Ração hipoalergênica: a salvação para pets com alergias

1 de abril de 2021

Saúde e Cuidados
cachorro esperando para comer ração hipoalergênica

A ração hipoalergênica é um dos cuidados que o tutor de um cão ou gato alérgico precisa ter. E por ser um problema frequente para muitos animais, o interesse pelo assunto vem crescendo. É por isso que hoje vamos falar sobre as características desses alimentos específicos para pets que possuem alergias.

Descubra qual as vantagens de investir em uma ração própria para cães e gatos alérgicos, além de dicas com a ajuda de Talita Michelucci, veterinária do time Cobasi.

Para que serve a ração hipoalergênica?

A primeira explicação da profissional é sobre esta alimentação, “a ração hipoalergênica é aquela que oferece uma nutrição completa e balanceada com todos os nutrientes necessários para o pet, cão ou gato, com o intuito de diminuir as chances de reações alérgicas ou sintomas intestinais decorrentes de intolerâncias”.

Outro destaque da ração hipoalergênica é a proteína hidrolisada, que apresenta um tamanho menor, diminuindo os riscos de alergia no animal.

E Talita ainda completa, “esse processo de hidrólise enzimática geram moléculas de aminoácidos menores, melhorando então a digestibilidade desta proteína pelo pet, fazendo com que o processo digestivo seja mais eficiente e a proteína melhor aproveitada”.

Como saber se o animal é alérgico?

Há vários exames que ajudam a identificar se o cão ou gato tem alergia, sendo os mais comuns o teste de contato, puntura, coleta de sangue ou intradérmico.

Atualmente já é possível mapear as causas do problema de pele, que vão de alergia a determinados alimentos até questões endócrinas e dermatites.

Segundo a veterinária Talita, o número de casos que chega nas clínicas com algum tipo de sinal dermatológico é bastante comum, principalmente por ser rapidamente percebida pelos tutores.

Um sinal que pode ser indicativo de alergia alimentar é prurido (coceira) intenso e constante que pode ser generalizado ou localizado, que neste caso geralmente é situado nas orelhas, patas, axilas e abdômen.

No mais, a médica explica que também pode ter presença de vômito, diarreia, gases e sensibilidade abdominal.

Por fim, as raças mais predispostas a desenvolverem algum tipo de alergia são Chow-Chow, Pug, Buldogue, Sharpei e Pastor Alemão. Já no caso dos gatos, considere os de pelo longo.

Qual a melhor ração para cães com alergia de pele?

cachorro comendo ração hipoalergênica

Após identificar uma alergia alimentar ou outro problema de pele no pet, que deve ser diagnosticado por um veterinário, é hora de escolher uma ração hipoalergênica para ele. As marcas mais procuradas são Premier, Hill’s, N&D, Equilíbrio e Royal Canin.

Na hora de investir no alimento diário do seu amigo, leve em conta alguns fatores que impactam diretamente na mastigação dele, no caso, o tamanho do grão: pequeno, médio ou grande.

No site da Cobasi você pode conferir uma lista variada de rações hipoalergênicas para o seu bichinho.

Ração hipoalergênica para gatos

As alergias em felinos são menos comuns que em cachorros, mas podem aparecer. A dermatite alérgica nesses bichinhos aparece quando estes são intolerantes a mofo, pólen, pó ou ração.

Se for alimentação, o problema é resolvido com a troca do alimento para uma ração hipoalergênica que contém outro tipo de proteína. Entretanto, você deve levar seu pet ao veterinário para descobrir qual substância está causando o problema de pele.

A maioria dos tratamentos consiste em uma dieta específica para reduzir a coceira e irritação da pele, que pode variar de ração seca a alimento úmido. Ainda assim, outras intervenções podem complementar a alimentação se necessário.

O alívio dos sintomas de uma alergia é fundamental, pois o incômodo tende a estressar o animal e diminuir sua qualidade de vida.

É com a ajuda do veterinário que você escolhe a melhor ração hipoalergênica para o bichinho, com base nas suas necessidades e rotina.

Vem ler mais sobre saúde pet no blog da Cobasi! Quer aprender sobre qual tema agora?