Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Conheça as ações sociais da Cobasi

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Arrecadação na Cobasi Augusta/São Paulo - SP Ações Sociais Cobasi
Arrecadação na Cobasi Augusta/São Paulo – SP

Você sabia que a Cobasi trabalha com diversas ações sociais ligadas aos cuidados e adoção de animais de rua? Elas tiveram início em 1998 e continuam firmes e fortes até hoje. Continue a leitura e saiba como esta história começou e um pouco do que já fizemos para ajudar protetores, ONGs e animais.

Início das ações sociais

Na década de 1990, era ainda mais comum ver animais vagando pelas ruas sem dono. Os Centros de Zoonoses das cidades faziam um trabalho frequente de recolher esses animais para procurar seus tutores. No entanto, a eutanásia era uma prática comum mesmo para animais saudáveis.

Para ajudar a mudar essa triste realidade, a Cobasi iniciou uma parceria com o Centro de Zoonoses, disponibilizando o espaço das lojas para os animais serem doados. A boa notícia é que deu certo e foi aí que a nossa história em ações sociais teve início.

Em 1998, um dos nossos cofundadores viajou até os Estados Unidos. Durante esse tempo lá, teve a oportunidade de conhecer como eram feitos os programas de adoção do país. Com isso, voltou cheio de ideias e pronto para implementar cada uma delas no Brasil.Foi assim que inauguramos o Centro de Adoção localizado na Cobasi Villa Lobos, que continua ativo até hoje e é um dos mais importantes do ramo.

Ações sociais e mudanças culturais

Ações Sociais Cobasi: Ração e outras doações da Cobasi para ONGs
Ração e outras doações da Cobasi para ONGs

A relação entre os animais e seus donos não era tão próxima quanto agora na década de 1990. O pet nem sempre era visto como parte da família e era comum encontrar diversos animais abandonados nas ruas. Foi em 2000 que isso começou a mudar. Os pets começaram a ser enxergados de outra forma: como parte importante na vida das crianças e essencial no bem-estar das famílias. 

Em 2001, a cidade de São Paulo criou o Programa de Saúde Animal, uma série de ações que promoviam o acolhimento e tratamento de animais abandonado. Além, o programa visou a diminuição das zoonoses. 

Alguns anos depois, em 16 de abril de 2008, o governo estadual de São Paulo publicou a Lei nº 12.916. Assim, a legislação passou a proibir a eutanásia de cães e gatos em canis públicos e estabelecimentos oficiais do estado – a não ser em casos de doenças graves ou enfermidades infectocontagiosas incuráveis que coloquem em risco pessoas e outros animais.

Paralelamente a essa lei, a sociedade civil também estava fazendo a sua parte. ONGs e projetos sociais de adoção e castração de animais foram criados por toda a cidade de São Paulo e em diversos municípios do país. No entanto, ainda faltava apoio para a realização de ações sociais, o que dificultava mais o trabalho das ONGs. Existia grande dificuldade de manter os animais bem alimentados, vacinados e livre de doenças.

Ações sociais da Cobasi ganham força

Ações sociais da Cobasi

A Cobasi foi parte importante no fomento do trabalho desses protetores de animais. Além da parceria para a realização de eventos de adoção nas lojas, também fizemos diversas doações de alimentos, produtos de limpeza e muito mais.

De lá para cá, realizamos a doação de mais de 36.000 animais para famílias responsáveis, fornecemos mais de 400 milhões de refeições para cães e gatos, e doamos milhares de medicamentos e itens para cuidados dos pets para as nossas ONGs parceiras.

A boa notícia é que os números só crescem. Atualmente ocorrem aproximadamente 20 eventos de adoção por fim de semana, realizados por 54 ONGs parceiras, em 55 lojas da Cobasi em 29 cidades de 8 estados do Brasil. A cada mês novas ONGs e lojas iniciam eventos de adoção, aumentando ainda mais nossa corrente do bem.

Além das ações sociais com foco em adoção, ocorrem também mutirão de castração, doação de produtos de limpeza, medicamentos e rações visando o bem-estar animal. Um dos nossos focos é a doação de rações. Desde 2016 usando o aniversário da Cobasi para arrecadar alimentos para as ONGs.

Arrecadação de doações

Pedágio AUmigo, umas das ações sociais da Cobasi
Arrecadação na Cobasi São José do Campo – SP

Você sabia que todas as lojas da Cobasi são pontos de arrecadação de doação? Isso significa que você pode ir até qualquer unidade e doar itens para os animais das ONGs. Durante o inverno, é realizada uma Campanha do Agasalho Pet para permitir que esses animais recebam roupinhas, caminhas e cobertores. 

Além de ajudar ONGs e projetos sociais, nós estimulamos a participação dos fornecedores do mercado pet e dos nossos clientes. Por isso, as ações sociais envolvendo todos pelo bem são comuns por aqui.

Durante a pandemia do Novo Coronavírus, criamos o Pedágio AUmigo para arrecadar doações e encaminhar para ONGs. Ações como essa permitiram que protetores e ONGs continuasse atuando no resgate e tratamento de animais.

A Cobasi tem uma relação de transparência com as ONGs e seus clientes. Todas as campanhas e seus resultados são divulgados nas redes sociais e aqui no nosso blog. Todos que fazem parte deste projeto social da Cobasi tem muito orgulho de promover o bem-estar desses animais enquanto estão nos abrigos e, principalmente, de permitir uma segunda chance para esses pets conseguirem uma família.

Gostou do conteúdo? Saiba mais sobre as ações sociais da Cobasi

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

25 Comentários

  1. Vera disse:

    Boa tarde
    Fiz o pedido em assinatura, de ração para meu cachorros. Recebi de cachorro e de gato, não consegui contato. Em seguida recebi comunicado de envio de remédios pra pulga, que não pedi. Por isso, cancelei a assinatura.
    Agora, acabo de receber um saco de 15 kgs de ração. Ou seja, provavelmente não cancelaram a minha assinatura.
    Como resolvemos esse imbróglio?

  2. Lucia Helena Gomes Galvez disse:

    Sou voluntária e representante de uma ong com CNPJ em Mairiporã Mimos da Rua e gostaria de saber como fazemos para ter um espaço para doação de animais recolhidos pela ong. Todos animais são castrados, vermifugados e com a 1ª dose da V8 importada. Também gostaria de saber sobre o programa de ongs que recebem doações de empresas parceiras de vocês. Vi que vocês recebem animais nas lojas do Morumbi e Vila Lobos poderíamos ter uma chance de ajuda?

  3. Josiane disse:

    Como posso cadastrar uma ong para participar das ações da Cobasi?

  4. Rosângela disse:

    Olá!
    Sou cliente na Cobasi de Bauru/SP já há um bom tempo, e nunca ouvi dizer ter Ação Social em prol dos cães e gatos abandonados, ajuda às Ongs que são muitas nesta cidade, ou algo parecido. Na nossa cidade é de dar dó de ver tantos animais abandonados e as Ongs sofrem para conseguir ajuda e com isso muitos pets acabam no sofrimento do abandono. Seria muito bonito por parte da loja Cobasi daqui em Bauru ter um projeto como esse citado.

    • Cobasi disse:

      Oi, Rosângela! Como vai? Nós prestamos auxílio à duas ONGs de Bauru. Talvez você conheça alguma delas: SOS gatinhos Bauru e a Formiguinhas valentes.

  5. Raine disse:

    Estava acompanhando o trabalho social com animais de rua e ONGs…Uma pena que não vcs ainda não estão no Brasil todo..

  6. Carmen disse:

    Sou cliente da Cobasi aqui em Porto Alegre, alimento alguns gatos do telhado já castrados e procuro lar para uma gata feral que foi abandonada mas não consigo pega-la e nem um lar pra ela pois não posso trazer pra minha casa pois meu gato tem convulsão. Adoro esses projetos e gostaria de participar nessa ajuda. Junto tampinhas , porém ninguém troca por ração. Fica a dica! e a disposição. Abraços Parabéns Carmen.

  7. Vera Lucia Santa Maria disse:

    Resgatei um cachorro na Rua, é novo de médio porte, não posso ficar com ele, moro em apto, e já tenho um cachorro. Onde eu posso levar para Adoção

  8. Fabiane disse:

    Se precisar fotos e documentos da ong posso enviar no email após resposta. Agradeço

  9. Ana Cristina Marinho disse:

    Tenho um projeto social que alimenta vários animais que moram na rua . Gostaria de saber como faço para enviar um pedido de ajuda de ração ( doação )

  10. Fernanda disse:

    Boa tarde! Achei uma cachorrinha na rua abandonada. Saberia me informar um abrigo , pois não posso ficar com ela.

  11. Soraya sartori disse:

    Tenho uma ong de animais e uma.parceria com um protetor que tem por volta de.150 pets entre gatos e cachorros.
    Como.podemos cadastrar a ong para que vcs possam nos ajudar nessa luta árdua que enfrentamos todos os dias
    Muitos pedem pra resgatarmos mais depois sequer colaboram com 1 kg de ração para os pets ,nem medicação,carrapaticida enfim…
    Lutamos por eles 🐾🐾🐾

  12. Osmar Bandeira disse:

    Boa tarde.
    Moro no cep 04305-000, Rua dos Democratas, que é margeada pela Praça Prof. Mário Autuori. Esta Praça esta sendo revitalizada, reforma do espaço pet, implantação de aparelhos de exercícios, brinquedos para crianças (Inclusivos), quadra, pista de caminhada, bancos e mesas para jogos de tabuleiro. Temos um problema recorrente com donos de pets, que não recolhem as fezes.
    Serão colocadas placas educativas.
    Gostaria de, se há a possibilidade de parceria com a COBASI, para confecção das placas e distribuição no dia da inauguração de saquinhos para recolhimentos das fezes dos pets, para incentivar o cuidado e higiene da praça.
    Sendo possível ou não, desde já agradeço a atenção.
    Atenciosamente.

  13. Cassia Oliveira disse:

    Boa noite….
    Resgatei 5 BBS de cachorro aq no mato próximo do meu condomínio 😞😞….tds debilitados mto desidratados, estão comigo há 1 semana já,de imediato demos banho e um pouco de ração de felinos de casa……
    No dia seguinte a equipe do Pery cartola me trouxe ração pra cães 🙏…….
    Já demos a 1 dose de vermífugo, outra banho com sabonete mata e cura, preciso urgente de um lar temporário para mandalos para adoção não tenho espaço,o condomínio já me notificou sobre o barulho deles afinal são 5 😞, minha filha é peq não podemos pegar amor nos BBS…

    Socorro 😔😔😔

    • Cobasi disse:

      Olá, Cassia! Parabéns pela ação de resgate! Se precisar de ajuda para encontrar lares temporários ou adotantes, sugerimos entrar em contato com ONGs locais ou grupos de proteção animal. E, claro, continue denunciando situações de abandono.

Deixe o seu comentário