Remédio de verme para cachorro filhote: quando dar?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Os filhotes de cachorro exigem diversos cuidados e tanto para tutores experientes quanto aqueles “primeira viagem” várias dúvidas podem surgir. Vacinas, antipulgas e, claro, remédio de verme para cachorro filhote.

Os filhotes são bichinhos mais sensíveis e precisam de cuidados redobrados. Essas criaturinhas podem sofrer com vermes logo nos primeiros dias de vida, pois os parasitas também são transmitidos durante a período de amamentação.

O remédio de verme para cachorro filhote é indispensável para manter a saúde do pet, uma vez que o descuido pode gerar problemas como giardíase, ancilostomose, toxocaríase e dipilidiose.

Por que dar remédio de verme para cachorro filhote?

O remédio de verme para cachorro filhote costuma ser oferecido nas primeiras semanas de vida do animalzinho, porém a indicação pode mudar conforme o quadro de saúde do pet.

O cachorro filhote, apesar de passar boa parte do tempo em casa, não está isento de ser vítima dos parasitas. Pelo contrário, o bichinho está mais exposto graças ao sistema imunológico em desenvolvimento.

Mas você sabia que o remédio de verme para cachorro filhote tem que ser específico? Isso porque o organismo do pequeno é mais frágil e oferecer o medicamento de cão adulto pode causar intoxicação no pet.

Abaixo, confira os sintomas mais comuns de verme em filhotes:

  • Diarreia;
  • Sangue nas fezes;
  • Cansaço;
  • Vômito;
  • Falta de apetite;
  • Perda de peso;
  • Tosse;
  • Pelagem opaca;
  • Barriga inchada;
  • Entre outros.

Caso reconheça qualquer um desses sintomas, é recomendável procurar seu veterinário de confiança que acompanha seu filhote. Não ofereça vermífugo sem a orientação de um médico.

Qual vermífugo posso dar para filhotes?

O vermífugo para filhotes é encontrado nas versões comprimido, suspensão e de uso tópico. Veja abaixo as características de cada um:

Comprimido: esse remédio de verme para cachorro filhote é um dos mais conhecidos e pode ser oferecido puro, dissolvido em líquido ou misturado com a ração.

Suspensão: essa opção é muito recomendada para filhotes e cães pequenos e costuma ser administrada com uma seringa dosadora e via oral. O principal benefício é que age rapidamente no organismo, mas o gosto pode não agradar o bichinho.

Uso tópico: o vermífugo de uso tópico é aplicado na pele do animalzinho e evita o estresse do pet. Esse remédio de verme para cachorro é prático e de fácil administração.

O melhor remédio de verme para cachorro filhote varia de acordo com a condição de cada bichinho. Por isso, é essencial consultar um veterinário para receber as orientações corretas.

A dosagem do remédio também depende muito do peso do pequenino e tem que ser proporcional ao tamanho do cãozinho.

Jamais faça a medicação do pet sem orientação, tá? Esse processo pode ser extremamente prejudicial à saúde do seu amiguinho. Antes de tomar qualquer decisão, procure um especialista primeiro!

Por Cobasi

Redator

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário