Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Ração medicamentosa: alimentação terapêutica para cães e gatos

| Atualizada em

Colaboração de Talita Michelucci | Médica-veterinária   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cães comendo ração medicamentosa

A ração medicamentosa é um complemento alimentar recomendado por veterinários para auxiliar no tratamento de doenças, alergias e outros problemas de saúde do pet. Em alguns momentos da vida, seu amigo pode precisar de uma dieta específica, e no caso de cães e gatos com doenças genéticas, uma dieta balanceada é a melhor opção.

Conheça os benefícios dessas rações e como elas ajudam a garantir o bem-estar dos bichinhos com Talita Michelucci, veterinária do time da Cobasi!

O que é ração medicamentosa?

A veterinária orienta que as rações assim chamadas são na verdade rações terapêuticas ou adjuvantes, que auxiliam  no tratamento de alguma enfermidade, “elas não contêm medicamentos, mas sim uma formulação balanceada e nesta formulação pode ter algum ingrediente retirado, incluído, numa quantidade menor ou maior e que desta forma irá auxiliar no tratamento prescrito pelo veterinário”. 

Por fim, você encontra no mercado diversas fórmulas que vão da ração seca a ração úmida e também petiscos desenvolvidos para cães com necessidades especiais.

Como funciona a ração medicamentosa?

Em primeiro lugar, saiba que esta alimentação não é feita à base de substâncias químicas como os remédios, seu principal diferencial é a composição. De acordo com a linha da ração medicamentosa, ela ajuda oferecendo ingredientes, minerais, vitaminas e gorduras em porcentagens diferentes daquelas encontradas em rações comuns.

Para explicar melhor as características de cada uma, veja quais são os problemas mais comuns em cães e gatos. Porém, vale ressaltar novamente que apenas um veterinário pode indicar o uso desse tipo de alimentação e a Talita explica porquê, “as rações terapêuticas quando utilizadas sem prescrição ou recomendação veterinária pode ser prejudicial à saúde do animalzinho, pois pode agravar os sinais, mascarar algum problema ainda não identificado”.

Problemas renais

gato comendo ração medicamentosa

As rações para doenças renais têm como objetivo auxiliar no tratamento de problemas nos rins de gatos e cachorros, além de reduzir a incidência de cálculos renais. Na sua composição, a proteína é diferenciada, e em menor quantidade, para conter o avanço da doença.

De acordo com a médica, os felinos são os mais impactados. “Os gatos, por exemplo, têm uma tendência maior a ter cálculo urinário e as rações terapêuticas voltadas para isso são excelentes para que o gato tenha seu cálculo dissolvido ou auxilia para que não tenha recidiva”. 

Ração hipoalergênica

Os alimentos para problemas de pele são encontrados no mercado como ração hipoalergênica. E como a maioria das alergias em cães é causada pela proteína frango, nas receitas são usados outros ingredientes, como carne de cordeiro ou peixe. Esta linha também ajuda a conter irritações na pele do animal e coceiras.

Problemas hepáticos

A fórmula da ração medicamentosa hepática é própria para cães com problemas no fígado e prioriza proteínas de origem vegetal. Além disso, a linha de alimentos para doenças hepáticas combate radicais livres que ajudam a controlar os sintomas e avanço da patologia.

Problemas urinários

A ração urinária é indicada para cães e gatos que possuem problemas no trato urinário, como cálculos renais, ou alguma doença específica, como cistite. Por fim, a administração, que deve ser recomendada por um veterinário, promove maior controle do pH e tratamento de pedrinhas nos rins.

Até quando é necessário dar ração medicamentosa?

A resposta desta pergunta está nas mãos do seu veterinário de confiança, isso porque apenas ele acompanha o quadro clínico do seu amigo. Pode ser que a intervenção alimentar seja usada a longo prazo ou apenas durante o tratamento de um episódio isolado.

Por fim, diversas marcas de ração medicamentosa estão disponíveis na Cobasi, como Premier, Royal Canin e Hill’s. Após conversar com o seu veterinário, conte com a gente para cuidar da saúde do seu melhor amigo.

E então, quer ler mais sobre saúde animal? Temos diversos conteúdos no nosso blog pra você:

Talita Michelucci | Médica-veterinária

| Atualizada em

Colaboração de Talita Michelucci | Médica-veterinária

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Alessandra disse:

    Boa noite, tenho uma Dinha de quatro patas que em novembro passado teve pancreatite, entramos com ração específica segundo a orientação da veterinária, semana passada começamos a troca da ração pela hipoalergênica, devido a coceira que vinha apresentando. Só quê ela está vomitando a ração, voltamos a dar a gastrointestinal. É normal isso acontecer?

    • Cobasi disse:

      Oi, Alessandra. Como vai? As rações medicamentosas devem ser indicadas por um médico veterinário e apenas um profissional pode avaliar o seu pet e prescrever o melhor tratamento.

  2. Ariadne Felipe Conceição disse:

    Minha pequena, não quer comer ração 😔

Deixe o seu comentário