Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Antisséptico para cães e gatos: prevenção de bactérias

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
antisseptico cachorro

O uso de um antisséptico para cachorros e gatos é essencial caso seu amigo esteja passando por infecções de pele ou machucados que precisam de cuidados. O problema é que às vezes ficamos em dúvida sobre como usar o produto e qual escolher, a fim de investir na melhor opção.

Sendo assim, vem ler mais sobre os benefícios de usar esta solução que pode prevenir a proliferação de bactérias ou germes.

Pode usar antisséptico em cachorro?

O produto é indicado para animais, porém a recomendação é que antes de administrar, você consulte um médico veterinário. Afinal, se você está precisando usá-lo, é porque o bichinho tem alguma infecção ou machucado na pele.

Entretanto, a ação antisséptica também é encontrada em outros produtos, como shampoos e sabonetes, pois auxiliam no tratamento das afecções da pele como piodermite. Em casos dermatológicos, a indicação é utilizar composições especiais para diminuir ao máximo os sintomas das doenças de pele, ainda mais se for uma alergia constante.

Algumas raças, como Boxer, Bulldog, Lhasa Apso, Maltês, Schnauzer, Shih Tzu e Pug são conhecidas por terem peles mais sensíveis, assim como gatos Persas e Siameses, ou seja, precisam de uma atenção especial com os produtos do dia a dia. Sendo assim, a ação antisséptica costuma ajudar.

Para que serve antisséptico no machucado do cão?

A solução é usada com frequência para o tratamento de feridas, lesões, dermatites e outras disfunções na pele dos animais, além de ajudar no processo pós-cirúrgico. É através das propriedades do produto que você garante a limpeza da região, removendo possíveis tecidos necrosados e a presença de microorganismos.

Em relação ao jeito certo de administrar, o primeiro passo é higienizar as mãos para não acabar repassando as bactérias para o machucado. Depois, espirre por toda a ferida o antisséptico spray, que é a versão mais encontrada, e use um algodão para finalizar a limpeza.

Por fim, basta esperar secar para continuar o procedimento, caso tenha que passar uma pomada, por exemplo.

Pode colocar merthiolate na ferida de cachorro?

O Merthiolate é um medicamento usado na antissepsia, ou seja, desinfecção e limpeza dos ferimentos e existem fórmulas específicas para serem usadas na pele do animal. Desta forma, antes de mais nada, consulte um veterinário para não acabar despertando uma alergia no seu bichinho.

Importância do antisséptico em casos de cirurgia

Se o cachorro ou gato acabou de ser operado, provavelmente você vai precisar de um antisséptico para cães e gatos, pois a região dos pontos deve ser higienizada diariamente por conta do risco alto de contaminação. Em conjunto com o produto, o médico do seu pet deve recomendar outros medicamentos para a cicatrização da área.

Uma simples ferida pode se tornar uma dor de cabeça se não for tratada, então é importante não deixar de lado qualquer mudança na pele do seu bichinho.

Já em cenários de procedimentos cirúrgicos e mordidas, o antisséptico vai ajudar a manter o local limpo e impedir que qualquer bactéria prejudique a recuperação do seu amigo.

E agora temos outros conteúdos que você pode gostar! Qual deu vontade de ler?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Eliene Almeida da Silva sena disse:

    Sempre que faço nunca acho uma resposta construtiva lhe peço pór favor se vocês poder mim ajudar posso colocar este medícamento no ferimento do meu gato pó secante cutisanol obrigado

Deixe o seu comentário