Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Maranta: folhagens exuberantes para decorar

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Maranta

Mais do que uma planta, Maranta é um gênero botânico que reúne muitas espécies diferentes. Sua principal característica é a folhagem estampada, que colore jardins e ambientes com primazia.

Pertencente à família Marantaceae, a maioria das espécies não tolera sol direto e gosta de muita água. No geral, são compostas por folhagens, mas algumas podem apresentar flores.

Ela são plantas de fácil cultivo, mas possuem algumas exigências especiais.

Como cuidar dessa planta?

Também chamada de Calathea, essa planta possui folhas sensíveis que gostam de meia sombra. Devem ser expostas ao sol apenas no início da manhã.

No geral, as Marantas devem ser regadas a cada dois dias. Elas também adoram matéria orgânica no solo e, por isso, a adubação deve ser frequente.

Um planta de fácil cultivo e linda! Que tal conhecer algumas das mais apreciadas?

Encontre tudo para seu jardim na Cobasi!

Maranta-pavão

Maranta Pavão

Uma das espécies de maior sucesso, a Marata-pavão, ou Maranta-pena-de-pavão, possui as folhas com o desenho que se assemelha às penas da vistosa ave. A folhagem da Maranta leuconeura, seu nome científico, é verde escura com linhas transversais mais claras.

Essa Maranta é brasileira e ótima para ambientes internos. É uma planta de meia sombra, que pode chegar aos 40 centímetros de altura.

Maranta Burle Marx

Essa planta ganhou o nome do famoso paisagista Roberto Burle Marx para homenageá-lo! Suas lindas folhas ovaladas com estampa em tons de verde são fáceis de cuidar. Elas adoram luz difusa e devem ser protegidas do vendo e da luz solar.

A Maranta Burle Marxii, nome científico desta espécie, gosta de água. Deve ser regada duas vezes por semana nos meses de calor ameno e três vezes no verão. Ela também adora água nas folhas nos dias mais quentes.

Maranta cascavel

Ideal para luz difusa ou meia sombra, a Calathea lancifolia, nome científico da Maranta cascavel, possui a borda das folhas onduladas. O detalhe a torna muito apreciada!

Maranta tricolor

Maranta Tricolor

A Ctenanthe oppenheimiana, ganhou o nome de Marata tricolor justamente por apresentar as cores verde escuro, verde claro e rosa nas suas alongadas folhas. A mais diferente de todas, essa planta exige alguns cuidados especiais. Além de regar a terra, é importante borrifar água nas folhas em dias muito secos. Sensível, essa planta não deve ser colocada em sacadas e jardins. Ela gosta mesmo de luz difusa.

Maranta riscada

Como o próprio nome já diz, as brilhantes folhas da Maranta riscada ou Calathea ornata, possuem finos traços de uma coloração mais clara, por vezes rosa. Ela pode chegar aos 90 centímetros de altura e é uma das maiores desse gênero botânico.

Assim como as outras, é uma planta de meia sombra.

Maranta zebrina

Maranta Zebrina

A Calathea zebrina possui um vivo tom de verde claro. Também de de meia sombra e gosta muito de água. Pode ser regada diariamente nos dias mais quentes, inclusive.

Gostou do conteúdo? Confira mais posts sobre plantas!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Claudia disse:

    Tenho uma Zebrina e não consigo fazê-la se desenvolver bem! Já a pús em vários locais, aumentei a rega, diminuí a rega.. fica sempre sem sol direto mas as folhas amarelam e enrugam! Estava se adaptando melhor no meu banheiro mas voltou a amarelar! Adoro ela mas não sei mais o que tentar!

Deixe o seu comentário