Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Qual a diferença entre tartaruga e jabuti?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Tartaruga marinha nadando

Pertencentes a ordem dos quelônios no reino animal, as tartarugas e os jabutis (e os cágados) são os únicos répteis que possuem carapaça. Por esse mesmo motivo, às vezes pode ser complicado diferenciar esses animais. Afinal, você sabe a diferença entre tartaruga e jabuti?

Para sanar a dúvida de uma vez por todas, conheça as principais características que diferem esses répteis tão adoráveis.

Qual a diferença entre tartaruga e jabuti?

Os quelônios nasceram há mais de 200 milhões de anos! Dá para acreditar? Eles já habitavam o planeta quando os dinossauros surgiram. Conforme o passar dos anos, cada espécie se desenvolveu de maneira diferente, para se adaptar a diferentes contextos.

Apesar de ser confuso à primeira vista entender qual a diferença entre tartaruga e jabuti, esses animais possuem características anatômicas bem diferentes! A melhor forma de distingui-los é a partir dos cascos, pescoço e patas.

Tartaruga

As tartarugas são sempre aquáticas. Elas vivem tanto em água doce, quanto salgada e vão à terra somente durante a desova, ou para tomar sol.

Seu casco é considerado hidrodinâmico, ou seja, perfeito para que o nado seja ágil e veloz. Ele costuma ser estreito na parte traseira, mais alto na parte superior e muito mais leve.

Outra diferença entre tartaruga e jabuti são as patas. O animal aquático possui patas parecidas com pás, sem unhas. Assim, a tartaruga consegue nadar com muito mais facilidade.

Quando precisa se esconder, o pescoço se retrai de maneira vertical para dentro do casco. E a sua alimentação é composta por algas, moluscos, peixes e crustáceos.

As tartarugas são encontradas em todas as regiões tropicais. Inclusive, só no Brasil, há cinco espécies, mas todas estão ameaçadas de extinção.

Além disso, segundo o IBAMA, é crime manter tartarugas-marinhas em casa. Algumas espécies domesticadas, como a tartaruga tigre d’água, não são tartarugas, e sim cágados!

Na verdade, os cágados são mais parecidos com as tartarugas, do que os próprios jabutis, porque também adoram nadar. Mas, para diferenciar as espécies, basta notar que o casco é mais achatado e o pescoço longo.

Jabuti

Jabuti andando na grama

A diferença entre tartaruga e jabuti mais marcante é o fato de que as tartarugas são seres marinhos, enquanto os jabutis vivem apenas no ambiente terrestre. Por isso mesmo, inclusive, seu casco é diferente. 

Mais pesado e grosso, a maioria dos predadores não consegue quebrá-lo. Esse aspecto somado aos membros pequenos – patinhas cilíndricas, parecidas com as de elefantes -, faz com o que o pet ande bem devagar.

Assim como a tartaruga-marinha, quando precisa se esconder, ela encolhe a cabeça verticalmente. Já os cágados dobram o pescoço para dentro do casco.

Diferente da tartaruga, o jabuti pode ser domesticado! Por se tratar de um animal herbívoro, a base da dieta são frutas, legumes e verduras. Já o espaço para criá-lo precisa ser grande, estima-se que cerca de dez vezes o tamanho do pet.

Mas, isso não quer dizer que eles possam ser mantidos no jardim, por exemplo. O ideal é montar um terrário com lâmpadas, aquecedor, tocas e substratos.

Pronto! Agora ficou mais fácil diferenciar as tartarugas dos jabutis. Veja mais posts curiosos no blog da Cobasi:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Maria Clara disse:

    Muito obrigado

Deixe o seu comentário