É apaixonado por planta? Vem com a gente conhecer a zamioculca!

Compartilhar:


zamioculca
Um vaso médio é recomendado para a zamioculca.

A Zamioculca é uma das plantas mais indicadas para o cultivo no interior das residências, graças a sua pouca necessidade de manutenção. E, claro, por conta da sua adaptabilidade em diferentes ambientes. 

Ela ainda possui uma folhagem ornamental com um tom de verde bem forte e vivo, o que contribui muito com a decoração dos ambientes. Conhecida cientificamente como Zamioculcas Zamiifolia, ela faz parte da família das Aráceas –  a mesma dos copos de leite e dos antúrios

A zamioculca tem origem africana e são plantas de meia sombra. Ou seja, preferem ambientes com mais sombras e luz indireta. Na fase adulta, elas podem ainda chegar a um metro de altura, conquistando grande destaque nos locais em que ficam. 

Como plantar a zamioculca?

Essa é uma planta muito simples de se ter. Tanto que é isso pode ser de duas maneiras distintas: através de mudas e sementes. Sobre as mudas, elas podem ser através da divisão das touceiras. Outra forma de obter mudas da zamioculca é a partir dos galhos da planta. Para isso, é preciso retirar um galho bem rente a base do eixo da planta e deixar na água até que as raízes crescerem.

Já as sementes, caem naturalmente através das hastes de floração. Independente do modelo, é indispensável escolher um vaso com um tamanho ideal para a mudinha. Por exemplo, um vaso de médio porte, que alcance até três vezes o tamanho da muda. Assim, você garante uma condição de crescimento e desenvolvimento para a zamioculca.

Ao planta-la, tem que preparar bem o seu sistema de drenagem, que pode ser com argila e pedriscos ou ainda, escolher vasos que tenham furos na sua base. Isso faz com que a água seja escoada, sem encharcar o solo e, portanto, mantendo a raiz da planta sempre em crescimento.

Vale considerar que o manuseio da zamioculca exige a utilização de luvas, uma vez que a planta extrai seivas que podem irritar a pele. O replantio da zamioculca deve ser feito a cada três anos, se for necessário. 

Agora é hora de cuidar

zamioculca
A zamioculca é uma planta ótima para iniciantes na jardinagem.

Por ser muito versátil, a zamioculca está entre as plantas mais indicadas para aqueles jardineiros iniciantes. Ou seja, aqueles que ainda não sabem muito bem como cuidar das plantas. Sendo assim, veja os poucos cuidados que essa planta necessita:

  • Podem ficar um bom período sem água;
  • As regas devem ser realizadas por volta de duas vezes na semana;
  • Elas não suportam excesso de água;
  • São resistentes a diferentes climas;
  • Não as deixe expostas em dias de temperaturas muito baixas;
  • Caso for utilizar adubos, respeite o intervalo de três meses por aplicação;

Ou seja, nada muito expressivo, né? Dessa forma, elas podem ser instaladas em diferentes ambientes da casa, oferecendo o seu charme e design na decoração. Utilize a sua criatividade e coloque a sua zamioculca em mesas de centro, criados, estantes. Além disso, combina-las com outras espécies de plantas que pode proporcionar um ambiente ainda mais bonito e, claro, com ótima qualidade do ar. Que tal?

Gostou desse post? Leia mais sobre em nosso blog:

Cochonilha: saiba como tratar e se livrar dela
Horta em apartamento: aprenda como cultivar uma
Como fazer uma horta vertical em casa
Quais são os tipos de orquídeas?

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário