As dicas e o estilo da tosa Schnauzer

Compartilhar:


Estilo de tosa Schnauzer

Quem tosa Schnauzer sabe que essa não é uma tarefa simples. Isso porque é preciso muita habilidade para manter a barba e a sobrancelha características desses bichinhos com o corte certo.

Mas antes de saber como tosar um Schnauzer é preciso conhecer a pelagem do animal. O Schnauzer é um cachorro com mais de um tipo de pelo, na verdade ele apresenta dois tipos de pelagens. Cães com pelagem dupla têm, além do pelo aparente, uma espécie de manta de subpelo macio. Isso é comum em cães que surgiram em regiões frias.

E esse é o caso do Schnauzer, que surgiu na Alemanha no século XIX. Isso quer dizer que a pelagem desta raça não é exatamente adaptada ao calor tropical. Por isso, quem é tutor de Schnauzer e vive em regiões mais quentes deve sempre manter os pelos do animal aparados para aliviar o calor.

Mas não pense que qualquer corte serve. A tosa Schnauzer é um assunto sério, tão sério que existe até um padrão de tosa para a raça definido pela American Miniature Schnauzer Club. Por isso, para saber como fazer o corte correto no pelo do seu bichinho, siga o passo a passo a seguir.

Primeiro passo da tosa schnauzer

Antes de mais nada é preciso fazer uma boa escovação no seu pet, especialmente na barba, pernas e barriga. Na verdade, a escovação dessa raça de cachorro deve ser um hábito semanal entre os tutores. Esse passo é importante para desfazer qualquer nó que exista no pelo.

Depois de escovado, dê um bom banho no seu bichinho. Dê preferência ao banho com chuveirinho para evitar acidentes. Lave bem a barba com um shampoo não irritante e utilize água morna. Para secar utilize um secador de cabelo no modo quente e lembre-se de escovar os pelos do pet enquanto seca.

Segundo passo, o corte

Cuidado com os pelos do focinho

Depois de bem seco é hora de iniciar o difícil desenho da tosa Schnauzer. Para isso você vai precisar de máquina de tosa, lâminas #10 e #40, além da tesoura. Comece a tosa pela cabeça do pet utilizando a lâmina #10. Corte o pelo de cima para baixo, descendo pelas costas do animal em direção ao rabo até chegar nos ombros.

Evite ao máximo cortar os pelos do focinho, pois eles demoram mais a crescer. A barba pode ser aparada com tesoura, mas tenha cuidado. Já os pelos da sobrancelha também devem ser aparados com uma tesoura mantendo cerca de 1 dedo de comprimento. 

A saia deve ser aparada com tesoura com cortes diagonais. Utilize a lâmina #10 para tosar o peito e a garganta. Para tosar as patas e a barriga do animal utilize a lâmina #40. Lembre-se de tomar cuidado para não machucar seu bichinho.

O último procedimento é aparar os pelos da almofada das patas e os pelos das orelhas. Você também pode fazer isso utilizando a lâmina #40.

Em resumo, a tosa schnauzer dá um trabalhão. Se você achar que não dá conta de seguir o desenho da tosa desse animal procure a ajuda de uma pet shop especializada. Mas vale a pena aprender a tosar seu bichinho, já que esse é um procedimento recorrente ao longo da vida do animal.

Gostou de saber mais sobre tosa schnauzer? Confira mais dicas e curiosidades sobre cachorros em nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário