Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gambá: características, alimentação e muito mais

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 7 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gambá

Quando você pensa em um gambá, provavelmente a primeira coisa que imagina é a fama dele ser fedorento. Esse animal que parece com um rato – porém não é um roedor – tem muitas características e curiosidades que você vai conhecer a seguir. Continue a leitura!  

O que é gambá?

Gambá é um nome popular usado para se referir as diferentes espécies da família Didelphidae. Assim como ocorre com cangurus e coalas, trata-se de um marsupial que tem uma bolsa – que carrega os filhotes – na qual completam seu desenvolvimento.

Inclusive, o termo gambá é derivado do tupi-guarani, que significa “saco vazio”, que faz referência ao fato de serem animais marsupiais.

 Aproveitando, no Brasil, existem outros nomes populares do gambá: 

  • Mucura;
  • Cassaco;
  • Timbú;
  • Sarigué;
  • Saruê;
  • Raposa;
  • Taibu;
  • Micurê;
  • entre outros.

Muitas pessoas acreditam que os gambás são roedores e parentes dos ratos. Mas, na verdade, eles são mamíferos. 

Tipos de gambá encontrados no Brasil

Existem quatro espécies diferentes de gambás brasileiros

  • Gambá-de-orelha-preta (Didelphis aurita);
  • Gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris);
  • Gambá-comum (Didelphis marsupialis);
  • Gambá-amazônico (Didelphis imperfecta)

O gambá-de-orelha-branca e o de orelha-preta costumam ser mais encontrados por viverem em áreas urbanas. Podem entrar em casas, principalmente, em busca de comida. Ao todo, no mundo, existem 272 espécies de marsupiais. Sendo que 70 delas ocorrem na América do Sul.

Características do gambá

sarue
Gamba é o nome popular usado para se referir a algumas espécies de marsupiais da família Didelphidae.

De modo geral, com média corporal entre 40cm e 50cm, os gambás têm um corpo maciço, com focinho alongado e orelhas grandes. 

Além disso, tem a sua grande cauda, que é importante para que o animal consiga escalar, prender e segurar, funcionando como uma espécie de quinto membro. O marsupial tem patas com unhas bastante afiadas, que os ajudam a se segurar.

Sua habilidade de escalar, permite que consigam se alojar em forros das residências. Vale destacar que são animais de hábitos noturnos, solitários e arborícolas (que vivem nas árvores) ou terrestres.

Qual é a comida preferida do gambá?

Os gambás são onívoros, ou seja, podem comer tanto alimentos de origem vegetal quanto animal. Portanto, na sua dieta estão incluídos:

  • pequenos vertebrados, como filhotes de cobras e aves;
  • pequenos invertebrados, como insetos e aracnídeos;
  • frutas; 
  • ovos; 
  • carniça;
  • e até mesmo lixo.

10 curiosidades sobre gambá

Além dessas informações sobre esses mamíferos marsupiais, preparamos uma lista com as principais curiosidades sobre gambás. 

1. Qual é a defesa do gambá?

Você já se perguntou qual é a principal estratégia de defesa do gambá? Talvez você pense que a resposta é: “exalar um cheiro desagradável”. 

Mas, isso é um mito. Para espantar predadores ou em situações que se sentem ameaçados, o gambá rosna e mostra os dentes. Outra opção é a emissão de um som característico combinado com a abertura da boca.

mucura
O gambá utiliza seus recurso de defesa apenas quando se sentem ameaçados.

Apesar do comportamento parecer agressivo, em geral, os gambás não atacam. Além disso, o animal também pode se fingir de morto, que é uma estratégia conhecida como tanatose

2. Então, mau cheiro de gambá é verdade ou mito? 

Vamos falar primeiro da crença popular: ao contrário do que a maioria pensa, gambá não libera nenhuma substância com odor mau cheiroso para se defender. 

Na verdade, o mau cheiro exalado pelo animal serve para atrair parceiros ou em situações de extremo estresse.

O animal que esguicha um jato líquido de odor fétido é o cangambá. Um mamífero que, assim como é retratado em desenhos infantis, apresenta pelagem preta e grandes listras brancas nas costas. A espécie pertence à família Mephitidae, ou seja, não é um gambá.

3. Onde os gambás ficam durante o dia?

Durante o dia, costumeiramente, os gambás são encontrados em buracos nos troncos de árvores ou sob folhas secas. 

4. Qual a importância ecológica dos gambás?

Vale destacar que os gambás têm um papel essencial e importante para o meio ambiente, ao se alimentarem de insetos e roedores. Essa ação natural ajuda no controle do tamanho

populacional desses animais, o que evita a proliferação de grandes pragas urbanas.

Sem contar que como também se alimentam de frutos, atuam como dispersores de sementes de diferentes espécies. 

5. Gambás são perigosos?

gamba de estimação
Os gambás não são considerados animais perigosos.

Não, esse é um outro mito relacionado à espécie. Apesar de possuírem caninos grandes e até apresentarem um comportamento de ataque, não são considerados animais agressivos.

É importante frisar que os gambás são adaptados a viverem em ambientes que foram modificados pelo homem. Inclusive, nesses locais é onde eles encontram alimento e abrigo. 

6. Gambá pode transmitir doenças?

Sim, podem transmitir doenças como a leptospirose, verminoses e raiva. Com essa informação você deve estar pensando em como afastar o animal da sua residência. 

7. O que fazer quando tem um gambá em casa?

Caso encontre um gambá, na sua casa ou em ambiente urbanizado, não fique assustado. Primeiro ponto, avalie se são filhotes ou adultos.

Se forem filhotes e estiverem sozinhos, provavelmente acabaram de se perder ou a sua mãe morreu. Agora, se for um gambá adulto, não tente mexer com ele. Provavelmente, o animal está vivendo ali e está aplicando toda a sua importância biológica naquela região. 

Recebeu a visita de um gambá? Não é recomendável acuar o animal, ou pior, machucá-lo. Além disso, não tente prendê-lo, para depois soltá-lo, em outra região. Solicite o auxílio de órgãos especializados, para fazer o resgate do pequeno animal.

Por exemplo, ligue para o Corpo de Bombeiros (193) ou para a Polícia Ambiental, que são os responsáveis por efetuar o resgate desse tipo de animal. Informar se ele está ferido ou se aparenta estar precisando de ajuda, para auxiliar no resgate. 

8. Como é a reprodução dos gambás?

Como mamíferos marsupiais, a gestação dos gambás não ocorre apenas no interior do útero. Inicialmente, o filhote se desenvolve no órgão mencionado, porém o processo é completado na bolsa que fica barriga da fêmea.

Em resumo, o filhote de gambá, fica em média 13 dias no útero e depois segue as etapas complementares do seu desenvolvimento na bolsa, onde também tem a amamentação. 

filhotes de gambá
As fêmeas de gambás se reproduzem de uma a três vezes por ano.

São por volta de 90 dias até o filhote de gambá sair do aporte materno, para viver de maneira independente. Em média, nascem de 10 a 15 filhotes por ninhada.

Uma curiosidade é que, assim como outros marsupiais, os filhotes de gambás nascem pelados e cegos.

9. Qual é o predador natural do gambá?

Seu principal predador natural é o gato-do-mato (Leopardus spp.). Além disso, existe o homem, que mata os gambás, seja por ignorância ou por acidente. Existem registros de gambás que são atacados por cães, são atropelados e sofrem choques em fiações.

Importante relatar, de acordo com a Lei n° 9.605, qualquer ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados é crime. 

Essa informação é essencial porque muitas pessoas confundem os gambás com os ratos. Nesse cenário, a espécie acaba sendo vítima de pessoas que os matam por desconhecimento ou por sentir medo do animal. 

10. É possível ter um gambá de estimação?

Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o gambá não está na lista de animais que podem ser domesticados sem precisar da autorização do órgão. 

Em outras palavras, criar um gambá como animal de estimação configura como crime ambiental, se não tiver todas as autorizações legais. 

Gostou do conteúdo? No Blog da Cobasi você encontra tudo sobre o mundo animal. Aqui você conhece espécies, dicas de cuidados com animais de estimação e muito mais. Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

15 Comentários

  1. Marco Antonio Vilela Peixoto disse:

    Muito legal e esclarecedora essa matéria, eu convivo com os Sarues e respeito muito, minha gata até já acostumou com eles que não se aproximam quando ela está por perto.

  2. Elio Estrada disse:

    Gostei muito da matéria, em Bragança tem muito desse animal, aqui chamamos de Saruê , e muito importante para a natureza, ele e predador de cobras e escorpiões , e outros animais da natureza, importante a sua preservação.

  3. Antônio ARILDO Kwiatkoski disse:

    Muito bom e instrutivo o conteúdo

  4. Celso Laurentino dos Santos disse:

    Oi sempre aparece de baixo da minha garagem um tenho muita dó saruê

  5. João Abanir Mieres disse:

    Excelente notícia
    Bom trabalho
    Muito importante
    Obrigado

  6. Ana Angela Guirelli disse:

    São muito especiais! Não podemos mal tratar!

  7. Gilcleide Neves disse:

    Onde trabalho tem uma família vivendo no forro da casa. Deixo sempre ração próximo pra ele, os vizinhos não gostam da presença deles porque são magunceiros. Acho lindo, a noite fazem muito barulho, no entanto não os quero longe, lá eles estão seguros.

  8. Renato Affonso disse:

    Excelente trabalho.

  9. Eduardo disse:

    Estou alimentando Gambá no meu quintal, monitoro-os pela.mamera, o alimento principal é banana e ovos cozidos, todas as noites eles vêm come e vai embora, já entrou dentro de casa e permaneceu por dois dias escondido no quarto de visita, cuido deles a muito tempo

  10. Lúcia Verônica Ferreira de Lima disse:

    Amei o conteúdo sobre os gambas.

  11. Carlos Alexandre disse:

    Excelente matéria…
    Sensacional.
    Parabéns.

  12. Rodrigo gomes disse:

    Conheço este animalzinho como cassaco kkk eles são muito descriminado pelo ser humanos como cobra Lagarto lagartixa e outros e são nocivos até cobra se não mexe com ela ela não morde foi legal conhece os nomes desse bichinho gambá kkk

  13. Rodrigo Gomes disse:

    Gambás são nocivos não faz mal a ninguém mais os ser humanos são perigosos maltrata os bichinhos e outros animaizinhos esquizitos

  14. Paulo disse:

    Parabéns pela matéria!! Excelente explanação.

  15. Altair disse:

    Parabéns pela matéria sobre os Gambás, instrutiva, ecológica e pedagógica !

Deixe o seu comentário