Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Qual é o melhor antibiótico para cachorro?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Qual é o melhor antibiótico para cachorro?

O antibiótico, assim como todos os outros tipos de medicamentos, sejam de uso humano ou veterinário, tem características diferentes de acordo com a doença que se pretende tratar. Eles estão divididos, a princípio, em dois grandes grupos: os antibióticos que matam as bactérias, chamados de bactericidas, e os que paralisam as bactérias para que elas não se multipliquem, aumentando a presença no organismo e piorando a infecção. Esses chamados de bacteriostáticos.

Depois desses dois grupos, os antibióticos vão sendo distribuídos em várias outras categorias, como os de origem natural, sintética ou semissintética, e ainda de acordo com o tipo de bactéria que se deseja eliminar.

São feitos muitos estudos e registros para tornar possível indicar um antibiótico para uma infecção na garganta e outro para uma infecção intestinal, por exemplo. Por isso, não há como dizer de maneira absoluta que o antibiótico X ou Y é o melhor para uso em cachorros, pois cada caso é um caso.

Casos em que o uso de antibiótico é necessário

Casos em que o uso de antibiótico é necessário

Assim como acontece conosco, em alguns momentos da vida pode ser que o seu cachorro realmente precise de medicamentos mais potentes, como os antibióticos, para se livrar de vez de uma infecção.

A pessoa mais indicada para identificar essas situações é, como sempre dizemos, o médico veterinário que faz acompanhamento do pet. Além de reconhecer e avaliar os sintomas apresentados pelo cão, ele será capaz de recomendar o antibiótico mais apropriado, orientando também com relação às doses diárias e à duração do tratamento. Para isso, é preciso avaliar o estado do cachorro como um todo, e não apenas um sintoma ou outro isoladamente.

Nos cachorros, alguns dos casos mais comuns que tornam necessário o uso de antibiótico são as infecções gastrointestinais, a otite, a gripe e a doença do carrapato. Essa última é especialmente perigosa, pois deixa o sistema imunológico do cão debilitado, tornando-o mais propenso a desenvolver outros problemas de saúde.

Como ministrar antibiótico corretamente

Como ministrar antibiótico corretamente

Você já deve ter ouvido falar sobre a importância de ministrar o antibiótico na hora certa, não é? Em alguns casos, isso pode acontecer de 6 em 6 horas, de 12 em 12 horas ou a cada 24 horas, por exemplo. Assim, é fundamental dar as doses do medicamento no momento correto para evitar que as bactérias encontrem uma “janela aberta” para sua proliferação. Cuidado: é muito importante seguir as orientações corretamente, pois dar antibióticos antes da hora pode provocar intoxicação. Anotar as doses na caixa do medicamento e utilizar um alarme para lembrar da hora certa de medicar o pet pode ajudar muito!

O mesmo vale para a duração do tratamento. É muito comum que alguns tutores suspendam o antibiótico por conta própria ao perceberem melhora no quadro de saúde do cachorro. Isso apenas faz com que as bactérias retornem mais fortes ainda, e o segundo ciclo de tratamento pode ser mais difícil e demorado.

O melhor antibiótico para cachorro é aquele receitado pelo médico veterinário para tratar especificamente o que o seu cãozinho tem. Siga as orientações dele e logo seu amigo estará em plena forma novamente!

Siga com a gente! Confira esses artigos que selecionamos para você:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário