Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Peixe Neon: saiba como cuidar desse animal

| Atualizada em

Colaboração de Claudio Soares | Biólogo especialista em Neurociência   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Você já ouviu falar do peixe neon? Ele é um dos mais bonitos que você pode ter no seu aquário de casa. Isso tudo por causa de um detalhe interessantíssimo: eles brilham no escuro e trazem um visual diferente para o cômodo.

Sim, isso mesmo! A cor desse peixe de água doce é bastante viva e fluorescente, daí o nome neon.

Além disso, ele é ideal para quem possui aquários pequenos, já que os neons não alcançam mais do que cinco centímetros de comprimento.

Se ficou interessado em saber mais sobre esse peixe, continue lendo este artigo, que trará muito sobre as suas características e os cuidados com que deve tomar para a sobrevivência deles.

Além de dicas de um especialista sobre como tratá-lo. Bom proveito!

Características do Peixe Neon

O peixe neon é uma excelente escolha para quem possui aquários pequenos.

Além de não alcançarem mais do que cinco centímetros de comprimento, são peixes muito pacíficos e, portanto, fáceis de lidar para quem começou a criar peixes há pouco tempo.

Os neons são provenientes da bacia do rio Amazonas. Onde, segundo o biólogo Cláudio Soares, as águas possuem um nível de minerais muito baixo, assim como o pH, que é mais ácido (entre 6,6 e 6,8), livres de nitrito e amônia, substâncias nocivas à saúde desses peixes.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é o modo como o peixe neon vive. “Os Tetras Neon são peixes que vivem em cardume, esse tipo de comportamento funciona não apenas como uma companhia, mas como uma proteção”, complementa Cláudio.

Além disso, são peixes extremamente sensíveis à temperatura da água ou à qualidade do seu pH.

Dessa forma, podem morrer facilmente se você não prestar muita atenção em alguns detalhes, que serão mais comentados na seção a seguir. Confira!

Como cuidar do seu peixe Neon?

Para cuidar bem do seu peixe Neon, primeiro é preciso que se atente a fatores como a característica da água do seu aquário, o comportamento do peixe neon e a alimentação que você está fornecendo diariamente aos seus peixes

Todas elas são suficientemente boas para que você eleve a qualidade de vida do seu peixe neon, que geralmente não é muito alta, em torno de 5 anos em média.

Bom, sem mais delongas, veja como você pode cuidar melhor do seu Tetra Neon.

Verifique a água do seu aquário constantemente

Segundo o biólogo Cláudio Soares, por gostarem de águas cujo pH é baixo e por serem de regiões tropicais, os peixes neons se adequam mais facilmente a um aquário cuja água atenda a essas especificidades. 

Para tanto, “basta monitorar através de testes (pH, Amônia, Nitrito, entre outros) e ajustar cada parâmetro da água.” Você pode verificar nas nossas lojas vários tipos de acessórios para tratar a água do seu aquário, como aquecedores e termômetros.

Veja também alguns acidificantes para que o seu peixe neon viva confortavelmente.

Controle o nível de oxigênio

Inclusive, esteja atento ao nível de oxigênio do seu aquário. Como os Neons são peixes extremamente sensíveis, eles podem acabar morrendo facilmente com quedas ou elevações muito bruscas desse nível.

Assim, verifique se precisa trocar algum filtro ou bomba de água do seu aquário, pois talvez eles não estejam seguros para uso. 

Cuide da sua alimentação

A alimentação para peixes é algo que você precisa se atentar sempre se quiser manter a boa saúde deles, pois será através dela que os nutrientes e substâncias vitais aos seus bichinhos serão absorvidos.

Para o peixe neon isso vale ainda mais. Além de ser onívoro e por conviver em cardume, “um indivíduo pode se alimentar mais que o outro.

Para isso, recomenda-se alimentar 3 a 4 vezes ao dia, com rações básicas, específicas para peixes Tetras”, recomenda o biólogo.

Veja nas nossas lojas físicas e online a variedade de rações que podem ser extremamente benéficas para o seu peixe neon. 

Os neons podem conviver com qualquer peixe?

Por serem peixes pacificadores, os peixes neons podem conviver perfeitamente com Acaras, Acaras Discos, Cascudos, Limpa-vidros, que podem ser uma boa combinação para o seu aquário. 

Além disso, o biólogo afirma que não é preciso de uma alta quantidade de peixes neons nos aquários e que “é sempre interessante ter cardumes de no mínimo 6 indivíduos”. Para que seu peixe conviva de modo confortável, veja nossos aquários com tamanhos variados, caso você queira uma quantidade variada de peixes.

Bom, tiveram alguma dúvida? Deixe nos comentários para que possamos responder você. Não se esqueça de compartilhar este artigo com aquele amigo seu que está em apuros com seus primeiros peixinhos. Até mais!

Claudio Soares | Biólogo especialista em Neurociência

| Atualizada em

Colaboração de Claudio Soares | Biólogo especialista em Neurociência

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Reginaldo Soares de Sousa disse:

    Quero saber mais sobre esse peixe

Deixe o seu comentário