Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Pode dar Nimesulida para cachorro? É eficaz? Entenda

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Se você já se perguntou se pode dar Nimesulida para cachorro, certamente já esteve em um momento tenso com o seu pet, que precisava de cuidados e atenção.

Assim, muitas vezes o tutor se depara com o animal doente, e pelo desespero, opta por qualquer opção que julgue fazer efeito, mesmo sem conhecer possíveis efeitos colaterais do medicamento utilizado.

No entanto, isso é um erro. Não é recomendado, jamais, automedicar o cachorro sem orientação médica. 

Sabemos que todo tutor pode agir assim esperando que o problema se solucione logo. Afinal, ninguém quer ver seu animalzinho doente, não é mesmo? Mas essa atitude pode causar um efeito inverso e piorar a situação do seu bichinho.

Portanto, antes de concluir se o cachorro pode tomar Nimesulida, procure um veterinário. Por enquanto, continue a leitura para entender o assunto!

Para que serve o Nimesulida?

O Nimesulida é uma medicação anti-inflamatória, que contém ação analgésica e antitérmica. Ela serve para controlar algumas dores mais leves, combater a inflamação e diminuir a febre.

Trata-se de uma medicação não esteroidal, sendo assim, sua ação é moderada. Não serve para a cura da inflamação, e sim para a redução de dores causadas por tal. 

Se ainda está com dúvida se cachorro pode tomar Nimesulida de humano, leia o nosso próximo tópico e descubra tudo!

pode dar nimesulida para cachorro

Afinal, pode dar nimesulida para cachorro?

A resposta, segundo a orientação de alguns veterinários, é: depende. O questionamento não é exatamente se pode dar Nimesulida para cães, e sim qual a dose apropriada para eles.

Existem vestígios que o medicamento resulta em efeitos positivos em cães. No entanto, a quantidade apropriada para eles em relação à dose consumida por humanos deve ser diminuída drasticamente. Por isso é muito importante estar atento. 

Sendo assim, o cachorro pode tomar Nimesulida, mas a dose precisa ser fracionada e determinada por um médico veterinário, que indicará a quantidade exata. 

Dessa forma, alguns tutores apresentam dificuldades em realizar esses procedimentos de fracionamento. Nesse caso, o medicamento não é recomendado para o seu cão, já que isso evita possíveis danos na saúde do pet. 

Consequências de dar medicamentos humanos para cães

Um dos maiores motivos pelo qual as pessoas questionam “Pode dar Nimesulida para cachorro?” é o custo dessa substância. Geralmente, anti-inflamatórios para pessoas são mais baratos que para animais

Contudo, é preciso saber que cada espécie possui metabolismo diferente. Há casos em que uns se adaptam mais que os outros.

Por exemplo, o Paracetamol é um medicamento muito eficaz para os humanos. Já os cães são muito vulneráveis aos seus efeitos colaterais, podendo levar até a morte do animalzinho. 

Medicamentos adequados para os cães

Veja a seguir alguns exemplos de anti-inflamatórios ideais para os cães: 

  • Maxicam: é um anti-inflamatório não esteroide que inibe a cicloxigenase. Isso resulta em um duplo benefício terapêutico. Além da ação anti-inflamatória, o medicamento conta com efeito analgésico e antiexsudativo que apresentam mínimos efeitos colaterais. Se aplica em cães adultos de porte miniatura até o porte grande.  
  • Metilvet: anti-inflamatório, analgésico e imunossupressor. É recomendado para terapias crônicas e diminui a formação de histamina induzida por lesão celular.
  • Carproflan: medicamento não esteroidal da classe dos ácidos propiônicos. Apresenta efeito antitérmico para traumas, cirurgias e processos dolorosos de modo geral. Tem uma frequência de efeitos colaterais muito baixa. Para tratamento em cães adultos de todos os portes.
  • Flamvet: é indicado para cães com problemas inflamatórios, alivia a dor e inflamação nas patologias agudas ou crônicas. Confere mais proteção no trato gastrointestinal e nos rins. É compatível com qualquer raça e idade de cachorros. 

Esses medicamentos podem ser encontrados em lojas especializadas para pets, no entanto, apenas administre com conhecimento do seu veterinário. Ele pode determinar qual é o remédio ideal para seu cachorro.

A importância do acompanhamento veterinário

Agora que você já sabe se pode dar Nimesulida para cachorro, é importante saber por que os veterinários devem ser sempre consultados. 

Segundo as recomendações desses profissionais, os medicamentos para cães são desenvolvidos para cada espécie, pois é muito relevante a maneira que eles absorvem e eliminam a substância, inclusive vitaminas e minerais.

Além disso, até esses fármacos próprios para os cães podem apresentar efeitos colaterais que comprometem os rins e fígado do bichinho, portanto a consulta ao veterinário é indispensável. 

Gostou desse artigo? Aqui no nosso blog você encontra mais posts informativos sobre remédios para seu pet. Confira outros temas que podem te interessar:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

8 Comentários

  1. Patrícia chagas da Silva disse:

    Qual anti-inflamatório posso está dando para o meu cachorro

  2. Marcianita disse:

    Gostei muito

  3. Kelly disse:

    Dei o nimesulida pra minha cachorrinha tem 12 anos como ela estava com olho inflamado dei deu dois dia ela morreu o remédio pode ter matado ela

  4. Idalina disse:

    Meu cachorro tem sarna, e não tem mas remédio no mundo que cure suas sarnas.😭😭😭😭😭

    • Cobasi disse:

      Olá, como vai?
      Existem diversos tratamentos para sarna, mas apenas um profissional qualificado pode realizar essa avaliação que vai indicar qual o estágio da doença, assim como qual é o tratamento mais adequado ao seu pet.

  5. mauricio disse:

    qual creme e shampoo posso aplicar no meu cachorro que esta com inicio de sarna negra, obrigado

Deixe o seu comentário