Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Tenébrio Gigante: o inseto que serve para alimentar o pet

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
pássaro com tenebrio gigante na boca
O Tenébrio gigante é um alimento que as aves adoram

Você conhece o Tenébrio Gigante? Ele é um tipo de inseto que pode ser usado como complemento alimentar e nutricional para aves, mamíferos, répteis e peixes.Venha com a gente descobrir mais sobre ele.

Tenébrio Gigante: o que é?

O Tenébrio Gigante é um besouro que faz parte da família dos Tenebrionidae. Assim como todo o inseto, seu ciclo de vida é dividido por fases, sendo elas: ovo, larva, pupa e animal adulto, onde assume a aparência nas cores preta ou marrom.

O inseto, originário da América do Sul e do Norte, pode viver até 1 ano. Além disso, o animal é considerado uma praga agrícola, já que se alimenta de frutas e cereais e costuma se esconder em locais secos como armazéns, moinhos e depósitos.

Curiosidades sobre o Tenébrio Gigante

O Tenébrio Gigante, além de ser um alimento rico em proteínas para aves, pássaros, peixes e animais de pequeno porte, conta com uma série de curiosidades. Confira!

  • o ciclo reprodutivo do besouro dura aproximadamente 6 meses;
  • o besouro é um animal noturno, evitando a sua exposição durante do dia;
  • a fêmea de Tenébrio Gigante deposita cerca de 400 ovos;
  • a fase adulta do animal dura 7 meses;
  • a maturidade sexual aflora a partir do 20° dia;
  • o estágio larval do animal tem duração de 120 dias.

Tenébrio é alimento para pássaros?

Sim, o Tenébrio é um alimento rico em proteínas  minerais, cálcio, fósforo e fibras, indicado para aves, peixes e outros pets.No Brasil, há produtores especializados na criação de Tenébrio Gigante não apenas para a alimentação, mas também como isca para pescadores.

Durante a sua fase larval, o animal pode medir entre 4 e 5 centímetros de comprimento, se tornando um petisco de fácil assimilação pelo pet. Ele também é uma alternativa de complemento nutricional para as rações para aves, répteis e peixes.

Por que usar Tenébrio na alimentação?

diversos Tenébrio gigante juntos
O Tenébrio é um alimento rico em proteínas e vitaminas

A grande vantagem do uso do Tenébrio Gigante como complemento alimentar na dieta de roedores, aves, lagartos e peixes é a sua rica concentração de proteínas e vitaminas. A larva do inseto também é indicada como substituto orgânico para farelo de soja e farinha de peixe.

Tenébrio desidratado

Há duas maneiras de conseguir o Tenébrio Gigante para alimentar o seu pet. A primeira é fazer a criação do Tenébrio em casa, que demandaria espaço e materiais como potes de plástico, vegetais, água, caixa de ovos e rações.

Uma alternativa simples, prática e barata é adquirir Tenébrio desidratado diretamente em lojas especializadas. O preço do Tenébrio costuma variar de R$ 8 a R$ 20, dependendo da quantidade, embalagem e do fabricante. É mais fácil, não é mesmo?

Quanto de Tenébrio desidratado o pet pode comer?

Vale lembrar que o Tenébrio desidratado é apenas um complemento alimentar e não deve substituir a ração. Por isso, ele deve ser oferecido como petisco algumas vezes por semana para evitar o surgimento de algumas doenças cardiovasculares e sobrepeso.

Gostou de conhecer mais sobre o Tenébrio Gigante? Então, compartilhe com a gente o que o seu pet sentiu ao degustá-lo.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. José Geraldo de Paula disse:

    Parabéns pelo artigo !

  2. Luiz Roberto disse:

    Parabéns 👏👏 ótimo trabalho

Deixe o seu comentário