Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Quantos anos vive uma tartaruga: principais espécies e características

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
quantos anos vive uma tartaruga pequena

Um animal não tão comum, mas pra lá de curioso! Hoje vamos falar sobre quantos anos vive uma tartaruga, um bichinho que é pura calmaria e uma ótima companhia para pessoas tranquilas.

Por serem animais com uma expectativa de vida longa, é necessário um planejamento antes de arrumar um exemplar, já que ele provavelmente viverá mais de 30 anos ao seu lado.

Descubra quais espécies são domesticáveis, suas principais características e quanto tempo vivem estes pets exóticos fora do seu habitat natural. 

Quantos anos vive uma tartaruga doméstica?

A tartaruga tem história pra contar. O animal é um dos mais antigos do mundo, e quando alguém descobre quantos anos vive uma tartaruga, a surpresa é grande!

Os quelônios são répteis da ordem Chelonia e sua principal característica é possuir uma carapaça nas costas. Os mais populares de serem domesticados são os jabutis, cágados e outras espécies de tartarugas que você vai conhecer agora.

Um fato interessante sobre quantos anos vive uma tartaruga é que a expectativa da maioria tende a aumentar quando são criadas em cativeiro, já que a probabilidade de serem bem cuidadas é enorme. Entretanto aqui consideramos apenas aquelas liberadas para domesticação, viu?

Espécies de tartaruga para ter em casa

A tartaruga de madeira é um animal com casco escuro, tons alaranjados ao longo do corpo e suas manchas nas patas e pescoço caracterizam bem a espécie. Em cativeiro ela vive até 40 anos se for bem cuidada. Seus hábitos na primavera e verão são terrestres. Já no outono e inverno, ela prefere ficar na água.

Outra espécie que faz sucesso é a Tartaruga de Orelha Vermelha, conhecida por suas listras na lateral do rosto que renderam o apelido.

Seu tempo de vida é de 40 anos e elas são fãs de um ambiente úmido e contato direto com o sol. Tutores da espécie precisam acompanhar sua saúde, pois infecções de pele e nos olhos podem aparecer dependendo da qualidade da água.

A Tartaruga Pintada é carismática e cheia de traços únicos, suas cores pelo corpo e o casco colorido chamam a atenção. Sua expectativa de vida na natureza é de mais de 55 anos, e em cativeiro cerca de 40 anos. As fêmeas tendem a ser maiores que os machos.

A Tartaruga Russa, que ocupa o número um na lista de espécies domesticáveis, também tem uma vida em torno de 40 anos. Seu casco possui tonalidades de marrom e sua pele é repleta de detalhes. A afinidade com esta espécie é grande, pois a tartaruga tem uma ótima visão e até consegue identificar seus donos.

Quantos anos vive uma tartaruga de aquário

quantos anos vive uma tartaruga bem cuidada

A Tartaruga de Orelha Amarela se adapta muito bem dentro de aquários. As fêmeas possuem 30 cm de comprimento na fase adulta e os machos não passam de 20 cm. A espécie costuma viver mais ou menos 40 anos em cativeiro e estão entre as favoritas para se ter em casa.

Os apaixonados por tartarugas coloridas vão adorar a Cumberland. Esta espécie tem corpo e carapaça trabalhados nos tons verdes, mede 21 cm, vive em aquários de água doce e precisa ter contato constante com o sol ou ambiente aquecido artificialmente. Seu tempo de vida é de 30 anos.

Porque as tartarugas vivem mais de 100 anos

A afirmação só é válida para tartaruga marinhas. As espécies liberadas para criação em cativeiro não chegam a esta idade. A tartaruga gigante da Ilha de Galápagos é reconhecida por ser um dos animais com maior longevidade do mundo.

Percebeu que saber quantos anos vive uma tartaruga é muito importante antes de ter uma em casa, não é? O pet é um amigo que estará ao seu lado por um bom tempo, o que é uma ótima notícia para aqueles que gostam do animal! 

E não se esqueça, o tempo de vida do bichinho varia de acordo com a sua alimentação, ambiente e cuidados. Por isso separe seu investimento inicial e mensal, além de carinho e atenção para sua “tortuguita”.

Conheça mais sobre pets aquáticos e exóticos no blog da Cobasi:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

5 Comentários

  1. Fabio disse:

    Quais tartarugas eu posso ter em casa,quanto espaço preciso para crialas

    • Cobasi disse:

      Oi Fabio, como vai? As tartarugas devem ser criadas pelo menos em um metro de espaço no chão do terrário para cada 20 cm de comprimento. Hoje no mercado existem vários tipos que podem ser perfeito para a sua tartaruga 🙂 e com o espaço perfeito!

  2. Cagado e tartaruga sao da mesma espécie ? disse:

    Cagado e tartaruga são da mesma espécie ?

  3. Victoria Medeiros (pode chamar de vic!) disse:

    Cobasi, qual é o alimento mais recomendado e saudável para uma tartaruga

Deixe o seu comentário