Pudu: conheça a nova espécie de cervo encontrada no Peru

Por Rodrigo Svrcek   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
pudu comendo folhas
Pudu é considerado um dos menores mamíferos da natureza

O pudu é uma espécie de cervo característico do continente sul-americano, sendo encontrado na Argentina, Chile, Peru e Equador. Seu habitat natural é a Cordilheira do Andes.

O seu nome vem do Mapudungun, idioma dos índios Mapuche, e quer dizer cervo. Até pouco tempo, acreditava-se que haviam apenas duas espécies desse animal. Porém, recentemente, a família aumentou. Confira!

Pudu: o que é?

O pudu é um cervo de pequeno porte que tem como habitat natural a América do Sul, podendo ser encontrados nas montanhas próximas ao Oceano Pacífico 

Dividida entre pudu mephistophiles e puda, essa família chama a atenção por seu tamanho compacto. Independente de sua variante, a altura máxima do animal não passa de 44cm e seu comprimento aproximado é de 85cm.

Pudu: ficha técnica

ReinoAnimalia
Filo:Chordata
ClasseMammalia
OrdemArtiodactyla
FamíliaCervidae
SubfamíliaCapreolinae

As diferentes espécies de mamíferos

Até a descoberta do pudu-da-selva-peruana, o gênero era dividido em duas variações. Saiba mais sobre cada uma delas.

Pudu- do-norte (Pudu mephistophiles)

Pudu mephistophiles em meio à vegetação
O pudu-do-norte tem como habitat montanhas e páramos sul-americanos

O pudu-do-norte é um animal nativo da região próxima à Cordilheira dos Andes, podendo ser encontrado no norte do Peru, Equador e Colômbia. Considerado solitário, ele habita montanhas, páramos e pastagens localizadas entre 2 e 4 mil metros de altura.

Características da espécie

A principal característica do pudu-do-norte é o seu porte. Tanto o macho quanto a fêmea chegam a medir, no máximo, 35cm de altura na fase adulta. Além disso, o peso não ultrapassa os 6kg.

Completam suas características a pelagem marrom-avermelhada do dorso, a coloração preta da cabeça e parda na região do pescoço.   

Como é a alimentação?

Assim como os demais cervídeos, o pudu mephistophiles é um animal herbívoro. Sua dieta consiste em folhagens e pequenos frutos. 

Por causa disso, é comum ver a espécie escalando árvores ou invadindo plantações em busca de alimentos.  

Pudu-do-sul (Pudu puda)

pudu-do-sul deitado
O pudu-do-sul vive na região dos Andes entre Argentina e Chile

Como o próprio nome sugere, o pudu-do-sul é um cervo que se concentra na parte sul do nosso continente. 

Nativo do Chile e da Argentina, o animal pode ser encontrado na região andina desde o sudeste argentino até o Oceano Pacífico.

Características da espécie

O pudu-do-sul possui características semelhantes ao seu parente do norte. A principal diferença está na cor da pelagem. No caso do pudu puda, o corpo é totalmente marrom escuro.

Além disso, o macho possui pequenos chifres não ramificados sobre a cabeça. Sua altura máxima pode chegar a até 41cm e o peso varia de 7 a 10kg.

O seu ambiente é formado por bosques de vegetação densa a, aproximadamente, 1.8 mil metros de altitude. Sua estimativa de vida é de 8 a 10 anos.

Sua alimentação é à base de folhas, plantas e cascas de árvores, assim como os demais cervos existentes no planeta.

Nova espécie descoberta no Peru

novo mamífero encontrado na américa do sul
A espécie descoberta no Peru é semelhante ao pudu-do-norte, porém possui o porte ligeiramente maior

Em março de 2024, uma nova espécie foi descoberta no Peru. Com o nome científico de pudella carlae, e conhecido popularmente como pudu-da-selva-peruana, ele é uma variação do seu vizinho do norte.

Além de ser o primeiro cervo descoberto no continente americano nos últimos 60 anos, o “pudella carlae” possui diferenças significativas em relação ao seu parente.

As principais são a pelagem mais escura e o porte ligeiramente maior. Entretanto, o que tem intrigado os pesquisadores é a questão genética. 

Pois, para os responsáveis pela descoberta, o pudu-do-norte e o pudu-da-selva-peruana não possuem a mesma linhagem.

Gostou de conhecer mais sobre o pudu, essa espécie de cervo da Cordilheira dos Andes? Então, conte para gente: qual é o animal de exótico que você conhece?

Por Rodrigo Svrcek

Redator

Jornalista apaixonado por livros, filmes e literatura. Especialista de planta, sabe tudo sobre cultivo e cuidados. Atualmente não tem pets, mas até hoje não se esqueceu da Joana, gatinha para quem deu lar temporário solidário para ajudar uma ONG.

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário