Como espantar pombos: 6 técnicas fáceis e eficazes

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Aprenda como espantar pombos da sua casa, varanda e quintal. Considerados pragas urbanas, muitas pessoas buscam métodos de proteger a sua família das reais complicações que essa ave pode causar a saúde humano, como a transmissão de doenças.

Para te ajudar, preparamos um guia com as melhores dicas de como espantar pombos de diversos ambientes. Além de desmistificar a ideia de que maus-tratos à espécie é a solução. Confira!

Aprenda como espantar pombos

Conheça 5 técnicas simples de como espantar pombos do telhado e de outros ambientes:

  1. Use rede anti pombos

Essas redes são feitas de nylon e você pode usar para cercar a janela ou varanda, impedindo a passagem dos pombos para dentro. Há diversos modelos, alguns são fixados na estrutura com ganchos e outros são apenas colados. 

  1. Utilize refletores

Quando o sol bate em uma superfície refletora, forma um efeito de prisma que incomoda a visão das aves. Para simular esse efeito, você pode usar fitas refletoras, balões metalizados ou CDs antigos. 

É importante lembrar que esse método para espantar os pombos funcionará de dia, enquanto houver luz solar. Para o período da noite, use refletores ou posicione luzes que refletem nas fitas, balões ou CDs. 

  1. Faça superfícies inclinadas

Grades ou parapeitos inclinados em 45º podem ser uma ótima maneira de espantar os pombos. Essas aves não se sentem confortáveis pousando em lugares inclinados e irão procurar outro lugar. 

  1. Obstrua o lugar

Como dito anteriormente, os pombos são aves de hábitos, então se você dificultar o pouso, irão para outro lugar. Para realizar a obstrução, você pode usar espetos e espículas.

  1. Coloque estátuas de predadores nas varandas e janelas

Utilizar estátuas de predadores é uma maneira de espantar pombos. Disponíveis em diversos modelos, as mais usadas são as de falcões, corujas e águias. Que devem ser posicionadas perto de onde os pombos costumam pousar. 

Além disso, com o tempo, é recomendado trocar as estátuas de lugar, pois os pombos podem perceber que não se trata de um predador real e voltam a te incomodar.

  1. Repelente de Pombos

Nas opções líquidas e gel, os repelentes para afastar pombos age causando desconforto físico na ave, por causa da aderência de suas patas com o produtos. Além de soluções que causam incômodo ao olfato do pássaro, afastando-o assim que senti o cheiro.

Vale ressaltar que são produtos atóxicos, ou seja, repele sem agredir os animais. 

Como prevenir o surgimento de pombos na sua casa?

Sobre como espantar pombos dos telhados ou para evitar a presença constante em sua casa e quintal, alguns hábitos devem ser adquiridos, como:

  • não alimentar as aves: elas irão se acostumar a receber o alimento, se instalando em sua casa;
  • evitar lixeiras abertas: caso as lixeiras fiquem abertas, as pombas poderão encontrar restos de alimentos e aparecer para se alimentarem;
  • não deixar comida exposta: evite deixar restos de alimentos na mesa ou no chão. Inclusive, evite que os potes de ração do seu pet fiquem em lugares abertos e desprotegidos, pois as pombas poderão se aproveitar.
pombos em parque

Como espantar pombos sem agredir o meio ambiente?

Infelizmente, muitas pessoas acham que o controle de pombos está em atacar e machucar as aves. Porém, não é assim. Inclusive, a Lei Nº 9605/98 proíbe qualquer movimento de captura e abate de animais. 

Então, não é porque os pombos podem transmitir doenças que está liberado praticar qualquer tipo de maus-tratos com eles.

São aves protegidas pela legislação e pela Instrução Normativa 141, do Ibama, leis responsáveis por proibir ações de maus-tratos e caça de animais silvestres. Por isso, o mais indicado para evitar a transmissão de doenças é não alimentá-los, como também:

  • não criar ambientes que proporcionem condições de alimentação para ave;
  • restringir o acesso aos locais de pouso das aves;
  • bloquear ambientes com oportunidades para abrigos e ninhos.

Saiba tudo sobre os pombos

Os pombos urbanos (Columba livia) são aves originárias da Europa, norte da África, Oriente Médio e Ásia, sendo introduzidas no Brasil no século XVI.

Inicialmente tratados como animais de estimação e aves domésticas, as pombas  mostraram alta capacidade de adaptação, principalmente em ambientes que promovem os “4 As”: água, alimento, acesso e abrigo.

Com média de 28 a 35cm de comprimento, a Columba livia apresenta bico fino, curto e avermelhado. Com coloração que pode variar entre a cor branca e preta.

Ficha Técnica – Pombos (Columba livia)

ReinoAnimalia
FiloChordata
ClasseAves
OrdemColumbiformes
Família Columbidae
GêneroColumba
EspécieColumba livia

Pombos causam riscos para a saúde humana: verdade ou mito?

Verdade! A superpopulação de pombos é um problema de saúde pública. Então, é muito importante entender quais os cuidados são necessários para reduzir os impactos causados por essas aves, como:

Proliferação

Os pombos fazem parte da categoria de pragas urbanas. Isso acontece por uma série de fatores como, por exemplo, ser uma espécie que procria com rapidez. A fêmea põe até dois ovos por mês, com média de 2 a 3 deposições por ano.

No verão, o ciclo reprodutivo dos pombos urbanos tende a ser mais intenso. São 17 a 18 dias para que os ovos possam eclodir e 40 dias para os filhotes ganharem penas.

Ou seja, sua proliferação é alta, tendo em vista que não existem predadores naturais dos pombos nas cidades brasileiras.

Alimentação

Como espantar pombos

A sua base alimentar são grãos e insetos encontrados na natureza. Mas, na região urbana, os pombos costumam se alimentar de pequenos bichinhos e restos de comida em zonas insalubres, como latas de lixo.

É, justamente, essa alimentação inadequada que torna o pombo mais suscetível à transmissão de doenças. Pois, tem contato direto com bactérias, fungos e germes.

Quais são as doenças causadas por pombas?

Já foram registradas ao menos 57 doenças relacionadas aos pombos, entre as principais estão:

  • Salmonelose: bacteria Enterobacteriaceae que causa intoxicação alimentar, vômito, febre e diarreia.
  • Ornitose: doença infecciosa provocada pela bactéria Chlamydia psittaci. Costuma provocar sintomas como febre, arrepios, tosse e perda de apetite.
  • Histoplasmose: infecção fúngica sistêmica, similar à gripe, mas desencadeada por fungos. É causada pela inalação de esporos, as células reprodutoras dos parasitas.

Essas aves estão em quase todos os lugares, como os centros de cidades e parques sendo responsáveis pela transmissão de diversas zoonoses, ou seja, doenças passadas de animais para humanos.

Entre elas, também podemos mencionar a criptococose. Conhecida como a “doença do pombo”, essa infecção é causada por fungos que se reproduzem nas fezes das pombas e em árvores ocas.

Quando esses fungos são inalados, se alojam no pulmão e de lá migram para o sistema nervoso central. A criptococose pode resultar numa meningite. Os sintomas são parecidos com os de uma gripe, como febre, dor de cabeça e tonturas.

saiba como espantar pombos da sua casa

O conteúdo te ajudou? Agora, você já conhece um pouco mais sobre como espantar os pombos de uma forma mais humana, sem ferir a natureza. Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Até a próxima!

Por Cobasi

Redator

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

14 Comentários

  1. Francilene W Silva disse:

    Moro em condomínio fechado de casas, não tenho bicho de estimação, não deixo comida no quintal, mas infelizmente é um sobrado triplex, e elas ficam em cima do telhado. Saem de cima do meu sobrado e vão para o outro, e assim sucessivamente. Ninguém tem hábito de apresentá-los. É um verdadeiro tormento com a sujeira de fezes e penas deles.

    • Isaac disse:

      Moro em casa e tenho quintal grande , arvores e telhados.
      Sabia que o predio ao lado havia presença de pombos. De repente passaram a invadir meu espaço.

  2. Marilene wuensch disse:

    Estamos lutando para nos ver livre desse pombos! A sujeira e imensa mesmo

  3. Terezinha disse:

    As pombas de um tempo pra cá começaram entrar no telhado levando muitos gravetos prata fazer ninho e com isto entupindo a saída de água e causando goteiras. Elas deslocam as telhas.

  4. Elizabeth Pestana disse:

    Elas são transmissoras de doenças. Já usei quase todas as técnicas, mas elas são inteligentes, rapidamente elas percebem os truques e tornam a frequentar o quintal. Vi na internet uma gaiola, custa uns 300,00. Vou tentar. Tem pessoas que comem pombos como se come codorna.

  5. Fernanda disse:

    Tenho 3 crianças meus filhos de 12 e 8 anos nem podem mais brincar no quintal por conta dos coco de pombo tenho uma bb de apenas 1 mês e 5 dias estou apavorada pq tem muitos pompos no meu telhado mau consigo dormir com a zona q os pompos fazem já tentei de tudo q vi no YouTube ou no Google e os pombos não saem já liguei no controle de zoonoses eles falam q não podem fazer nada e orienta para q não coloquem veneno para não matar as aves falaram para q trocassem o telhado da casa moro de aluguel o telhado da casa é novo foi trocado justamente por conta dos pompos os donos da minha casa não sabe mais nem oq fazer um antigo inquilino do meu quintal morreu com a doença do pompo e mesmo assim eles não querem saber aq não deixamos restos de comida nem ração fácil pq eles são oportunos e não aguentam ver comidas.
    Alguém poderia me ajudar com alguma dica q funcione pra essas aves sumirem

  6. Já fiz de tudo para afastar os pombos e nada dá certo...tenho crianças em casa e na minha casa não tem nada de sujo...dó as fases dos pombos e penas disse:

    Quero acabar com os pombos nas minhas calhas e telhado

  7. Mara disse:

    Também estamos sofrendo com o quintal sujo o tempo todo. Já usamos barreiras, já usamos repelentes de dois fornecedores diferentes, não deixo ração nem água , não tenho abrigo (mas o vizinho idoso tem e fornece alimento). Vamos tentar um repelente solar ultrassonico que repele pombos e outros animais. Estamos cansados.

  8. Marcia disse:

    No forro da minha casa está cheio de morcegos já tentamos várias maneiras de tirar eles , já colocamos rede para evitar que entrem , já colocamos passarinheiros já colocamos veneno e não conseguimos eliminar.oque poderíamos fazer para eliminar eles fazem muita sujeira e barulho

  9. Carmem disse:

    É terrível ela entra embaixo do telhado

  10. Sílvio Mattos de Castro disse:

    Senhores: pouco ajudou suas informações, moro em apartamento e no telhado do prédio ao lado tem muitos pombos. Gostaria de saber se o repelente eletrônico é mesmo eficaz para que os pombos vão embora do local que tem nos incomodados,

    • Cobasi disse:

      Entendo sua preocupação com os pombos. Repelentes eletrônicos podem variar em eficácia. Eles emitem sons que afastam os pássaros, mas a melhor abordagem geralmente combina várias técnicas. Consultar um especialista pode oferecer a solução mais eficaz para seu prédio. Espero que isso ajude!

Deixe o seu comentário