Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Tartaruga Jonathan, o animal terrestre mais velho do mundo

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Tartaruga Jonathan

A tartaruga gigante está entre as espécies de animais mais longevas da natureza. Se já é uma surpresa um animal alcançar os três dígitos de idade, imagina quando você conhecer a tartaruga Jonathan, o animal terrestre mais velho do mundo, com 190 anos, completados em 2022. 

Comparado com os humanos e outros animais, Jonathan tem muita história para contar. São quase dois séculos de vida, presenciando diversos acontecimentos históricos, avanços tecnológicos e muito mais. Conheça mais sobre o mais antigo quelônio – nome do grupo das tartarugas, cágados e jabutis – do mundo. 

Tartaruga Jonathan, o animal terrestre mais velho do mundo

Jonathan é uma tartaruga-das-seychelles (Dipsochelys Hololissa), uma subespécie rara do gênero Aldabrachelys. 

O mais famoso morador da remota Santa Helena, território britânico que fica no Atlântico Sul, chegou em 1882 à ilha, vindo de Seychelles, arquipélago africano oriental, de onde se origina. 

Jonathan foi um presente de um cônsul francês ao governador do território, Sir William Grey-Wilson. Desde sua chegada, 31 governadores já passaram e foram embora da “Plantation House” – residência oficial dos governadores. 

Apesar das felicitações pelos 190 anos, acredita-se que Jonathan possa ser mais velho. Isso porque uma fotografia tirada em sua chegada em 1882, já mostra ele grande, com uma característica de um animal com pelo menos 50 anos. Vale destacar que a expectativa de vida das tartarugas seychelles é de 100 anos de idade.

Como é a vida da Tartaruga Jonathan

Atualmente, Jonathan tem uma vida tranquila com a supervisão de veterinários e a companhia de três tartarugas da mesma espécie: David, Emma e Fred. 

duas tartarugas seychelles
A tartaruga Jonathan vive tranquilamente no jardim da “Plantation House” – residência oficial dos governadores de Santa Helena. 

Apesar de apresentar alguns problemas de saúde, como cegueira e ter perdido o olfato, Jonathan ainda é um animal com bastante energia. Entre os seus principais interesses estão comer e acasalar. Uma vez por dia, seus cuidadores o alimentam com repolho, cenoura, pepino, maçã, banana e outras frutas sazonais, que são sua alimentação predileta. 

Apesar da idade avançada, ele tem uma boa audição. O seu líbido também está intacto, visto que frequentemente acasala com Emma e Fred – as tartarugas não são particularmente sensíveis ao gênero. 

Tartaruga Jonathan está no Guinness World Records

No início de 2022, Jonathan foi reconhecido pelo Guinness World Records, duas vezes. A primeira como o animal terrestre vivo mais antigo do mundo, e, em dezembro do mesmo ano, nomeado a tartaruga mais velha do mundo.

Já parou para pensar que Jonathan, ao longo dos 190 anos, presenciou várias coisas que aconteceram no mundo? Ele já se tornou uma figura histórica, inclusive em Santa Helena, que tem cerca de 4.500 habitantes. Hoje a sua imagem aparece nas moedas e nos selos da ilha.

tartaruga-das-seychelles

Se você gostou de conhecer sobre a tartaruga mais velha do mundo continue sua visita no Blog da Cobasi, compartilhamos muitos conteúdos sobre o universo animal. Até a próxima!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário