
Pertencentes a ordem dos quelônios no reino animal, as tartarugas e os jabutis (e os cágados) são os únicos répteis que possuem carapaça. Por esse mesmo motivo, às vezes pode ser complicado diferenciar esses animais. Afinal, você sabe a diferença entre tartaruga e jabuti?
Para sanar a dúvida de uma vez por todas, conheça as principais características que diferem esses répteis tão adoráveis.
Os quelônios nasceram há mais de 200 milhões de anos! Dá para acreditar? Eles já habitavam o planeta quando os dinossauros surgiram. Conforme o passar dos anos, cada espécie se desenvolveu de maneira diferente, para se adaptar a diferentes contextos.
Apesar de ser confuso à primeira vista entender qual a diferença entre tartaruga e jabuti, esses animais possuem características anatômicas bem diferentes! A melhor forma de distingui-los é a partir dos cascos, pescoço e patas.
As tartarugas são sempre aquáticas. Elas vivem tanto em água doce, quanto salgada e vão à terra somente durante a desova, ou para tomar sol.
Seu casco é considerado hidrodinâmico, ou seja, perfeito para que o nado seja ágil e veloz. Ele costuma ser estreito na parte traseira, mais alto na parte superior e muito mais leve.
Outra diferença entre tartaruga e jabuti são as patas. O animal aquático possui patas parecidas com pás, sem unhas. Assim, a tartaruga consegue nadar com muito mais facilidade.
Quando precisa se esconder, o pescoço se retrai de maneira vertical para dentro do casco. E a sua alimentação é composta por algas, moluscos, peixes e crustáceos.
As tartarugas são encontradas em todas as regiões tropicais. Inclusive, só no Brasil, há cinco espécies, mas todas estão ameaçadas de extinção.
Além disso, segundo o IBAMA, é crime manter tartarugas-marinhas em casa. Algumas espécies domesticadas, como a tartaruga tigre d’água, não são tartarugas, e sim cágados!
Na verdade, os cágados são mais parecidos com as tartarugas, do que os próprios jabutis, porque também adoram nadar. Mas, para diferenciar as espécies, basta notar que o casco é mais achatado e o pescoço longo.
A diferença entre tartaruga e jabuti mais marcante é o fato de que as tartarugas são seres marinhos, enquanto os jabutis vivem apenas no ambiente terrestre. Por isso mesmo, inclusive, seu casco é diferente.
Mais pesado e grosso, a maioria dos predadores não consegue quebrá-lo. Esse aspecto somado aos membros pequenos – patinhas cilíndricas, parecidas com as de elefantes -, faz com o que o pet ande bem devagar.
Assim como a tartaruga-marinha, quando precisa se esconder, ela encolhe a cabeça verticalmente. Já os cágados dobram o pescoço para dentro do casco.
Diferente da tartaruga, o jabuti pode ser domesticado! Por se tratar de um animal herbívoro, a base da dieta são frutas, legumes e verduras. Já o espaço para criá-lo precisa ser grande, estima-se que cerca de dez vezes o tamanho do pet.
Mas, isso não quer dizer que eles possam ser mantidos no jardim, por exemplo. O ideal é montar um terrário com lâmpadas, aquecedor, tocas e substratos.
Pronto! Agora ficou mais fácil diferenciar as tartarugas dos jabutis. Veja mais posts curiosos no blog da Cobasi: