Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Pulga de cachorro: o que fazer quando elas atacam?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
pulga de cachorro

Por mais que o tutor cuide muito bem do pet, é quase impossível evitar que uma pulga de cachorro apareça. Esse parasita é um dos que mais incomodam os cães, pois se prolifera de maneira muito rápida, dificultando a contenção.

Mas além da coceira irritante, as pulgas podem causar outros problemas de saúde. Por isso, é fundamental saber os melhores cuidados para evitar que elas ataquem.

Riscos da pulga de cachorro

Os principais perigos que as pulgas podem trazer para os pets são:

  • dermatite alérgica, caso o pet seja alérgico às picadas;
  • doença Tênia, parasita presente nas pulgas e larvas;
  • doenças bacterianas, pois pulgas são portadoras de muitas doenças causadas por bactérias.

Cuidados para evitar as pulgas

Confira algumas precauções para impedir o aparecimento de pulgas de cachorro:

  • manter o ambiente limpo;
  • lavar com água morna os objetos onde as pulgas costumam deixar os seus ovos, por exemplo, almofadas, lençóis e tapetes;
  • usar aspirador de pó para sugar os ovos.

Além desses cuidados com o ambiente, outra forma de evitar que as pulgas entrem em casa é protegendo o próprio cachorro.

Para impedir que eles virem hospedeiros das pulgas, você pode utilizar produtos antipulgas que atuam de duas formas: tópica e sistêmica.

Os produtos tópicos são aqueles usados externamente. Confira alguns exemplos.

Shampoo antipulgas

Essa é uma ótima maneira de lidar com uma infestação no início, eliminando-a de uma vez.

Porém, ao dar banho no cachorro com shampoo antipulgas, é necessário redobrar os cuidados. Você deve ter atenção para que o produto não caia nos olhos ou nos ouvidos do pet, e nem seja ingerido. 

Coleira antipulgas

As coleiras funcionam tanto para o tratamento imediato dos cães quanto para proteção a longo prazo. Para isso, elas contêm produtos químicos que afetam somente as pulgas.

O principal cuidado com essas coleiras é na hora de escolher, pois elas devem ser adequadas para o peso do animal.

Além disso, o uso contínuo desse produto pode causar irritações e alergias. Caso isso aconteça, suspenda o uso imediatamente e procure um médico-veterinário.

Agora, vamos conferir os produtos sistêmicos, ou seja, que agem internamente.

Pipetas antipulgas

O uso das pipetas antipulgas pode ser tanto tópico quanto sistêmico, já que, dependendo da marca, esse produto é absorvido pela pele. Geralmente, coloca-se a pipeta na nuca do animal para que ele não consiga lamber.

Além de eliminar a pulga de cachorro, as pipetas também protegem o pet durante um período.

Comprimidos 

Os comprimidos funcionam de dentro para fora eliminando as pulgas quando elas sugam o sangue dos cachorros. Por isso, é o tratamento mais indicado quando há uma grande infestação.

Além disso, os comprimidos protegem os animais de estimação por mais dias. O único problema é na hora de fazer o cachorro ingerir o medicamento.

Posso dar remédios caseiros para pulgas?

pulga de cachorro

Este dilema está presente na cabeça de muitos tutores, já que, em geral, os componentes dos remédios caseiros são produtos naturais.

No entanto, você deve evitar a automedicação mesmo nesses casos. Afinal, além de não terem eficácia comprovada, esses materiais podem causar irritações ou problemas gastrointestinais no pet.

Por isso o ideal é usar um produto adquirido em um petshop ou uma clínica confiável e, caso as pulgas de cachorro persistam, consultar um médico-veterinário.

Para você saber mais sobre pulga em cães e como tratar, aperte o play e confira o vídeo especial que a Cobasi produziu sobre o tema.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário