Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Qual é a quantidade ideal de ração para gato?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
quantidade de ração para gato

Muitas dúvidas surgem no processo de adoção de um animal de estimação. Algumas das principais questões em um primeiro momento são limpeza, saúde e alimentação. A quantidade de ração para gato ideal também gera incertezas.

A dose correta do alimento causa muitas dúvidas, principalmente para os marinheiros de primeira viagem. Para evitar que a saúde do felino seja prejudicada, com sobrepeso ou falta de peso, é necessário considerar a quantidade de ração para gato. Isso depende da idade do bichinho, estilo de vida, tamanho e saúde.

Os gatos filhotes podem ser alimentados com ração a partir da oitava semana, após o desmame. Assim, a quantidade de ração para gato deve ocorrer de maneira progressiva.

Vale lembrar que há sempre a indicação nos rótulos sobre a porção de ração que deve ser consumida. É possível utilizar o parâmetro abaixo para casos mais genéricos. Confira a quantidade mais adequada para o seu amigo de quatro patas.

Idade e peso

A partir dos dois meses até os três, a quantidade recomendada é de 40 a 50 gramas diárias. Já entre três e quatro meses, 50 a 60 gramas por dia.

De quatro a seis meses, a indicação é de 60 a 70 gramas. Para os filhotes entre seis e 12 meses, o tutor pode reservar de 70 a 80 gramas.

A quantidade de ração para gato adulto pequeno (em média de 3 kg a 4 kg) é de 40 a 55 gramas diárias. Já os felinos maiores (de 5 kg a 6 kg) devem consumir de 55 a 75 gramas diariamente.

Como oferecer a quantidade de ração para gato ideal

Os gatos comem pequenas quantidades várias vezes ao dia. Portanto, é recomendável que você fique atento à personalidade do seu pet e vá ajustando conforme a melhor maneira de alimentá-lo.

Alguns felinos ingerem uma pequena quantidade em um horário e comem novamente mais tarde. Outros gatos mais comilões consomem tudo de uma vez só. Nesse caso, é melhor que o próprio tutor regule a frequência e a quantidade diariamente. Procure manter horários fixos, pois os gatos gostam de seguir uma rotina.

Local para a ração

Assim como o horário, determine um ambiente específico para colocar a ração diariamente. Caso tenha dois gatos, reserve um recipiente para cada um e deixe os bichinhos afastados, a fim de evitar brigas entre os pets. Procure deixar a ração em um ambiente tranquilo, longe da caixa de areia e em uma vasilha fácil de limpar.

Outros fatores a considerar sobre a quantidade de ração para gato

A idade pode influenciar muito a quantidade de ração para gato. Felinos idosos possuem maior dificuldade de digerir gorduras e proteínas. Por isso, para eles é indicado utilizar rações de alta qualidade e fácil absorção.

Alguns outros casos que merecem atenção especial são as gatas gestantes, os animais que estão acima e abaixo do peso ou que apresentam doenças específicas. Mas lembre-se que é necessário consultar um especialista para a indicação de rações mais adequadas!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário