Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Labirintite em cachorro: sintomas e como tratar a doença

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
labirintite-em-cachorro

Nem todos sabem, mas existe labirintite em cachorro. Assim como nos humanos, a doença consiste na inflamação do labirinto, localizado na parte interna do ouvido. Se o seu cãozinho apresentou tontura, desequilíbrio e um andar sem coordenação motora, pode ser que a doença esteja ativa.

Então continue a leitura e saiba tudo sobre a labirintite canina!

O que é labirintite em cachorro?

A labirintite em cachorro tem um nome curioso, mas seu significado é bastante simples. Na verdade, labirintite nada mais é do que a inflamação no labirinto, um tecido ósseo localizado na orelha interna que desempenha uma função importantíssima. Essa parte do ouvido está ligada à audição, mas principalmente ao equilíbrio do corpo do animal.

No entanto, quando se fala em cães e gatos, o nome correto é chamar a doença de síndrome vestibular. Nós já explicaremos o porquê!

O labirinto faz parte do complexo sistema vestibular, que, além de manter o equilíbrio do pet, ainda é responsável pela postura e orientação. Agora você já sabe qual é o nome usado na medicina veterinária para labirintite em cachorro, mas por acaso você conhece a causa da doença?

O que causa labirintite em cães?

labirintite-em-cachorro-2

As causas mais comuns da labirintite em cachorro, ou síndrome vestibular, são otites ou outros distúrbios auditivos. Quando uma inflamação ou infecção não é tratada, ela pode afetar o órgão de forma mais ampla, desenvolvendo uma síndrome vestibular.

Além da otite canina, traumas na cabeça e tumores cerebrais também podem desencadear a labirintite em cachorros. Outra causa é a medicação em excesso, especialmente os antibióticos.

Pode parecer besteira, mas até a limpeza de ouvido exagerada ou feita de forma incorreta coloca em risco a saúde do pet. Os machucados ou pequenas lesões podem deixar o cachorro com labirintite. Envenenamento e intoxicação também são causas relatadas para a doença. Até hipotireoidismo pode desencadear a tal síndrome.

Por fim, ainda existe a labirintite sem causa conhecida. Isso mesmo! E ela tem até nome: síndrome vestibular idiopática.

As causas são variadas, mas os sintomas são bem específicos.

Sintomas da síndrome vestibular canina

Quando o cachorro tem labirintite, ou melhor, síndrome vestibular, ele apresenta diversos sintomas notórios: cabeça inclinada, andar em círculos e se escorar nos lugares, falta de coordenação e rotação dos olhos são apenas alguns deles.

Confira a lista dos principais sintomas notados em crises de labirintite em cachorro:

  • tontura;
  • falta de equilíbrio;
  • cabeça inclinada;
  • andar em círculos;
  • falta de coordenação;
  • ataxia;
  • quedas ou dificuldade em levantar;
  • nistagmo.

O nistagmo é o movimento de rotação dos olhos em que eles se movimentam rapidamente e é bastante comum durante a síndrome vestibular. Apesar de ser um pouco menos comum, ainda é possível ocorrer o vômito. Por causa da tontura, o animal pode ficar enjoado e vomitar.

Além disso, é possível acontecer surdez momentânea, dor de ouvido e a presença de secreções. Estas últimas são mais comuns quando a labirintite é decorrente de otite.

Diagnóstico

labirintite-em-cachorro-3

O diagnóstico da síndrome vestibular em cachorro deve ser feito por um médico-veterinário. A investigação pode incluir avaliação clínica simples ou até complexos exames neurológicos.

Qual remédio para cachorro com labirintite?

O tratamento da labirintite em cachorro depende da causa da doença. Em casos de intoxicação, por exemplo, o tratamento para labirintite canina inclui o uso de antitóxicos. Já se ela é motivada por otite, é possível que envolva antibióticos, mas antes é importante a realização de exames para definir qual a cultura bacteriana presente.

Além de atacar a causa da doença, o tratamento também pode incluir antieméticos e anti-inflamatórios. Apenas um veterinário pode diagnosticar e indicar a medicação adequada.

Remédio caseiro para labirintite em cachorro

Se você viu algum remédio caseiro para labirintite canina, fuja! A medicação por conta própria é muito perigosa e, inclusive, é uma das causas da síndrome vestibular. Colocar produtos no ouvido do cachorro pode agravar ainda mais a situação. Se seu pet não estiver bem, procure ajuda profissional.

Prevenção

Assim como o tratamento da labirintite está ligado à causa, a prevenção também. Sendo a otite a mais comum, é recomendável ficar atento à higiene dos ouvidos, mas sem exagerar. Deixe para o pet shop de sua confiança ou seu médico-veterinário.

Tenha cuidado também ao dar banho em casa. Coloque algodão no ouvido para que não entre água e, após a higiene, retire todo o resíduo.

Ainda tem dúvidas? Deixe a sua pergunta nos comentários!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Fábio disse:

    Boa tarde.. meu cachorro é um Pit Bull de 6 anos.. porém está com problemas de equilíbrio toda vez que balança a cabeça, ele tonteia e cai, mas alguns segundos após já se levanta….levei ao veterinário e fiz o tratamento todo que ele receitou…. houve melhoras, pouca coisa, más houve…. porém esse tratamento para Otite que ele receitou acabou…. agora não sei se devo continuar com esse mesmo tratamento ou mudar…e será que tem cura ou o tratamento é para o resto da vida???… Prednisona, Um comprimido e Meio, por 10 dias …e Labirin,duas vezes ao dia,por 21 dias … esse foi o tratamento receitado e feito

  2. Fábio disse:

    Continuando o comentário a respeito do Zeus, meu Pit Bull….a uns Três anos atrás, Eu brincando com ele, meu cachorro caiu de cabeça, de Nuca no meu piso de lajotas, quando Ele pulou alto para pegar um pedaço de pau, e quando infelizmente a um ano atrás,dei um banho para pulgas e carrapatos no meu cachorro, só que dei com um remédio que éra para ser dissolvido em 20 Litros de água, porém Não sabia e dei o banho no Zeus com todo o frasco de uma vez só…. logo após notei que ele,o Zeus, começou a babar e a ficar inquieto, começou a comer Capim, morder plástico, a se rolar e cavar no chão,ficou muito descontrolado, tentei de todas as formas entrar em contato com um veterinário, más como éra pós meia noite, ninguém me atendeu…pensei que perderia meu cão naquela noite… Deu muito leite e carne frita para ele, e deixei muita água….e graças a Deus no outro día ele se encontrava bem e sem sinal de problemas… daí não mais liguei e nem levei ao veterinário…. são essas duas coisas que provavelmente fizeram com que ele tenha o problema de equilíbrio hoje, pois toda vez que sacode a cabeça ele caí…e o tratamento feito e receitado pelo médico foi esse:::.. Prednisona e Labirin….otoden plus também… houve melhoras, pouca coisa, mais houve… porém o tratamento terminou, e gostaria de saber se devo continuar ou mudar alguma coisa

Deixe o seu comentário