Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Pomada para foliculite: saiba quando usar

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

A foliculite em cachorros é uma das doenças de pele mais comuns nesses animais, podendo acontecer em cães de todos os portes, raças, idades e fases da vida. Uma das maneiras de combater o distúrbio é com o uso da pomada para foliculite.

Nesse artigo, vamos conversar mais a respeito da foliculite em cachorro, suas principais causas, sintomas para os quais você deve estar atento e medicamentos mais indicados para uso, especialmente a pomada para foliculite.

Principais causas da foliculite em cachorros

A foliculite, também chamada de foliculite bacteriana, foliculite superficial bacteriana ou piodermite canina é um tipo de doença de pele provocada por bactérias do tipo Staphylococcus. Essas bactérias fazem parte da pele dos cachorros naturalmente, mas podem se tornar um problema quando a sua multiplicação se dá de maneira descontrolada, e muito acima dos índices aceitáveis.

Isso geralmente acontece em decorrência de outros problemas de saúde enfrentados pelo cachorro, que podem baixar sua imunidade e fazer com que as bactérias se proliferem. As principais causas da foliculite em cachorros são a presença de carrapatos, pulgas e ácaros; as doenças do sistema endócrino do animal, o uso de corticoides e a presença de fungos na pele. Por isso a pomada para foliculite é um dos principais recursos indicados pelo médico veterinário para compor o tratamento.

Principais sinais para uso da pomada para foliculite

Os sintomas da foliculite em cachorros podem variar em intensidade dependendo do estágio da doença. De maneira geral, o que constitui indícios de que o uso de uma pomada para foliculite será necessário são os seguintes sintomas:

  • coceira;
  • vermelhidão na pele;
  • bolinhas, que podem se assemelhar a espinhas;
  • descamação na pele;
  • formação de crostas;
  • surgimento de zonas sem pelo.

Diagnóstico e indicação da pomada para foliculite

Como dissemos anteriormente, existem diferentes graus que a foliculite pode atingir. O diagnóstico é fundamental para que seja feita a recomendação de uso da pomada para foliculite, além de outros medicamentos para combater o problema.

Além da avaliação clínica com um médico veterinário, quando deve ser feito o relato dos sintomas que o tutor do animal observou, o profissional poderá fazer alguns exames para comprovar o diagnóstico.

Entre os exames, está a análise microscópica de material colhido nas lesões da pele do cachorro; a cultura de fungos e bactérias para determinar com precisão os organismos causadores da foliculite, raspado cutâneo e biópsia, caso o médico veterinário suspeite da possibilidade que o que animal esteja com câncer.

Como usar a pomada para foliculite no tratamento

A escolha dos medicamentos para tratar a foliculite em cachorro vai depender da avaliação clínica do veterinário e dos resultados dos exames. A pomada para foliculite é um dos medicamentos mais recomendados por sua ação rápida, pela menor possibilidade de haver efeitos colaterais desagradáveis e pela consequente diminuição do tempo de uso de antibióticos sistêmicos.

Geralmente é feito o uso combinado de medicamentos orais com shampoo e pomada para foliculite, pois assim os resultados são obtidos mais rapidamente. É fundamental prosseguir com o tratamento pelo tempo indicado pelo médico veterinário para evitar que o problema volte.

Como sempre dizemos aqui, a indicação dos medicamentos e a duração do tratamento varia de acordo com cada caso, e apenas o médico veterinário vai conseguir avaliar todos os fatores para fazer a prescrição mais adequada do uso da pomada para foliculite para cada cachorro.

Saiba mais com outros artigos selecionados para você:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário