Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Por quanto tempo um gato lembra do dono? Descubra!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
por quanto tempo um gato lembra do dono

Os gatos são conhecidos pelo seu temperamento individualista e estilo diferente de demonstrar afeto aos tutores. Por conta de sua independência, uma dúvida fica no ar: por quanto tempo um gato lembra do dono?

Devido à capacidade cognitiva do felino e o vínculo criado entre tutor e pet, os gatos lembram de seus donos ao longo de toda a vida.

Contudo, com o avançar da idade, os bigodudos perdem as habilidades cognitivas. Quando isso acontece, os bichinhos começam a ficar deslocados, buscam descansar mais e não são tão ativos como de costume.

Muitos felinos também perdem o apetite e deixam de se limpar. Lembre-se: a qualquer sinal de mudanças diárias em seu gatinho, mesmo na velhice, procure um veterinário de confiança.

A idade média de um gato é de 16 anos. A partir do sétimo ano de vida, seu amiguinho de quatro patas já é considerado um idoso.

Não é possível estabelecer por quanto tempo um gato lembra do dono. A única certeza é que os felinos amam os tutores e sentem a falta deles. A idade chega para os pets assim como para os humanos!

Por quanto tempo um gato lembra do dono: entenda como seu felino ama você

Agora que você já tem em mente que não dá para determinar por quanto tempo um gato lembra do dono, está na hora de entender como esses bichinhos demonstram amor.

Alguns pontos podem ser observados como sinais de amor e carinho. Os felinos são discretos, porém manifestam muito afeto pelos seus tutores. Veja abaixo:

  • Quando o seu gato dorme com você;
  • Quando o felino lambe você;
  • Solta vários miados rápidos e curtos quando você chega em casa;
  • Piscadas demoradas quando está olhando para você;
  • Ronronados quando você chega;
  • Quando deita de barriga para cima e pede carinho;
  • Quando ele se esfrega nas pernas sempre que chega perto do tutor.

Toda essa demonstração diz muito mais do que por quanto tempo um gato lembra do dono. É por meio dessas atitudes que o pet manifesta que ama e sente saudades dos tutores. Então, sim, os gatos amam seus tutores!

Como o gato reconhece o tutor?

Além da dúvida para saber por quanto tempo um gato lembra do dono, existe a questão sobre como o gato reconhece seu dono.

Os felinos são capazes de reconhecer o tutor pelo som da voz. Ao contrário dos cachorros, que costumam responder os comandos, os gatinhos entendem apenas quando são chamados pelo nome.

Existe a teoria de que os felinos enxergam os tutores como seus semelhantes, ou seja, como outro gato. Contudo, não há consenso sobre a visão do pet.

Os gatos não sentem muita diferença entre eles e os seres humanos. Quando buscam carinho ou balançam o rabo, é possível que sejam sinais de que os bigodudos certamente fariam isso perto de outros bichinhos!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

14 Comentários

  1. Tenho um gato siamês é castratofe do nada ele ta fugindo de casa ,pq ser a ele e muito amado acho q nao tem motivo de fujir estou triste e com medo de perder meu principezinho disse:

    Oq fazer para ter meu principe em casa?nao sei se é ciúme estou com uma neta bebe em casa noto q ele mudou.

  2. María Izabel Cardoso disse:

    Estou muito triste,minha tia faleceu e gato dela arrastou uma toalha q ela usava então solta essa toalha, muito comovente… impossível não sentir a dor do nosso amiguinho.
    Muitos vê como um mero bichinho q está alí,eles nos adota como família para vida inteira 😔💔

  3. Eliete Silva Paixão disse:

    Estou começando a cuidar de gato há seis meses, dei o nome de LATIFAH . Ela apareceu na minha casa e até 20 de março. Deu agora para dormir foram de casa e pela manhã chega come e vai dormir. Kkkkk Será que não gosta mais de mim.

  4. Dulci disse:

    Meu gatinho sumiu. Ja procurei e não achei
    Acho que ele foi raptado.. Tem chance dele voltar para casa

  5. Sonia disse:

    Adotei uma gata de rua com mais ou menos 8 meses de idade, dei todo o meu amor e cuidados. Passados 3 anos ela foi morar na casa de uma vizinha e corre quem vê, não me deixa toca -lá mas as vezes vai em casa só para comer papinha e vai embora
    Estou muito triste

  6. Carlos Cunha disse:

    foi sempre um gato medroso e assustado, desde filhote, mas habituou-se a nós. Era muito meigo só queria colo, depois começou a pedir e miava muito para ir a gatice e eu resolvi leva-lo ao veterinário para o castrar e vacinar. Ele fugiu da gaiola no momento que foi levado ao veterinário em plena cidade. Já se vão 6 dias. Não perdi a esperança de o encontrar. Tenho anúncio online e ligaram-me para eu lá ir ver, tinham um gato idêntico ao meu, mas sem coleira, estava na garagem a dormir em cima do assento de uma moto, entretanto fugiu para debaixo de um carro, entretanto cheguei e era idêntico. Disse logo que não era o meu gato e ainda por cima sem coleira, estava meio machucado com ar de vadio até pareceu muito mais velho. Mas agora de tantos dias de procura, pensei que poderia ser ele, chamei por nome dele não se manifestou, não se deu pelo nome e não reconheceu no momento não deu nenhum sinal. A minha grande dúvida será que podia ser esse gato e chegar ao ponto de nem reconhecer o próprio dono? Obrigado a todos.

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?
      Apesar de não ser possível estabelecer por quanto tempo um gato lembra do dono.
      Os felinos são capazes de reconhecer o tutor pelo som da voz. Ao contrário dos cachorros, que costumam responder os comandos, os gatinhos entendem apenas quando são chamados pelo nome.

  7. João Alberto disse:

    É possível um gato macho atacar uma fêmea, é normal?

  8. Elisa disse:

    Oi! Meu gato siamês (sialing) esteve comigo por 8 anos, castrado, muito amado, manso, carinhoso, meu xodó, nunca tinha saído de casa mas acabou saindo e se perdeu no começo de junho/23. Procurando pela vizinhanca acabei achando um gato idêntico num terreno vazio junto com outros gatos encrenqueiros de rua. Não consigo ter certeza absoluta que é ele pois “sialing” todos tem a mesma cara, mas se conseguisse pegá-lo confirmaria pois ele tem algumas características que só eu conheço, mas não consigo pegá-lo. Sempre me atendeu pelo nome (Gordo), mas quando o achei, chamo, ele para, me olha… mas não vem comigo, acaba fugindo. Depois de 2 meses desaparecido… minha pergunta é: ele teria me reconhecido ou a vida de rua acabou fazendo com que ele me esquecesse?

    • Cobasi disse:

      Elisa, os felinos são capazes de reconhecer o tutor pelo som da voz. Ao contrário dos cachorros, que costumam responder os comandos, os gatinhos entendem apenas quando são chamados pelo nome.

Deixe o seu comentário