Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como evitar briga de gato?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
briga de gatos

Quem ama gatos e está pensando em trazer um novo parceiro para fazer companhia ao seu pet, deve se antecipar a uma possível briga de gato. Como esses animais são independentes, eles podem se sentir ameaçados com a presença de um novo morador em casa.

Contudo, com paciência e cuidados certos, é possível evitar este tipo de situação estressante e desgastante, tanto para os pets, quanto para o tutor.

Por que os gatos brigam?

Os gatos são territorialistas. Por isso, quando chegam sozinhos a um novo ambiente, fazem do espaço seu reino pessoal. Entretanto, quando um novo gatinho aparece em seu território, o antigo morador sente-se ameaçado e, então, a briga de gato pode acontecer.

Nestes casos, seus pelos ficam arrepiados, o corpo arqueado e o olhar fixo, pronto para atacar.

Isso acontece porque a mudança de rotina é estressante e o novo gatinho representa ameaça. Portanto, nos primeiros dias de adaptação não deixe os pets sozinhos juntos.

Gatos brigões podem desencadear problemas de saúde, como o estresse crônico. Há casos mais extremos em que a briga de gato gera distúrbios comportamentais ao pet, como retenção de urina, demarcação de território em locais e mudança de hábitos. 

Se a briga causar escoriações na pele do animal, vá ao veterinário para tratar os machucados da maneira correta.

Como evitar briga de gato e acalmar os pets?

Aos primeiros sinais da briga de gato, o tutor deve intervir, sem gritar ou agredir o bichinho, porque isso faz com que os animais fiquem mais agressivos. 

Contudo, se os animais já estiverem brigando, não aparte diretamente, para não se machucar. Você pode jogar um brinquedo entre os gatos para separá-los. Assim que eles estiverem calmos, ofereça estímulos positivos.

Antes de adotar um gatinho novo, faça questão de que cada pet tenha o seu próprio espaço, de modo a evitar que o animal, que já é de casa, se sinta ainda mais ameaçado. Caminhas, caixas de areia, brinquedos, bebedouros e comedouros devem ser individuais.

O ideal é que o tutor associe a presença do outro gatinho a algo positivo:

  • Ofereça petiscos quando os pets estiverem juntos sem brigar
  • Brinque com os dois animais ao mesmo tempo
  • Use erva de gato para acalmar os bichinhos
  • Esfregue uma toalha no gato e posicione a peça sob o comedouro do outro

Gato não reconhece o outro após castração: o que fazer?

A castração é fundamental para evitar possíveis brigas de gato. O procedimento faz com que machos tenham comportamento menos agressivo, além de evitar infecções e tumores em órgãos reprodutivos.

Após o procedimento, ou até mesmo depois de uma ida trivial ao veterinário, é possível que os animais não reconheçam seu parceiro. 

Não se preocupe! Isso é normal. Por causa dos procedimentos médicos, é comum que o cheiro do pet mude por algum tempo.

Não force a relação, porque cada gatinho tem seu próprio tempo. O processo de adaptação varia de dias a meses e no final, o importante é que a rotina de ambos seja respeitosa e saudável.

Curtiu o post? Descubra como cuidar do seu gatinho com muito amor:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

23 Comentários

  1. JACYR disse:

    A fêmea tem 8 anos e Júlio 03. Derrepente começaram a brigar depois de 03 anos de convivência. Nem sei mais o q fazer

    • Nilda disse:

      Encontrei um gatinho na Rua. Logo que abri o carro ele entrou deitou no painel do carro e veio comigo. Castrei e dei vacina v5. Ele bate muito na gata que eu já tinha antes dele. Vai nos vizinhos e bate nos gatos deles é come a ração. Bate tbm em cachorro de vizinho. Estou tendo que mantê-lo trancado em casa. O que posso fazer pata mudar esse quadro?

  2. Margareth disse:

    Olá! Tudo bem? Então meu filho pegou uns três gatinhos na rua, hoje estou com 20 gatos e na pandemia fiquei desempregada e quase não tenho condições de alumenta los, já castrei quase todos os machos mas agora a gata que não estão castradas ficou prenha, não sei de que forma, pois não ficou com os machos que estão ainda para castrar , será que não foi castrado direito?? Levei no hospital público. Gostaria de saber como conseguir ajuda de ração e produtos de limpeza, pois não consigo doar com medo de sofrer mais tratos, pois já faz parte da família, mesmo me dando muito trabalho. Preciso de ajuda para alimentar esses serzinhos de Deus. Obrigada. Já até pensei em abrir uma ONG, mas mora em apartamento ao lado de uma veterinária, se tiver maus cheiros os vizinhos e a veterinária vão denunciar e vão levar para qualquer lugar que não vai ter o carinho e atenção que dou, mas preciso de ajuda para ajudar eles.

  3. Silvia Regina Silveira disse:

    Tenho duas gatas, já moram com a gente a mais de um ano, mas ultimamente andam se agredindo, o q posso fazer .

    • Cobasi disse:

      Oi Silvia, como vai? O ideal é que o tutor associe a presença do outro gatinho a algo positivo, como, oferecer petiscos quando os pets estiverem juntos sem brigar, brincar com os dois animais ao mesmo tempo, usar ervas de gato para acalmar os bichinhos e esfregue uma toalha no gato e posicione a peça sob o comedouro do outro! 🙂

  4. Giuliano Lempe disse:

    Ola
    Minhas gatinhas tem 8 anos e a mais nova 3 anos.
    Há cerca de.um mês começarm a brigar e cada dia está mais complicado, pq a mias velha não deixa a mais nova comer e a mais nova não deixa a mais velha usar a areia pra suas necessidades.
    Fim de.semana se.pegaram e se machucaram serio. De sair.muito Sandie de.uma delas.
    Já pensei .levar a mais nova pra nossa loja, mas tenho pena pq é um galpão enorme.e ela é acostumada ao apartamento.
    Não sei o que fazer.
    Me dá uma força aí por favor.

    Grato

    Giuliano

  5. Suzana Ribeiro disse:

    Meu filho foi viajar e deixou seu gato de 2 anos comigo, mas tenho uma gatinha com 6 anos. Não tive como deixá-los separados. A minha gatinha se escondeu no maleiro do guarda roupas e o outro anda pela casa. Quando minha gata desce para fazer as necessidades na horta (desativada) eles rosnam, o outro quer agredi-la e ficam olhando um para o outro se estranhando. Mal consigo passar a mão no intruso por que ele é muito agressivo e já estou com medo dele. Preciso urgente de orientação por que a decisão do meu filho é que o gato dele fique comigo. Por favor, me orientem o mais rápido possível. Estou exausta por não dormir muito a noite e ficar monitorando os dois.

    • Cobasi disse:

      Olá, Suzana! Como vai?

      O ideal é que você traga associações positivas a eles, por exemplo, quando o gato do seu filho estiver próximo ao seu e não houver brigas, celebre na frente deles e de petiscos e carinhos aos dois, desta forma, eles irão associar essa ação a algo positivo.

      No entanto, se as brigas já passaram dos limites, recomendamos que vá ao médico-veterinário para que ele recomende um calmante adequado a eles.

  6. Marli aparecida do Nascimento disse:

    Bom dia , gostaria de saber.o que faço tenho um gatinho de quatro meses e peguei uma gatinha de dois meses nos primeiros dias foi terrível agora eles brincam mas nunca sei se estão brincando ou brigando ele não para só atrás dela o tempo todo acho que ela cança aí separo fica os dois chorando ele corre atrás dela ela tbm atrás dele mas quando ele pega ela grita aí não sei o que fazer estou separando eles quando saio mas eles ficam miando os dois não tem mordidas a impressão e que brincam mesmo mas tenho medo de ser perseguiçao dele pois não deixa ela um minuto

    • Cobasi disse:

      Olá, Marli! Tudo bem?
      Você pode começar tentando uma aproximação entre dois através da associação positiva, e essas são algumas maneiras de fazer isso:

      • Ofereça petiscos quando os pets estiverem juntos sem brigar
      • Brinque com os dois animais ao mesmo tempo
      • Use erva de gato para acalmar os bichinhos
      • Esfregue uma toalha no gato e posicione a peça sob o comedouro do outro

      Além disso, quando você estiver ausente, uma ótima opção é a contratação do serviço de Pet Sitter, deste modo, o profissional irá garantir que não tenha brigas entre eles, além de ajudar na aproximação por meio da associação positiva.

      Saiba mais sobre o Pet Sitter: https://blog.cobasi.com.br/pet-sitter-o-que-e/

  7. Sandra Veríssimo disse:

    Tenho dos siameses castrados de 7 anos, alimentava 2 amarelos no telhado, castro os machos com amigos, macho castrei ele desceu, muito amoroso,mas o meu mais novo virou um terror e se pegaram feio,hoje cuido no telhado,apareceu a gata deve ter
    uns 4 anos, os cães vizinhos morderam,comecei cuidar está linda,adoro a branquela, fiz todo processo,separai comodo e utensilios isso desde 16/12/22 ,mas não consigo fazer ficar juntos, usei catnip, spray catnip no vorpinho e ambiente que dorme, harmony no pelo,baunilia ja não sei o que fazer e não quero doa-la, dorme comigo e é amorosa demais, se puderem me ajudar agradeço. Gratidão

  8. Sandra Oliveira disse:

    Boa noite. Tenho dos siameses castrados de 7 anos, alimentava 2 amarelos no telhado, castro os machos com amigos, macho castrei ele desceu, muito amoroso,mas o meu mais novo virou um terror e se pegaram feio,hoje cuido no telhado,apareceu a gata deve ter
    uns 4 anos, os cães vizinhos morderam,comecei cuidar está linda,adoro a branquela, fiz todo processo,separai comodo e utensilios isso desde 16/12/22 ,mas não consigo fazer ficar juntos, usei catnip, spray catnip no vorpinho e ambiente que dorme, harmony no pelo,baunilia ja não sei o que fazer e não quero doa-la, dorme comigo e é amorosa demais, se puderem me ajudar agradeço. Gratidão

  9. Alice disse:

    Oii,eu tenho uma gata de 4 anos e faz um ano que adotei uma de 1 ano.
    A mais velha só fica batendo nela e a mais nova só quer brincar.
    Quando a mais nova chegou ela não ia ficar comigo a gente ia doar mas não achamos ninguém então ficamos com ela.
    Agora depois de um ano nada mudou o que eu faço?

    • Cobasi disse:

      Problemas comportamentais entre gatos podem persistir mesmo após um período. Certifique-se de fornecer espaços separados e recursos individuais para cada gato. Introduza gradualmente interações supervisionadas e continue observando seu comportamento. Se as brigas persistirem, considere buscar a orientação de um especialista em comportamento animal.

  10. Lilien disse:

    Tenho 2 gatos , 1 macho e 1 fêmea , ambos com 6 anos , eles sempre se deram muito bem, mas mudei de cidade , morava em apto e vim para casa, agora os dois brigam feio, eu separo pois o macho tem 10 k e a fêmea 3,5 k , se deixar ele vai machucar muito ela, mas todas as vezes que separo a briga saio toda mordida por ele. Separei dentro de casa por cômodo , mas eles choram querendo se aproximar, não sei o que faço

    • Cobasi disse:

      Lilien, a mudança de rotina pode ter causado estresse nos pets, pois os felinos não gostam de nada fora do lugar ou novos ambiente. Entretanto, recomendamos que você converse com um veterinário para garantir que não é nenhum problema de saúde.

  11. eduardo disse:

    Nada disso adianta por muito tempo. E erva de gato, muitas vezes provoca o efeito contrário. O que tenho observado é que brigas ocorrem porque tem alguma gata solta na vizinhança. Um dos últimos veterinários em que fui disse-me que meus gatos iam acabar se matando. Esse tipo de coisa que temo, por isso é bom tentar apartar ou evitar uma briga. Bom, para a maioria resolve, isso que importa. Talvez houvesse alguma solução se estivéssemos em um país do primeiro mundo, em que houvesse mais pragmatismo e menos disse-me-disse.

    • Cobasi disse:

      Eduardo, brigas entre gatos são relativamente comuns, especialmente quando há gatas no cio por perto. A castração é uma solução eficaz para evitar esse tipo de comportamento agressivo. Ela ajuda a reduzir as disputas territoriais e o desejo de procriação. Se você ainda não considerou a castração, essa é uma opção a ser avaliada.

Deixe o seu comentário