Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Quanto tempo demora para cicatrizar pontos em cachorro? Descubra!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
quanto tempo demora para cicatrizar ponto em cachorro

Seja uma cirurgia ortopédica, de castração ou qualquer outra intervenção, o seu pet vai retornar para casa precisando de muito apoio para a sua recuperação. Então, saber quais cuidados são necessários, medicamentos e quanto tempo demora para cicatrizar pontos em cachorro, são parte do processo de ajuda.

Quer entender mais sobre esse período de recuperação, após um procedimento cirúrgico do seu cachorro? Confira algumas informações fundamentais para cuidar do seu amigo e vê-lo plenamente recuperado e saudável. 

Quanto tempo demora para cicatrizar pontos em cachorro?

Para falar sobre pós-operatórios em animais é fundamental ressaltar que cada caso é um caso, então o médico-veterinário é responsável por fazer as  orientações baseadas no quadro clínico do seu pet. Aqui, vamos compartilhar informações com uma visão mais geral sobre a recuperação depois da cirurgia.

É uma enorme responsabilidade fazer o acompanhamento dos pontos na pele do pet, que precisa de um tempo para se recuperar totalmente.

Em média, leva-se de 7 a 21 dias para sarar os pontos em cães. Esse tempo pode variar, já que o processo não é o mesmo para todas as raças. Alguns se recuperam rapidamente, enquanto outros precisam de mais dias para se recuperar totalmente.

A cicatrização completa dos pontos também precisa considerar algumas situações. Por exemplo, é necessário ter em mente que a movimentação do pet precisa ser restringida durante o tempo de recuperação.

O que acontece se não tirar os pontos dos cães?

O veterinário normalmente indicará o tempo para cicatrizar os pontos do cachorro. Em alguns casos, o profissional pode fazer uso de pontos de absorção natural e cicatrizante natural para feridas em cachorro.

Caso os pontos fiquem por mais tempo na pele do que o recomendado pelo especialista, eles podem acabar inflamando e causando mais danos ao animal. Por isso, é recomendado conversar com o médico-veterinário e acertar as datas de retirada dos pontos, assim como todos os cuidados para evitar que o local não seja prejudicado.

Mas, lembre-se: qualquer alteração no local dos pontos deve ser imediatamente informada ao veterinário. O uso de cicatrizante natural para feridas em cachorro, por exemplo, deve ser aprovado pelo profissional, de acordo com a raça e o porte. Assim, você se certifica que o seu pet terá tudo o que precisa para se recuperar de forma adequada e sem riscos.

O que é bom para cicatrizar feridas de cachorro?

Quanto tempo demora para cicatrizar pontos em cachorro? Descubra
Para que a cicatrização seja completa, é necessário ter muita atenção no processo de recuperação do pet.

Em muitos casos, é prescrito pelo veterinário que está acompanhando o pet, o cicatrizante para cachorro, a fim de auxiliar no processo de recuperação. Porém, somente o profissional pode indicar o uso, nunca dê remédio para o seu animal de estimação por conta própria. 

Como cuidar de cachorro com pontos cirúrgicos?

Para que o tempo de cicatrização seja tranquilo, proporcionando maior conforto e bem-estar para o seu cachorro, algumas precauções e cuidados devem ser realizados. E a primeira dica para que isso ocorra é estar bem informado.

Confira algumas etapas importantes sobre como cuidar de cachorro com pontos cirúrgicos: 

  • Manter o curativo após a cirurgia nas primeiras 24 horas, evitando ao máximo sujá-lo.
  • Quando for trocar o curativo pela primeira vez, retire com bastante cuidado. Solução fisiológica e gaze estéril são importantes para esse cuidado.
  • Aplique a gaze com a solução escolhida realizando movimentos leves ao redor da ferida, essa higienização vai auxiliar a evitar bactérias na região da cirurgia.
  • A troca do curativo deverá ser realizada duas vezes ao dia, para avaliar as condições da ferida.
     
  • Nessa fase da recuperação, se notar secreções, cheiro forte, hematomas ou que os pontos estão soltos, consulte imediatamente o médico-veterinário.
  • Não se esqueça de secar a ferida, após a lavagem com soro fisiológico. Isso é importante, pois a umidade na ferida dificulta o processo de cicatrização.
  • Depois de secar a ferida, utilize antisséptico e cicatrizante prescritos pelo veterinário. 
Saiba quanto tempo demorar para cicatrizar pontos em cachorro
Acompanhamento veterinário, medicamentos e muito carinho são itens indispensáveis no tratamento do cão.

Essas são algumas ações essenciais e medicamentos para o tutor verificar e acompanhar a cicatrização dos pontos. Como também, saber se está tudo em ordem. Os cães são animais que  se movimentam bastante, porém dentro de uma fase de recuperação, é preciso restringir para que o local da incisão não seja afetado, atrasando a cicatrização. Sendo assim, fique atento e qualquer anormalidade entre em contato com o médico-veterinário. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário