Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Sabiá-laranjeira: cuidados e curiosidades

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
sabiá laranjeira

O sabiá-laranjeira é considerado uma ave símbolo do Brasil e do Estado de São Paulo, conhecido como o pássaro da primavera, por cantar nesta estação do ano, ficou famoso ao ser citado no poema “Canção do exílio”, de Gonçalves Dias.

Além de um canto exuberante que pode ser cantado pelo macho ou pela fêmea, esta ave está presente em quase todas as casas, em seus ninhos de gravetos, lama e capim. 

Características do Sabiá-laranjeira

Este pássaro famoso mede entre 20 e 25 cm de comprimento e pode pesar entre 68 e 80 gramas.

A plumagem do sabiá-laranjeira costuma ser de coloração parda, na região do ventre, é possível encontrar a cor vermelho-ferrugem, alaranjado. Seu bico é amarelo-escuro, nos olhos, o anel ocular apresenta um amarelo mais vivo, garganta de cor clara estriada em tons mais escuros. Seus pés e tarsos costumam ser rosa-cinzentos.

Seu canto é muito conhecido e se assemelha ao som de uma flauta, normalmente no início da manhã e da tarde. O canto pode ser emitido tanto por machos quanto pelas fêmeas e serve para se atrair. No entanto, as fêmeas cantam com menos frequência. 

Seu canto pode ser diferenciado de acordo com as suas linhagens geográficas, sendo assim, eles podem cantar de maneiras diferentes de acordo com a região onde vivem. 

Além do canto, a ave também costuma esboçar outros ruídos, como é o caso do “ga-ga-ca”, imitando o som de uma galinha. 

Alimentação do Sabiá-laranjeira

Quando vivo na natureza, o sabiá laranjeira costuma se alimentar  de insetos, larvas, minhocas, frutas maduras e coquinhos de palmeira. Os caroços são cuspidos uma hora após a alimentação, desta forma, ele contribui para a dispersão de palmeiras.

Quando em cativeiro, é importante que ele se alimente com uma ração balanceada e faça acompanhamento veterinário.

Além disso, frutas também podem ser oferecidas aos sabiás em cativeiro como forma complementar de sua dieta. Junto com elas, é importante servir larvas de tenébrio, especialmente para as fêmeas. 

Curiosidades sobre o pássaro sabiá

Em tupi-guarani, Sabiá significa “aquele que reza muito”, nome dado à ave por causa de seu canto. Além disso, segundo uma lenda indígena, quando uma criança ouve o canto desta ave durante a madrugada, é um sinal de que ela será abençoada, com muito amor e felicidade. 

O sabiá Laranjeira é um pássaro muito conhecido, especialmente pelos moradores de São Paulo, que ouvem o canto do pássaro às 3h da madrugada

Além de ser imortalizada no poema “Canção do Exílio”, a ave também se tornou símbolo nacional, em 2002, por decreto do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. 

Mas a fama do sabiá-laranjeira não parou por aí, ele também fez parte da música de grandes compositores, como Luiz Gonzaga, Tonico e Tinoco, Sérgio Reis e Roberta Miranda. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. ANTONIO GILSON DE OLIVEIRA disse:

    RIO DE JANEIRO 10.01.2023

    PARABENS PELO SITE E INFORMACOES.

    A DIETA FORNECIDA E MUITO INTERESSANTE.

    MORO NO CENTRO DO RIO

    UM CASAL DE SABIA CONSEGUIU FAZER EM UM CONQUEIRO ANAO UM NINHO ONDE NASCERAM 03 B E B E S

    ESTOU TENTANDO AJUDAR OS PAIS QUE AOFRWM MUITO.

    ELES DAO MUITAS VIAGENS PARA ALIMENTAR OS BEBES QUE COMEM O TEMPO INTEIRO.

    ACHEI AQUI COM VOCES A D I E T A IDEAL PRA ELES E PARA OS PAIS.

    AGORA VOAM MENOS E OS BEBES ESTAO MAIS CABELUDINHOS.

    ESTAO COM 10 DIAS DE NASCIDOS.

    OBRIGADO A TODOS VOCES

    ANTONIO GILSON

Deixe o seu comentário