Saiba se o seu gato pode comer pode comer ovo

| Atualizada em

Por Rodrigo Svrcek   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato tentando comer ovo
O gato pode comer ovo, desde que haja uma série de cuidados no preparo

O ovo é um alimento conhecido por ser uma ótima fonte de proteína animal, vitaminas, minerais e gordura saudável. Ou seja, é um alimento que contém tudo o que os felinos precisam para se desenvolver com saúde.

Inclusive, o seu gato pode comer ovo, desde que seja oferecido corretamente. Aprenda como servir corretamente ovo para o seu pet.

Quando gato pode comer ovo?

O gato só deve comer ovo como um petisco para o enriquecimento da dieta. Apesar do alimento altamente nutritivo, ele é rico em calorias que, se consumidas em excesso, podem levar o felino a desenvolver obesidade.

Por conta disso, a recomendação é dar um ovo para o gato, no máximo, duas vezes por semana, podendo ser intercalado com frutas ou legumes.

Como dar o ovo para o gato?

A melhor maneira de dar ovo para o gato é servir o alimento bem cozido. Assim você evita que o pet sofra com infecção bacteriana causada pela Salmonella.

Ao preparar o alimento, a recomendação é não adicionar óleo, sal ou qualquer tipo de condimento, pois eles são tóxicos para o pet. A ingestão pode causar problemas gastrointestinais como vômitos e diarreia. 

Gato pode comer ovo cru?

Não, gatos não podem comer ovo cru em hipótese nenhuma. Além do risco de contaminação por Salmonella, o alimento cru pode causar déficit nutricional.

A clara do ovo possui uma proteína chamada avidina que impede que o organismo do animal absorva a vitamina B7, presente na gema do ovo.

Os benefícios nutricionais de dar ovo para gatos

cachorro comendo ovo cozido
Ovo cozido é ótimo para fortalecer o sistema imunológico do felino

Caso o gato coma ovo apenas eventualmente como enriquecimento alimentar, o alimento pode oferecer uma série de benefícios nutricionais. Conheça os principais:

Alta concentração de vitaminas e minerais

Um dos pontos positivos do gato comer ovo cozido, é a alta concentração de vitaminas e minerais essenciais para o seu pleno desenvolvimento.

O ovo contém antioxidantes naturais, ferro, selênio e zinco, além das vitaminas A, E, D, B2, B5 e B12. Juntos, esses nutrientes garantem os seguintes benefícios:

  • auxilia na síntese do colágeno;
  • estimulam a produção de glóbulos vermelhos;
  • fortalecem o sistema imunológico;
  • melhoram a visão;
  • mantém os ossos e articulações saudáveis;
  • contribuem para a pele e a pelagem do felino;
  • ajudam o bom funcionamento do sistema nervoso.

Cuidados ao oferecer ovo para o gato

Assim como qualquer alimento natural, o ovo pode oferecer riscos para a saúde do felino se não forem observados os seguintes cuidados. 

Consulte um médico-veterinário

Se você pensa em dar ovo para o seu gato pela primeira vez, consulte um médico-veterinário antes.

Apesar de raro, pode ser que o gato tenha alergia a algum nutriente do alimento e sofra reações como coceira, vômito, diarreia ou queda do pelo.

Corte o alimento em pedaços pequenos

Outro cuidado ao servir ovo para gatos é cortar o alimento em pedaços pequenos para facilitar a mastigação do animal. 

Além disso, pedaços grandes podem causar o engasgo do pet. Todo o cuidado é pouco para garantir a saúde e o bem-estar do felino.

Agora você já sabe que gato pode comer ovo e o jeito seguro de servir o alimento. Para conhecer mais sobre a alimentação felina, continue no Blog da Cobasi. 

Banner superior | webdoor | Canal do WhatsApp

Por Rodrigo Svrcek

Redator

Jornalista desde 2012, sou apaixonado por pets e plantas — o que me trouxe até o blog da Cobasi. Vivo cercado de verde na minha casa, que também já foi lar da Joana, uma gatinha frajola. Aqui, compartilho principalmente dicas de jardinagem, mas também de cuidados com os seus bichinhos.

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário