Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Conheça o suiriri, primo do bem-te-vi

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

suiriri

O suiriri é um pássaro muito conhecido por ser bem parecido com o bem-te-vi. Por isso, pode ser muito desafiador identificar uma ave dessa espécie. Então, para isso, você vai precisar prestar atenção aos detalhes. 

Uma das principais características desse animal é o canto marcante e inerente a inúmeros pássaros coloridos da fauna brasileira.

O suiriri, como outras aves, tem ótima adaptação nos centros urbanos, pois é uma ave de hábitos migratórios. Uma curiosidade vale falar aqui é que seu nome se origina de uma onomatopeia. Isso porque a vocalização da ave soa como um “si-ri-ri”.

Mais características do suiriri

Essa ave pode ser encontrada em todo o país. O habitat desse animal requer apenas as árvores, já que é muito comum que essas aves passam muitos momentos caçando ou acasalando. Por isso, ela conseguiu se adaptar bem até mesmo em grandes centros urbanos.

O suiriri pode chegar a ter mais de 20 centímetros de comprimento. Além disso, sua plumagem é acinzentada na cabeça, mas ele tem um confundível peito com uma tonalidade amarela, bem parecido com o do bem-te-vi. Uma coisa que dificulta bastante a identificação do suiriri é que essa ave também possui uma faixa escura nos olhos.

O temperamento dessa ave é muito característico, o suiriri é um pássaro bastante territorial e bem valente. Por isso é comum vê-los afugentando outras aves que podem trazer alguma ameaça ao seu território, até mesmo as espécies maiores, como urubus, gralhas e gaviões.

suiriri

Conheça o suiriri-cavaleiro

O suiriri-cavaleiro é uma outra variedade dessa ave, que acaba recebendo uma série de nomes populares e, às vezes, até mesmo inusitados. Isso porque a maioria desses nomes começam com “bem-te-vi”, pela semelhança que apresenta com a outra espécie. Abaixo, listamos alguns dos sobrenomes regionais bem comuns:

  • siriri;
  • bem-te-vi-carrapateiro;
  • suiriri;
  • bem-te-vi-cabeça-de-estaca;
  • monta-cavalo;
  • bem-te-vi-coroa;
  • suiriri-do-campo;
  • bem-te-vi-do-gado.

Quando analisamos o nome científico dessa ave, o significado é uma mistura de grego e latim que pode ser traduzido como“pássaro combativo” ou “pássaro briguento”.

Sua principal característica é a coloração, que lembra demais as espécies da família Tyrannidae: o peito amarelo, cabeça cinza, partes superiores marrons e garganta clara.

Outras informações sobre esse pássaro 

Essa ave costuma capturar carrapatos e parasitas que se depositam sobre os animais. Mas, além de insetos, o suiriri também se alimenta de frutos, especialmente quando as aves estão em migração. 

O suiriri costuma ficar em poleiros expostos, seja na parte alta da mata ou até mesmo em arbustos. Nas cidades, eles ficam em fios, cercas e outras estruturas criadas pela ação humana.

Além disso, eles podem viver em grupos de até duas dezenas de suiriris, que podem ser vistos bem próximos. Durante o dia, é comum ver o grupo voando na mesma direção, o que chama a atenção pela pequena distância que eles ficam uns dos outros.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

4 Comentários

  1. Lourded disse:

    Que tipo de frutos o siriri se alimenta? Além dos frutos e que posso dar para alimentar o siriri que caiu no ninho e está vomigo.

  2. Jorge disse:

    O que tipo de alimento posso dar para o siriri que possa substituir insetos !?

    • Fabiana Sobrenome disse:

      Olá, Jorge! Tudo bem?
      Recomendamos as visitas ao veterinário para garantir uma alimentação balanceada ao pássaro, pois cada alimento possui sua propriedade nutritiva.

Deixe o seu comentário