Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Shiba Inu: a “raposinha” mais popular do Japão

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Um cachorrinho com jeito de raposa e com um focinho alegre e alerta. Este é o Shiba Inu, considerado a raça de cachorro mais popular do Japão.

Shiba Inu: uma raça milenar

A história dos shibas é muito antiga. Há registros de que ancestrais desta raça ajudavam seus tutores a caçar em regiões montanhosas no ano 300 antes de Cristo.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Shiba Inu quase foi extinto, mas sobreviveu às privações do Japão e hoje é o animal de companhia número um do país.

Os primeiros exemplares desembarcaram na América na década de 1950, e atualmente sua popularidade tem crescido no continente, inclusive no Brasil..

Alimentação do Shiba Inu

Como todo cão de raça, esses pets devem ser alimentados com ração de boa qualidade. Portanto, procure e ofereça ao seu cachorro rações de qualidade.

Alguns cães são propensos a ficar acima do peso, então o tutor deve observar o consumo de calorias e o nível de peso do seu cão.

As guloseimas podem ser uma ajuda importante no treinamento, mas dar em excesso pode causar obesidade. Água limpa e fresca deve estar disponível o tempo todo.

Exercícios para o Shiba Inu

Apesar de não serem hiperativos, os Shibas adoram passear. O passeio, por sinal, é útil não apenas para ajudar na saúde física, mas na mental também. Isso porque alguns cães podem sofrer de ansiedade de separação.

Um cachorro descansado e triste pela ausência do tutor pode muito bem descontar toda energia em objetos da casa, como almofadas, livros e roupas. Portanto, trate de levar seu Shiba Inu para passear diariamente.

Pelos e pelagem do Shiba Inu

Os cachorros da raça Shiba Inu perdem muito pelo. Escovações frequentes são ideais, mas secadores fortes, que tenham opção de sopro sem calor, são uma boa opção para remover pelos soltos, sujeira e caspa, e de verificar se há pulgas.

A maioria dos cães aprende a gostar do soprador, pois não raspa a pele nem puxa o pelo.

Cortar as unhas pode ser um suplício para os Shibas. Se seu cão não se acostumar desde filhote a este processo, a melhor opção é levá-lo a um profissional para fazer isso.

Saúde do Shiba Inu

O problema de saúde mais comum em Shibas são as alergias. Em cães, as alergias se manifestam como irritação da pele e coceira. Elas geralmente não se manifestam até que o cachorro tenha pelo menos 6 meses de idade.

Caso seu cão apresente problemas de pele, o ideal é que ele seja levado a um médico veterinário.

Outros problemas que afetam os Shibas são displasia do quadril, distúrbios oculares e luxação da patela.

Confira mais conteúdos em nosso blog: 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário