Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Qual a melhor ração para lágrima ácida? Descubra aqui!

| Atualizada em

Colaboração de Joyce Lima | Médica-veterinária   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Se o seu cachorro foi diagnosticado com cromodacriorreia, fique tranquilo, pois, sim, vamos contar para você qual a melhor ração para lágrima ácida. Continue a leitura, saiba tudo sobre a condição e como deixar seu pet livre dela.

O que é lágrima ácida?

Caracterizada pelo escurecimento do entorno dos olhos de cães, a lágrima ácida em cães é chamada de cromodacriorreia e, apesar do nome, não tem relação com o pH do líquido que sai dos olhos do animal. Algumas raças de cães possuem predisposição para a condição e a alimentação é a maior causadora, mas também pode ser a solução desse problema.

Aqui, explicamos quais são os cuidados que devem ser tomados e se há uma melhor ração para evitar lágrima ácida. Com incidência bastante comum entre cachorros, muito além de mera questão de aparência e da secreção fétida, a situação exige reais cuidados com a saúde do seu amigo.

Por que meu cachorro tem lágrima ácida?

De acordo com a médica-veterinária da Educação Corporativa da Cobasi Joyce Aparecida Santos Lima, a lágrima ácida ocorre devido a vários problemas, como a grande produção de lágrimas ou mesmo a obstrução do canal lacrimal. Conjunto a isto, o excesso de pelos na região dos olhos do cão pode provocar o acúmulo de bactérias comuns à flora do local.

“A lágrima ácida é o escurecimento da região ao redor dos olhos dos cães. Ela pode ter diversas causas, como a obstrução do canal lacrimal, excesso na produção de lágrima, excesso de pelos e bactérias na região”, contou a especialista.

Como fazer a limpeza da lágrima ácida?

O melhor produto para limpar lágrima ácida é aquele desenvolvido para esse fim. É perigoso passar produtos que não são específicos para a região dos olhos e mais ainda aqueles que são de uso humano.

A veterinária Joyce Lima fala ainda sobre a importância de manter os pelos da região dos olhos do cão sempre limpos e aparados, como parte dos cuidados contra a lágrima ácida.

“O tutor deve fazer higiene frequente dos pelinhos na região dos olhos com soluções específicas para isso”, disse Joyce.

Qual a melhor ração para evitar a lágrima ácida?

A veterinária da Educação Corporativa da Cobasi informa, ainda, que uma alimentação saudável é, sem dúvidas, essencial para a saúde em geral do pet, o que pode incluir a não incidência da lágrima ácida em cães. No entanto, a profissional alertou que não há uma ração específica para evitar lágrima ácida em cachorro.

“Embora exista uma ampla procura por rações que reduzam a lágrima ácida, não existe comprovação científica de que elas tenham essa capacidade. O que o tutor pode fazer, é manter uma alimentação saudável”, disse a especialista.

É importante ressaltar que cães, mesmo rotineiramente alimentados de forma saudável, podem seguir com a ocorrência de lágrima ácida. Embora a boa alimentação colabore para evitar o problema. Isso porque, em casos mais graves de cromodacriorreia, a solução para o seu pet é uma intervenção cirúrgica.

Solução para a lágrima ácida

Por fim, a médica ressaltou que cada caso de lágrima ácida em cachorro deve ser investigado profissionalmente por um veterinário especialista em oftalmologia. Para isso, Joyce ressalta a importância de um diagnóstico apurado para identificar o motivo do surgimento da mancha. Somente assim, com um exame clínico e teste específico, o médico vai chegar à devida solução para o fim da lágrima ácida em seu cachorro.

“Deve se procurar o auxílio de um Médico Veterinário de confiança, pois, embora a lágrima ácida seja um problema comum, apenas um médico especializado poderá indicar o tratamento mais adequado, que pode envolver até mesmo uma cirurgia”, concluiu a veterinária.


Joyce Lima | Médica-veterinária

| Atualizada em

Colaboração de Joyce Lima | Médica-veterinária

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário