Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Infecção de ouvido em cachorro: como ajudar o pet

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

A capacidade auditiva dos cachorros os permite ouvir qualquer barulho a distâncias cerca de quatro vezes maiores que os humanos. Além de indicar potência e acurácia, essa característica também aponta para a sensibilidade de nossos pets nessa região. Essas questões nos demandam uma atenção especial para situações de infecção de ouvido em cachorro.

Também conhecido como otite canina, esse problema se caracteriza pela inflamação do conduto auditivo e é capaz de causar uma série de danos para a qualidade de vida desses animais.

Além de gerar dor e incômodo constante, a inflamação no ouvido do cachorro pode ser um gatilho para questões mais sérias, incluindo a perda parcial ou total de sua capacidade auditiva.

Este artigo tem como principal objetivo auxiliar a prevenir, identificar e tratar seu amiguinho caso ele apresente o problema.

Sintomas infecção de ouvido em cachorro

Conforme dito no início desse texto, o ouvido é um dos órgãos de maior sensibilidade e funcionabilidade dos cachorros. Por conta disso, eles costumam ser bastante demonstrativos quando sofrem algum incômodo na região.

Os principais sinais de que os pets estão com algum grau de inflamação no ouvido vêm de atitudes como: coçar constante da orelha, seja com as patinhas ou esfregando-as no chão; resmungar ou chorar ao coçar essa região; passar a balançar a cabeça com frequência.

A esses sintomas se somam outros sinais de identificação mais sutil, como a ocorrência de secreção no conduto auditivo e a presença de um cheiro forte nas proximidades das orelhas.

Ao tutor, cabe estar atento à presença desses sinais, bem como estar disposto a leva-lo a um médico veterinário ao nota-los.

Conheça as principais causas e formas de prevenção da otite canina

A inflamação no ouvido do cachorro pode ocorrer por causas diversas. Entre os agentes causadores estão as bactérias, os ácaros, os fungos, as alergias em geral e a presença de pólipos no canal auditivo.

Em geral, raças com orelhas maiores e mais caídas, dessas que cobrem e abafam a cavidade da orelha, tendem a estar mais propensos a desenvolver o problema. Isso ocorre porque orelhas acabam preservando uma maior umidade no local.

Para prevenir o pet e diminuir as chances da otite ocorrer, o tutor deve se certificar que o conduto auditivo do pet não seja agredido pela água durante o banho caseiro. Além disso, é fundamental secar bem as orelhinhas após a higienização.

Em caso de banho externo, o tutor deverá ter a certeza que o local é de confiança e que irá tomar as mesmas precauções com o ouvido do animal.

Outra dica importante: nunca remover os pelos da orelha do cachorro! Eles funcionam como uma barreira protetora da cavidade do ouvido.

Tratamento varia de acordo com a causa do problema

algodão para limpar o ouvido do cachorro

Como ocorre em todo problema de saúde, o tratamento da inflamação no ouvido do cachorro deverá seguir o protocolo indicado pelo médico especialista.

Este tratamento irá variar de acordo com a causa e a gravidade da otite e poderá incluir a aplicação de fungicidas, acaricidas e antibióticos pingados diretamente no ouvido do pet.

Outras possibilidades são a utilização de remédios como antibióticos e antialérgicos de uso oral.

Quer saber mais sobre o cuidado com a saúde do cachorro? Veja no blog da Cobasi:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário