Aprenda como acabar e evitar pulga de cachorro

| Atualizada em

Por Rodrigo Svrcek   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro com pulga
A coceira é o principal sintoma de pulga de cachorro

As pulgas de cachorro são parasitas externos que se hospedam entre a pelagem e se alimentam do sangue do seu pet. Além de coceira e outros incômodos, as pulgas podem causar desnutrição e outras doenças.

Para garantir e preservar a saúde e o bem-estar do seu animal de estimação, confira como fazer para matar a pulga de cachorro.

Sintoma de pulgas em cachorro

O primeiro passo para eliminar a pulga de cachorro é identificar o problema. O sintoma mais visível de infestação é a coceira excessiva.

Caso você perceba que o seu pet está se coçando mais do que o normal, a recomendação é procurar por insetos pequenos e pretos entre a pelagem.

O jeito correto de fazer isso é procurar um local bastante iluminado e escovar os pelos do animal. Assim, você conseguirá identificar claramente a presença de insetos. 

Como matar pulgas em cães?

Há diversas maneiras de matar pulgas em cães, sendo os mais comuns o uso de shampoos antipulgas e medicamentos antiparasitários. Conheça melhor cada um deles:

Shampoo antipulgas

A administração de shampoos antipulgas é indicada para casos de infestações leves, em que há poucos parasitas na pelagem do animal.

Seguindo as orientações do médico-veterinário, dê um bom banho no pet com o produto. Para evitar otites, problemas oculares e intoxicações, tenha cuidado para o produto não cair nos olhos, no ouvido ou que haja a ingestão do produto por parte do cão.

Antipulgas e carrapatos para cachorro

Uma solução que serve tanto para matar, quanto para prevenir pulgas em cães são os medicamentos antipulgas e carrapatos. Entre as opções há coleiras, pipetas e comprimidos.

Para um melhor resultado, convém consultar um médico-veterinário para encontrar mais adequada aos hábitos do seu pet.

Uma das vantagens dos medicamentos antipulgas é que, com apenas uma dose, é possível matar as pulgas escondidas na pelagem do cão.  

Como evitar pulgas em cachorros?

Verterinária aplicando antipulgas em cachorro
A melhor prevenção de pulgas de cachorro é investir em antiparasitários

A melhor maneira de evitar pulgas em cachorro é combater os principais focos de infestação parasitária.

Normalmente, a infestação de pulgas acontece com a transmissão do parasita de um cão hospedeiro para um pet saudável.

Esse contato pode acontecer entre animais de estimação da mesma casa ou durante passeios ao jardim e visitas ao veterinário.

Outro fator é o contato do seu animal de estimação com pulgas no ambiente. O inseto pode se esconder no comedouro, bebedouro, brinquedos, acessórios, móveis ou diferentes partes da casa.

Para evitar infestação de pulga em cães, basta adotar as orientações a seguir:

  • invista preventivamente em antipulgas e carrapatos;
  • higienize os acessórios do seu animal de estimação;
  • mantenha a limpeza de todos os ambientes da casa;
  • evitar que dois ou mais cães compartilhem os mesmos comedouro e bebedouro;
  • visitas periódicas ao médico-veterinário.

A limpeza do ambiente é essencial para evitar não apenas as pulgas em cachorro, mas também a reifestação. Pois, mesmo após matar as pulgas do pet, elas podem atacá-lo novamente, caso permaneçam na casa.

Principais doenças causadas por pulga de cachorro

Não evitar ou matar pulgas em cachorros pode acarretar no desenvolvimento de uma série de doenças. As principais são:

Gostou de saber como matar e evitar pulgas de cachorro em casa? Para saber mais sobre a saúde dos cães, continue navegando no Blog da Cobasi.

Banner superior | webdoor | Canal do WhatsApp

Por Rodrigo Svrcek

Redator

Jornalista desde 2012, sou apaixonado por pets e plantas — o que me trouxe até o blog da Cobasi. Vivo cercado de verde na minha casa, que também já foi lar da Joana, uma gatinha frajola. Aqui, compartilho principalmente dicas de jardinagem, mas também de cuidados com os seus bichinhos.

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário