindo as chances de recuperação;
  • intoxicação;
  • levar o animal a óbito.

Além disso, de acordo com Viviane Cozzolino: “A nimesulida pode causar sérios problemas em cães, como: gastrite, úlceras estomacais e danos aos rins se for mal utilizada.

Anti-inflamatórios indicados para os cães

Na Cobasi você encontra anti-inflamatórios veterinários, especialmente desenvolvidos para cães, como: 

Maxicam

É um anti-inflamatório não esteroide que inibe a ciclooxigenase. Isso resulta em um duplo benefício terapêutico. 

Além da ação anti-inflamatória, o medicamento conta com efeito analgésico e antiexsudativo que apresentam mínimos efeitos colaterais. Se aplica em cães adultos de porte miniatura até o porte grande.

Metilvet

Com ação anti-inflamatória, analgésica e imunossupressora, o Metilvet é recomendado para terapias crônicas e diminui a formação de histamina induzida por lesão celular.

Carproflan

Medicamento não esteroidal da classe dos ácidos propiônicos. Apresenta efeito antitérmico para traumas, cirurgias e processos dolorosos de modo geral. 

Tem uma frequência de efeitos colaterais muito baixa, sendo indicado para tratamento em cães adultos de todos os portes.

Flamvet 

É uma solução recomendada para cães com problemas inflamatórios, aliviar a dor e tratar quadros de inflamação, causados por patologias agudas ou crônicas.

O conteúdo te ajudou? No pet shop online da Cobasi, você encontra medicamentos para cachorro com as melhores ofertas. Aproveite nossas promoções e garanta tudo o que é essencial para saúde do seu pet. 

Viviane Cozzolino

Com colaboração: Viviane Cozzolino

Médica-veterinária | CRMV/SP - 13772

Médica-veterinária formada pela USP, é a tutora da pug Bisteca. Divide sua paixão por cães e gatos com a vocação para negócios. Dúvidas sobre alimentação, saúde e higiene? Pergunte pra Vivi!

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

8 Comentários

  1. Patrícia chagas da Silva disse:

    Qual anti-inflamatório posso está dando para o meu cachorro

  2. Marcianita disse:

    Gostei muito

  3. Kelly disse:

    Dei o nimesulida pra minha cachorrinha tem 12 anos como ela estava com olho inflamado dei deu dois dia ela morreu o remédio pode ter matado ela

  4. Idalina disse:

    Meu cachorro tem sarna, e não tem mas remédio no mundo que cure suas sarnas.?????

    • Cobasi disse:

      Olá, como vai?
      Existem diversos tratamentos para sarna, mas apenas um profissional qualificado pode realizar essa avaliação que vai indicar qual o estágio da doença, assim como qual é o tratamento mais adequado ao seu pet.

  5. mauricio disse:

    qual creme e shampoo posso aplicar no meu cachorro que esta com inicio de sarna negra, obrigado

Deixe o seu comentário