Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Soro intravenoso para cachorro: quando e como aplicar

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

A desidratação em animais, assim como nos seres-humanos, pode chegar a um quadro tão grave que leve ao óbito. Administrar líquidos de forma abundante, ao contrário do que popularmente se imagina, às vezes pode causar ainda mais complicações do que ajudar. O soro intravenoso para cachorro pode ser uma solução indicada pelo veterinário

O recomendado é que, ao perceber que um animal está desidratado, o tutor o encaminhe a um veterinário. Um dos procedimento pode ser a administração da chamada fluidoterapia, que é uma aplicação de soro muito parecida com aquela realizada em humanos, de forma intravenosa, intra-óssea ou subcutânea, dependendo da gravidade do problema e da indicação clínica.

Sinais de desidratação em cães e gatos

Níveis de desidratação acima de 5% já podem ser notados no corpo do cachorro observando os seguintes sintomas:

  • Gengivas e língua seca;
  • Olhos secos ou saltados;
  • Apatia;
  • Perda de peso;
  • Perda de apetite;
  • Respiração ofegante;
  • Batimentos cardíacos acelerados;
  • Falta de elasticidade da pele.

Uma forma bastante fácil de observar a desidratação é a elasticidade da pele: puxa-se a pele do animal e se observa o tempo que leva para ela voltar ao lugar. Quanto mais tempo, mais desidratado ele está, pois o normal é que ela volte ao lugar imediatamente.

Também se usa o teste da gengiva: pressiona-se a região levemente, que ficará embranquecida, e se observa o tempo que leva para a coloração voltar ao normal. Manto mais tempo levar, maior a desidratação, portanto deve-se leva-lo ao veterinário imediatamente.

Por que os animais ficam desidratados?

Os pets se desidratam, principalmente, devido a vômitos e diarreias recorrentes, que podem ser causados por várias razões, como gastrites, infecções alimentares, e infecção por bactérias, vermes, viroses, ingestão de alimentos estragados ou inapropriados e até por problemas psicológicos, como o estresse.

Longos períodos sob o sol, principalmente se o animal estiver em atividade física, também podem causar perda de líquidos em excesso de forma rápida. Se o animal não se hidratar constantemente, a desidratação pode ocorrer de forma rápida.

Diabetes, doenças renais e febre também podem acarretar em desidratação. Por isso, se o seu bichinho apresenta alguma dessas condições, é importante ficar atento ao grau de hidratação dele.

Como aplicar soro intravenoso em cachorro?

O soro intravenoso em cachorro só deve ser aplicado por um médico-veterinário. Não é recomendado que seja feito pelo tutor do animal sem o devido acompanhamento do profissional responsável.

Vamos conhecer um pouco mais sobre a fluidoterapia?

A aplicação do soro pode ser por meio intravenoso, intra-ósseo, subcutâneo e até oral, a depender de cada caso e do grau de desidratação em que o animal chega ao veterinário.

Quando leve, o médico pode indicar a opção via oral, por ingestão de líquidos de maneira constante e lenta. Já o tratamento intravenoso é a aplicação do soro na corrente sanguínea do peludo, porém, essa modalidade necessita contar com a tranquilidade do pet para receber o soro quietinho ao longo de algum tempo.

Como isso nem sempre é possível, existe a opção subcutânea, que lança uma carga maior de soro de uma vez, que vai sendo absorvida aos poucos.

Essa também é a técnica usada quando não se encontra a veia do pet. A opção intra-óssea, em que o soro é aplicado dentro dos ossos, também é uma alternativa, sobretudo para quando nosso amigo de quatro patas está gravemente debilitado.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Joana Darc disse:

    É preciso sedar o cachorro para aplicar o soro na veia?

    • Cobasi disse:

      Olá, Joana! tudo bem?
      isso pode depender de diversos fatores, como o temperamento do animal, o procedimento específico e a necessidade de tranquilidade do cão durante o processo.

Deixe o seu comentário