Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Saiba tudo sobre ração hipoalergênica para cães e gatos

| Atualizada em

Colaboração de Talita Michelucci | Médica-veterinária   Tempo de leitura: 7 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cachorro com ração hipoalergênica

Muita coceira, vermelhidão e descamação na pele. A alergia é um dos problemas mais comuns em cães e gatos, deixando os tutores preocupados. Isso faz com que a ração hipoalergênica ganhe cada vez mais espaço, afinal, essa é uma das soluções mais saudáveis e fáceis de inserir na rotina do animal.

Apesar de a ração hipoalergênica para cachorro e para gato ser segura, o tutor não deve oferecê-la ao animal sem a orientação de um profissional. Por isso a médica-veterinária Talita Michelucci vai ajudar você a descobrir qual é a melhor ração hipoalergênica, o tratamento ideal para pets alérgicos e muito mais. Continue com a gente!

O que é ração hipoalergênica?

“A ração hipoalergênica é aquela que oferece uma nutrição completa e balanceada com todos os nutrientes necessários para o pet, cão ou gato, com o intuito de diminuir as chances de reações alérgicas ou sintomas intestinais decorrentes de intolerâncias”, explica a médica-veterinária da Educação Corporativa da Cobasi, Talita Michelucci. A diferença para um alimento convencional é a ausência ou redução de nutrientes que, apesar de saudáveis, podem fazer mal para animais alérgicos ou intolerantes.

Sendo assim, a ração hipoalergênica possui redução ou ausência de componentes potencialmente alérgenos na sua formulação, como proteínas de origem animal e derivados do leite. É mais comum o uso de carnes nobres, como coelho e cordeiro, e da proteína hidrolisada, que apresenta um tamanho menor, diminuindo os riscos de alergia no animal.

“O processo de hidrólise enzimática gera moléculas de aminoácidos menores, melhorando a digestibilidade desta proteína pelo pet, fazendo com que o processo digestivo seja mais eficiente, e a proteína, melhor aproveitada”, complementa a especialista.

Por fim, geralmente se evita usar corantes, conservantes e aromatizantes artificiais na formulação desses alimentos.

E então, vamos rever a diferença de uma ração hipoalergênica para uma convencional?

  • Uso de proteína hidrolisada;
  • carnes nobres, como cordeiro e coelho;
  • mais digestível;
  • redução ou ausência de corantes, conservantes e aromatizantes artificiais;
  • ausência de ingredientes com potencial alergênico.

Em contrapartida, esse tipo de alimentação especial pode ter menos proteínas e até mais glúten. Por isso, reforçamos a importância da recomendação de um médico-veterinário antes de oferecê-la a um animal sem alergia ou intolerância.

Como saber se meu cachorro é alérgico?

ração hipoalergênica
Existem raças com maior propensão para alergias, como o Pug, o Sharpei e o Bulldog.

Coceira excessiva, diarreia, vermelhidão na pele, vômitos… os sintomas que indicam que há algo errado com o seu pet são diversos e podem variar de um animal para o outro. Daí a indicação de que não se ofereça ração hipoalergênica sem antes levar o pet ao veterinário.

Isso porque, além de uma avaliação clínica, o profissional costuma pedir exames laboratoriais, como teste de contato, puntura, coleta de sangue e intradérmico. Ao juntar os resultados com as informações que o tutor pode dar sobre a rotina do pet, é possível mapear as causas do problema, que vão de alergia a determinados alimentos até questões endócrinas e dermatites.

Segundo a veterinária Talita Michelucci, o número de casos que chega nas clínicas com algum tipo de sinal dermatológico é bastante comum, principalmente porque, em geral, não demora até que os tutores percebam as alterações.

Um sinal que pode indicar alergia alimentar, por exemplo, é prurido intenso, ou coceira intensa, que pode ser generalizado ou localizado. Quando localizado, geralmente é situado nas orelhas, patas, axilas e no abdômen. A médica explica que também podem ocorrer vômito, diarreia, gases e sensibilidade abdominal.

Além disso, ainda existem raças de cachorro mais predispostas a desenvolverem algum tipo de alergia. São elas:

  • Chow Chow;
  • Pug;
  • Buldogue;
  • Sharpei;
  • Pastor Alemão.

Já quando falamos de gatos, os mais predispostos são aqueles de pelo longo.

Além de alergias, os pets ainda podem ter intolerância alimentar e, nesses casos, as recomendações são diferentes.

Sintomas de alergia e intolerância em pets

A alergia alimentar e a intolerância são reações do organismo do animal a determinados tipos de alimento, e apenas um médico-veterinário pode fazer o diagnóstico correto. Porém, o histórico e a rotina do pet têm um papel importantíssimo nesse processo e, por isso, o tutor deve conhecer os principais sintomas.

Então confira a lista de sintomas para ficar atento e relatar ao veterinário!

  • Coceira contínua e excessiva;
  • queda de pelos;
  • vermelhidão na pele;
  • diarreia;
  • vômito;
  • dor de estômago;
  • gases;
  • infecção de ouvido.

Seu pet apresentou algum desses sintomas? Procure um veterinário!

Qual é a melhor ração para cães com alergia de pele?

racao hipoalergenica

Após o diagnóstico de alergia alimentar ou intolerância feito por um veterinário, é hora de escolher uma ração hipoalergênica para o pet. Esses alimentos costumam entrar na categoria de rações Super Premium, ou seja, aquelas desenvolvidas com ingredientes de melhor qualidade e formulações mais ricas. Isso também reflete no preço da ração hipoalergênica, que costuma ser mais caro do que as convencionais.

Entretanto, o maior investimento resulta em economia com idas ao veterinários e medicamentos para alergia. Vamos conhecer algumas das principais rações hipoalergênicas?

Premier hipoalergênica

A ração Premier Nutrição Clínica Hipoalergênica é produzida com a carne nobre de cordeiro e auxilia na redução das reações adversas dermatológicas e intestinais. Além disso, ela colabora para pele e pelos mais bonitos e tem alta digestibilidade.

Ração hipoalergênica Royal Canin

Indicada para cães com sensibilidade, a ração Royal Canin Hypoallergenic é enriquecida com vitaminas e minerais e desenvolvida com ingredientes que ajudam a reduzir as sensibilidades alimentares e que ainda reforçam a barreira cutânea.

Ração Equilíbrio hipoalergênica

A ração Equilíbrio Veterinary Hypoallergenic possui proteína hipoalergênica de origem vegetal, que é altamente digestível e menos alérgena. Ainda possui ômega 3 EPA/DHA e outros nutrientes de alta qualidade.

Hill’s hipoalergênica

A ração Hill’s Z/D faz parte da linha Prescription Diet, composta por alimentos terapêuticos. Rica em proteínas hidrolisadas de alta digestibilidade, é possível ver melhora da pele e da pelagem em 30 dias em casos de alergia ou intolerância alimentar. Não possui glúten, corantes e conservantes artificiais, bem como lactose e proteína de soja.

Ração hipoalergênica para gatos

ração hipoalergênica para gatos com alergia

As alergias em felinos são menos comuns que em cachorros, mas podem aparecer. A dermatite alérgica nesses bichinhos aparece quando o pet é intolerante a mofo, pólen, pó ou ração.

Se a causa for alimentação, o tutor pode resolver o problema com a troca do alimento para uma ração hipoalergênica que contém outro tipo de proteína. Entretanto, você deve levar seu pet ao veterinário para descobrir qual substância está causando o problema de pele.

A maioria dos tratamentos consiste em uma dieta específica para reduzir a coceira e irritação da pele, que pode variar de ração seca a alimento úmido. Ainda assim, outras intervenções podem complementar a alimentação, se necessário.

O alívio dos sintomas de uma alergia é fundamental, pois o incômodo tende a estressar o animal e diminuir sua qualidade de vida.

Ganhe desconto na ração hipoalergênica

Como vimos, os alimentos Super Premium possuem ingredientes diferenciados de maior qualidade e isso reflete no seu preço. Ao invés de farinha de ossos, por exemplo, esses alimentos utilizam carnes nobres, como a de cordeiro. Tudo isso impacta no valor final.

No entanto, o que nem todo mundo sabe é que é possível ganhar descontos na ração hipoalergênica e economizar ao comprar na Cobasi! Então faça uma Compra Programada e ganhe 10% de desconto nos alimentos e em todas as suas compras*! Ao optar pela modalidade de retirada em loja, você ainda pode buscar o produto em até 45 minutos na loja Cobasi mais perto de você.

Suspeita de alergia no seu pet? Procure um veterinário e aproveite para cuidar do seu cão ou gatinho com economia na Cobasi!

*Consulte Termos e Condições

Talita Michelucci | Médica-veterinária

| Atualizada em

Colaboração de Talita Michelucci | Médica-veterinária

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

14 Comentários

  1. Jair Cardoso De Lima disse:

    Qual é a melhor Ração para cachorro com alergia na pele e coceira?

    • Cobasi disse:

      Oi, Jair! Como vai? Alergias e coceiras podem ter diversas causas e, em algumas delas, a ração não influencia. Recomendamos que um médico veterinário avalie o animal para indicar o tratamento mais adequado.

  2. Luiza disse:

    Olá, boa noite!
    Tem problema comer a ração hipoalergênica pra sempre?
    Meu cachorrinho tinha vomito constante e com ela parou totalmente.
    Obrigada

    • Cobasi disse:

      Oi, Luiza! Como vai? Alguns pets têm sensibilidade e a ração hipoalergênica acaba sendo uma alternativa, mas apenas um médico veterinário pode dizer se esse é o caso do seu cachorrinho. Recomendamos que faça uma visita ao seu veterinário de confiança. =)

  3. Juliana disse:

    Meu cachorro tem 3 anos, e há 1 ano come ração hipoalergênia Premier, mas começou a vomitar novamente a ração. Tem algum período que se oferece essa ração? Ele deve estar desenvolvendo resistência a esse alimento também?

    • Cobasi disse:

      Olá, Juliana! Tudo bem?
      Para o seu caso o recomendado é que você procure um médico-veterinário para que ele possa indicar um protocolo de alimentação que possa garantir todos os nutrientes para o seu animal de estimação.

  4. Vanuza de Mendonça disse:

    Já tive, em dermatologista, veterinária, nunca conseguem resolver a alergia da minha cachorrinha . Uma Shitzu, queria muito uma indicação ? Eles não fazem os testes que preciso com ela.

  5. Eliane disse:

    Tenho um York ela tem dermatite atopica … sofro junto com ela, a cada 02 meses tenho que aplicar Cytopoint pra amenizar a coceira. Ja tentei de tudo, fiz exames troquei ração…. ja usei algumas marcas… mas nunca usei Royal canin e Vita Vet….. o que vcs me recomendam?

    • Cobasi disse:

      Eliane, apesar da ração hipoalergênica para cachorro ser na categoria de rações Super Premium, ou seja, de ótima qualidade, você não deve oferecê-la ao animal sem a orientação de um profissional.

  6. Selma disse:

    Olá. Boa tarde.
    Foi indicado para minha cachorrinha. A ração hipoalergênica. Porém não sei qual comprar, vc consegue me dizer se tem uma específica para alergia de Lhasa Apso.
    Obrigada

  7. Marília Domingues disse:

    Não há ração hipoalergênica para gatos de 10kg? Gostaria de comprar em grande quantidade por serem dois animais e também para tentar uma economia maior, visto que a ração felina é muito mais cara do que a canina. Também gostaria de entender porque isso. Desde já, grata.

    • Cobasi disse:

      Marília, a disponibilidade de produtos pode variar dependendo da loja e da região. Recomendamos que você entre em contato diretamente com a unidade desejada para verificar se o item está disponível.

Deixe o seu comentário